Autoridades olímpicas respondem depois que atleta dos EUA revela condições chocantes da medalha poucos dias depois de vencê-la

por Lucas Rabello
5,5K visualizações

O skatista americano Nyjah Huston levantou preocupações sobre a qualidade das medalhas olímpicas após notar um desgaste significativo em sua medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O atleta, que ficou em terceiro lugar na final masculina de street em 29 de julho, utilizou as redes sociais para compartilhar suas observações.

Huston postou em seu Instagram Story, afirmando: “Então, essas medalhas olímpicas parecem ótimas quando são novas. Mas depois de deixá-la em contato com minha pele com um pouco de suor por um tempo e deixar meus amigos usarem no fim de semana, elas aparentemente não são tão de alta qualidade quanto você pensaria. Está parecendo ruim.”

O atleta compartilhou uma imagem de sua medalha, descrevendo sua aparência como se “parecesse que foi para a guerra e voltou.” Ele também incluiu uma captura de tela de um comentário de um seguidor que observou: “Parece que você ganhou essa coisa em 1982, amigo.”

Huston pediu melhorias, dizendo: “Não sei, medalhas olímpicas, precisamos melhorar um pouco a qualidade.”

Em resposta às preocupações do atleta, os oficiais olímpicos emitiram declarações abordando a situação. Um porta-voz de Paris 2024 disse ao Mail Sport:

“Paris 2024 está ciente de um relatório de mídia social de um atleta cuja medalha está mostrando danos poucos dias após ter sido concedida. Paris 2024 está trabalhando em estreita colaboração com a Monnaie de Paris, a instituição responsável pela produção e controle de qualidade das medalhas, e juntamente com o Comitê Olímpico Nacional do atleta em questão, para avaliar a medalha e entender as circunstâncias e a causa dos danos.”

Huston compartilhou a condição de sua medalha em suas redes sociais (Instagram/Nyjah Huston).

Huston compartilhou a condição de sua medalha em suas redes sociais (Instagram/Nyjah Huston).

O Comitê Olímpico Internacional (COI) também forneceu uma declaração ao LADbible Group, enfatizando a importância das medalhas para os atletas:

“As medalhas são os objetos mais cobiçados dos Jogos e os mais preciosos para os atletas. Medalhas danificadas serão sistematicamente substituídas pela Monnaie de Paris e gravadas de forma idêntica às originais.”

A medalha de bronze de Huston no skateboarding soma-se à sua impressionante coleção de conquistas. O atleta já ganhou 12 medalhas nos X Games e foi coroado Campeão Mundial seis vezes. Entre os X Games e os Campeonatos Mundiais, Huston acumulou nove medalhas de prata e quatro de bronze.

A final masculina de street em Paris viu o japonês Yuto Horigome conquistar a medalha de ouro, enquanto o também americano Jagger Eaton garantiu a medalha de prata, com Huston completando o pódio com o bronze.

À medida que a história continua a se desenvolver, a atenção está focada na Monnaie de Paris, a instituição responsável pela produção e controle de qualidade das medalhas olímpicas. O resultado de sua investigação sobre a causa dos danos relatados pode ter implicações para a produção e manutenção futuras das medalhas olímpicas.

Lucas Rabello
Lucas Rabello

Fundador do portal Mistérios do Mundo (2011). Escritor de ciência, mas cobrindo uma ampla variedade de assuntos. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.