“Peixe do Juízo Final” aparece em praia dos EUA

por Lucas Rabello
5,K visualizações

Em um evento recente que capturou tanto o interesse científico quanto a imaginação pública, um peixe-remo foi descoberto por mergulhadores na costa sul da Califórnia. Esta rara criatura das profundezas do mar, às vezes referida como o ‘Peixe do do Juízo Final’, foi encontrada morta nas margens da praia de La Jolla Cove sábado passado (10). A descoberta gerou discussões sobre a vida marinha, ecossistemas oceânicos e até mesmo o folclore em torno de desastres naturais.

Os peixes-remo são criaturas fascinantes que habitam tipicamente as profundezas do oceano. Eles possuem corpos longos e prateados que podem atingir até 11 metros de comprimento, tornando-os os peixes ósseos mais longos do mundo. Apesar de seu tamanho impressionante, os avistamentos de peixes-remo são extremamente raros. De fato, de acordo com o Instituto Scripps, apenas 20 peixes-remo foram observados na região desde 1901.

A aparição de um peixe-remo perto da superfície ou na praia é incomum e geralmente indica que o animal está doente, desorientado ou morrendo. Este incidente em particular chamou a atenção não apenas por sua raridade, mas também devido ao timing. Curiosamente, dois dias após o peixe-remo ser encontrado, um terremoto de magnitude 4,4 foi sentido em Los Angeles, cerca de 193 quilômetros ao norte de La Jolla.

Esta coincidência reacendeu discussões sobre uma antiga lenda que associa avistamentos de peixes-remo a desastres naturais iminentes, particularmente terremotos. A teoria por trás dessa crença sugere que os peixes-remo, que vivem tipicamente no fundo do oceano, podem sentir atividade sísmica e nadar para a superfície em resposta a distúrbios subaquáticos. Alguns defensores dessa ideia apontam para relatos de múltiplos peixes-remo que encalharam nas costas do Japão antes do catastrófico terremoto e tsunami de 2011.

No entanto, não há evidências científicas que apoiem a noção de que os peixes-remo podem prever terremotos ou outros desastres naturais. Os cientistas enfatizam que correlação não implica causalidade, e as aparições de peixes-remo perto das praias são mais provavelmente relacionadas a correntes oceânicas, mudanças na temperatura da água ou à saúde do peixe individual.

A descoberta deste peixe-remo apresenta uma excelente oportunidade para biólogos marinhos e oceanógrafos aprenderem mais sobre essas criaturas esquivas.

Lucas Rabello
Lucas Rabello

Fundador do portal Mistérios do Mundo (2011). Escritor de ciência, mas cobrindo uma ampla variedade de assuntos. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.