9 fatos impressionantes sobre a Suécia que provam que ela não é nada como outros países

Suecos são descendentes de vikings, de modo que tal patrimônio histórico afetou os habitantes locais tornando-se uma parte importante de sua cultura. Na verdade, os suecos são caracterizados por um senso de identidade nacional e natureza militante: em seu sangue, o espírito de rivalidade com outros países escandinavos – Noruega e Dinamarca – permaneceu.

Mas isso não necessariamente significa que em geral eles sejam pessoas frias ou competitivas; de fato, é justamente o contrário.

Pensando trazer um pouco mais de conhecimento sobre esse local impressionante, vale a pena conferir a seguir 9 fatos incríveis sobre a Suécia que provam que ela não é nada como outros países:

9 – País “Eco”

Se você quiser saber como é levar um estilo de vida ecológico, precisa viajar para a Suécia o quanto antes. Este é o primeiro país que começou a usar biocombustível em vez de gasolina. O sistema sueco de produção e reciclagem de lixo zero sem dúvida foi um excelente exemplo para o resto do mundo.

8 – Um hotel que é reconstruído todos os anos

O primeiro hotel de gelo do mundo está localizado na Suécia e é reconstruído anualmente de dezembro a abril. As grossas paredes, os móveis, o bar e até os copos são feitos de gelo. Os quartos do “Ice Hotel” nunca são os mesmos, já que diferentes artistas e arquitetos de todo o mundo são convidados a trabalhar no design do hotel todos os anos.

7 – Viver de acordo com a Lei de Jante

A lei codifica a tendência do coletivo desvalorizar todo aquele que é diferente ou que tem mais êxito do que os outros. O modelo é típico de muitas cidades pequenas da Escandinávia e até do mundo, onde ninguém consegue permanecer anônimo. As 10 regras são:

  • Você não pensará que é especial.
  • Você não pensará que está no mesmo patamar que nós.
  • Você não pensará que é mais inteligente que nós.
  • Você não imaginará que é melhor que nós.
  • Você não pensará que sabe mais que nós.
  • Você não pensará que é mais importante que nós.
  • Você não pensará que é bom em alguma coisa.
  • Você não rirá de nós.
  • Você não pensará que nós nos importamos consigo.
  • Você não pensará que nos pode ensinar alguma coisa.

Apesar de parecer um manual sobre como fazer você se sentir inútil na sociedade, não é. Tudo que você precisa fazer é ir às compras, a um restaurante ou a um resort na Suécia. Você verá que os suecos não se gabam de sua riqueza material ou conhecimento e nunca tentam demonstrar sua superioridade sobre os outros. Esta é a mensagem principal das regras.

6 – Samboende, särbo, iblandbo

Na Suécia, existem vários tipos de relações familiares, uma vez que alguns casais não tem pressa (ou até mesmo vontade) de casarem. Eles podem viver juntos por mais de 10 anos, ter filhos e ainda não serem casados. No entanto, eles podem optar por ser:

  • Samboende: um casal que mora junto e tem um lar comum.
  • Särbo: um casal que não mora junto, mas tem um relacionamento de longo prazo e prefere passar as férias e os fins de semana juntos.
  • Iblandbo: Parceiros que moram juntos de vez em quando.

5 – Fika

Fika é um coffee break durante o dia. É uma parte extremamente importante do estilo de vida sueco. Nunca diga a um sueco que beber muito café é ruim: eles não acreditarão em você. Na segunda metade do século XVIII, o rei Gustavo III da Suécia realizou um “experimento do café” para provar os efeitos negativos do café sobre a saúde.

Irmãos gêmeos que haviam sido sentenciados à morte estavam envolvidos no experimento. No entanto, o rei se ofereceu para converter suas sentenças para prisão perpétua se um dos gêmeos concordasse em beber 3 potes de café e o outro a mesma quantidade de chá, todos os dias pelo resto de suas vidas.

Dois médicos monitoraram e relataram as descobertas do experimento ao rei. Ambos os médicos morreram antes da conclusão do experimento. Gustav III também morreu antes de ver os resultados finais. Dos gêmeos, aquele que bebeu chá foi o primeiro a morrer aos 83 anos. Já a data da morte do que bebeu café ainda é desconhecida.

4 – Paixão por uma pizza incomum

Existem muitos restaurantes italianos na Suécia. No entanto, o cardápio é um pouco diferente do que é comum para nós. Por exemplo, o prato mais popular na Suécia é a pizza de kebab, que é coberta com carne no espeto e um molho especial.

3 – Espaço pessoal

Os suecos são muito atentos ao espaço pessoal dos outros e dificilmente o incomodarão, a menos que seja urgente. Mesmo nos pontos de ônibus, as pessoas ficam a certa distância umas das outras.

2 – Entretenimento nacional

Se você quiser testar suas habilidades de tiro, participe do jogo sueco de arremessos em um barril. O vencedor do jogo recebe um peixe empalhado.

1 – Pagamentos sem dinheiro

Nos últimos anos, a quantidade de dinheiro em circulação diminuiu rapidamente na Suécia. Até mesmo os banheiros públicos aceitam pagamentos exclusivamente através e cartões de crédito.

Bônus: A razão pela qual os integrantes do ABBA usavam roupas estranhas

Os músicos da famosa banda pop ABBA costumavam usar roupas extravagantes e coloridas para pagar menos impostos. De acordo com a lei sueca da época, as roupas eram dedutíveis apenas se pudessem ser comprovadas que não eram usadas para uso diário. Dá para acreditar?

[Bright Side]

Comentários
Carregando...