9 coisas comuns que seu corpo faz todos os dias para salvar sua vida

O corpo humano pode ser um incrível, misterioso e complexo sistema. Até os melhores médicos e pesquisadores se deparam com novos desafios todos os dias. Entretanto, esses especialistas sabem algumas coisas que muitos de nós desprezamos: nosso corpo tem barreiras naturais que nos protegem de organismos que podem causar infecções e melhorar nossa saúde.

Olhando por esse lado, alguém pode dizer que nós fomos feitos para ser nosso próprio super-herói. Um corpo humano saudável é uma maravilhosa maquina de sobrevivência, que funciona a nosso favor até antes de nascermos.

Quando feto, nosso sistema de defesa se consiste de receptores-pedágio, ou TLRs. Esses receptores operam como um alarme, avisando outras células de imunidade a hora de agir contra organismos estranhos, escreve o Dr. Michael Roizen, MD no Sharecare.com. O trabalho está sendo feito, pode você ver ou não ver isso.

1. Bocejar pode ser uma forma de esfriar o cérebro

Há uma hipótese de que o bocejo pode ser uma maneira de o cérebro se refrescar, relata o The New York Times.

Em um estudo envolvendo 160 pessoas, os pesquisadores descobriram que as pessoas que passaram mais tempo expostas a altas temperaturas são menos propensas a bocejar. Outro estudo em 2007 revelou que o uso de compressas frias quase eliminou o bocejo contagioso.

Quem sabia que essa forma de inalar poderia ser um mecanismo de termo regulação?

2. Quando você espirra, você está limpando o nariz de bactérias e vírus

O que começa como uma sensação de cócegas no nariz e rapidamente se transforma em uma expulsão violenta é realmente um mecanismo de defesa natural do nosso corpo contra germes e bactérias. A função de espirrar é para limpar nossas passagens nasais de substâncias alérgicas e micróbios.

3. Se espreguice para aquecer seu corpo e melhorar seus níveis de energia

Todas as manhãs, quando acordamos, nos sentimos dominados por um forte desejo de esticar nosso corpo. E além de se sentir tão bem e relaxado, saiba que existem vários benefícios associados com o ato em si. Se espreguiçar melhora o fluxo sanguíneo nos nossos músculos, reduzindo a rigidez e até mesmo melhorando o nosso humor.

4. Soluço serve como lembrete para diminuir a velocidade ao comer

Os soluços ocorrem principalmente devido a uma perturbação nas vias nervosas que ligam o nosso cérebro e o diafragma. Causas usuais de soluços incluem comer muito rápido e engolir grandes pedaços de comida ao mesmo tempo. Mesmo que possam ser extremamente irritantes, eles nos lembram de comer lentamente, uma prática que pode ajudar a melhorar a digestão.

5. Embora a verdadeira causa de você sentir estar caindo de um lugar muito alto enquanto sonha permanece desconhecida, ela nos tira de pesadelos

Imagine ir dormir e ter uma sensação repentina de que você está caindo de um penhasco, causando até movimentos em seus braços e suas pernas. Isso se chama “Hypnic Jerk”, um termo em inglês, que traduzido ao português seria como “idiota hipnótico”.

Hypnic jerks são um tipo de contração mioclônica que ocorre quando a respiração e as taxas de pulso de repente abrandam, sinalizando nosso cérebro a pensar que o corpo pode estar em perigo. Em uma tentativa de salvá-lo, ele lhe dá um leve choque, apenas o suficiente para acordá-lo.

Pode não salvá-lo realmente da morte – você vai descobrir logo que você não estava em nenhum perigo real – mas vai salvá-lo de um sonho ruim.

Se você estiver procurando por um sono mais tranquilo, o Dr. William Kohler, do Instituto do Sono da Flórida, recomenda evitar a cafeína, comida e fumar pouco antes de se deitar.

6. As rugas nas mãos e nos pés nos dão uma melhor aderência?

Um estudo envolvendo um teste de 20 indivíduos revelou que os dedos enrugados (depois de um tempo na água) permitiram uma melhor aderência. Outro estudo, no entanto, provou que as rugas não tinham nada a ver com destreza.

Ainda assim, existem muitas outras características inestéticas que podemos encontrar em nosso corpo que nos beneficiam. Estes incluem suor e cera de ouvido.

Quando você sua, seus poros abrem e liberam o acúmulo extra. Mesmo que a maioria de nós quer se livrar da cera de ouvido, ter uma quantidade correta é importante, pois ela ajuda a prevenir bactérias, poeira e outros germes entrem em seus ouvidos.

7. As lágrimas servem como mecanismo crítico de defesa para os nossos olhos

As lágrimas estão entre os vários mecanismos de defesa que protegem nossos olhos de infecções. Elas enxaguam partículas estranhas da superfície e transportam agentes antimicrobianos para a área para trabalhar em nossa defesa. Elas também ajudam a reduzir os hormônios do estresse, razão pela qual alguns especialistas incentivam seus pacientes a chorar.

8. Arrepios expandem nossos sentidos táteis

Animais peludos têm alguns benefícios ao ter arrepio. Isso ocorre porque a contração faz com que os pelos levantem-se para servir como isolante térmico quando o corpo está frio. Os pelos também podem fazê-los parecer mais ameaçadores.

Arrepios, ou “reflexos pilomotores”, são causados por adrenalina ou uma mudança repentina de temperatura. Emoções fortes também são uma causa comum em seres humanos.

Embora não tenhamos os mesmos benefícios de arrepios que outros animais têm (a menos que você viva na natureza e tenha braços ridiculamente peludos), eles ainda nos ajudam a sentir coisas que provavelmente não seríamos capazes de detectar com a nossa pele sozinha, tais como insetos minúsculos.

9. Um mecanismo de defesa que nem sempre funciona a seu favor

Seu cérebro é embalado com mecanismos de defesa, que às vezes podem impedi-lo de gerar positividade e produtividade. Ao receber feedback, seu cérebro pode perceber a notícia como puramente boa ou puramente ruim.

Tente parar de pensar em preto e branco. Em vez de ver uma conversa no trabalho como catastrófica, tente vê-la como uma oportunidade.

Sim, sabemos que é mais fácil dizer do que fazer, por isso que é importante praticar.

Veja também: Mais do autor

Comentários

Carregando...