9 itens domésticos que podem ser tóxicos se não utilizados da maneira correta

Produtos de limpeza armazenados em garrafas PET parecem sempre ser os mais perigosos para nós, sobretudo para as crianças, não é mesmo?

Bem, e de fato são. Mas, o mais importante, é que alguns itens que nem sequer suspeitávamos estão relacionados com problemas de saúde. São coisas que usamos no dia-a-dia como purificadores de ar e impressoras a laser, em que o uso incorreto pode deixar a nossa saúde em risco. Conheça 9 itens domésticos que podem ser tóxicos se não utilizados da maneira correta:

9 – Papel alumínio

@Pixabay

Papel alumínio de fato é muito útil para nós, mas pode ter efeitos nocivos à saúde, já que as partículas de alumínio podem ser transferidas para os alimentos. De acordo com um estudo, especialmente quando você prepara um alimento embrulhado em papel alumínio, você pode estar consumindo níveis mais altos de alume do que o recomendado.

Comer muito alume causa efeitos na saúde capazes de gerar doenças, além de agravar outras como a doença de Crohn, além de piorar outros sintomas e problemas já existentes.

8 – Produtos de limpar ralo e fogão 

@Pixabay

Os produtos de limpar ralo e fogão são projetados para remover camadas espessas de sujeira, de modo que podem ser muito perigosos para a nossa saúde. Eles possuem álcalis corrosivos, o que significa que podem causar queimaduras, problemas respiratórios e muito mais caso sejam inalados ou entrem em contato com a pele, podendo inclusive causar envenenamento.

Isso ocorre porque possuem trióxido de enxofre e ácido sulfúrico, ingredientes que podem ser muito perigosos para sua saúde.

7 – Potes de plástico

@Shutterstock

Potes de plástico são úteis para levar uma marmita para o trabalho ou até mesmo guardar alimentos na geladeira, porém eles também transferem químicos ao seu alimento caso sejam inseridos no micro-ondas: o BPA, presente em quase todo tipo de plástico, incluindo as garrafas.

Os efeitos do BPA são muito sérios: câncer, infertilidade, diabetes e obesidade são alguns deles. Mas, felizmente, existem algumas opções de plástico livres de BPA no mercado.

6 – Pilhas e baterias

@Pixabay

Todos nós temos pilhas e baterias, mas elas também apresentam um risco para a nossa saúde, caso sejam usadas incorretamente: isso ocorre porque muitas são feitas com ácido sulfúrico, algo muito perigoso caso vazem.

Um estudo diz que as baterias de íon-lítio (as que usamos em nossos telefones) podem ser particularmente prejudiciais se forem danificadas. Isso ocorre porque eles podem liberar um gás fluoreto tóxico, altamente perigoso para a nossa saúde, principalmente se a bateria ou a pilha pegar fogo.

5 – Panelas antiaderentes 

@Pixabay

Essas panelas sem dúvidas fazem a gente economizar muito tempo na cozinha, mas elas de fato podem causar problemas mais sérios à saúde.

Por serem revestidas com produtos químicos de polifluoroalquil (PFC), elas podem liberar gases e produtos químicos tóxicos ao longo do tempo.

Estudos e testes mostram que 98% da população dos EUA tem PFC no sangue, o que comprova que o produto vai para os alimentos e, posteriormente, para o nosso organismo.

4 – Impressora à laser

@Shutterstock

Impressoras à laser estão em todos os locais, principalmente no trabalho e grande parte das residências. Porém, um estudo diz que as impressoras a laser podem liberar partículas no ar, semelhante à quantidade de fumaça de cigarro. Como as partículas são muito pequenas, elas podem causar problemas de saúde quando entram em contato com o corpo.

Um estudo sugere que, por conta dos possíveis riscos à saúde das impressoras a laser, é necessário sair do ambiente quando fizer uma impressão e deixar o local com as janelas abertas.

3 – Purificadores de ar

© Kskhh / Wikipedia.com

Purificadores de ar são bem comuns em residências, pois eles mascaram odores de animais ou até mesmo refrescam o ambiente, melhorando a experiência dos moradores e visitantes da casa. Porém, esses sprays podem causar problemas de saúde, conforme vários estudos.

Um estudo diz que eles podem afetar o desenvolvimento da além de causarem enxaquecas e problemas respiratórios.

2 – Água sanitária

@Shutterstock

Água sanitária é um produto muito comum e muito fácil de encontrar em casas diversas: mas como todo químico, também oferece riscos, pois podem causar queimaduras, cegueira e problemas respiratórios. Um estudo também diz que esse tipo de alvejante pode estar associado a sintomas de asma, quando o utilizamos para a limpeza.

Misturar água sanitária com outros produtos de limpeza pode ser muito prejudicial, pois pode causar uma reação química com vapores e gases perigosos, como o gás cloro.

1 – Naftalina

@Shutterstock

Naftalinas são extremamente práticas para manter roupas protegidas de traças, mas elas causam muitos problemas de saúde. Por possuírem naftaleno, que evapora e dá cheiro às bolas de naftalina, o risco é inevitável: o naftaleno ataca seus glóbulos vermelhos.

Através da inalação de naftalina, muitos problemas de saúde podem surgir como catarata e complicações hepáticas. Se usado incorretamente, este item pode ser prejudicial não só à sua saúde, mas a todos de sua casa, incluindo animais de estimação.

E você, se lembra de algum outro item? Conte pra gente nos comentários!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.