Início » Ciência » 8 tecnologias absurdas vindas de filmes que existem na vida real

8 tecnologias absurdas vindas de filmes que existem na vida real

Luciana Calogeras

Publicado em

Atualizado em

Parece assustador, mas muitas das tecnologias presentes em filmes de ficção científica estão bem mais próximas da realidade do que imaginávamos.

Versão em vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=cYpdJ7dilJQ

Versão em texto:

A criatividade e curiosidade são inerentes ao ser humano, e é por esse motivo que a ficção científica é um dos gêneros mais antigos da literatura, possuindo suas raízes na mitologia.

Quando assistimos aos filmes de ficção científica muitas vezes os temos como insanos ou fantasiosos, mas… e se te disséssemos que muitas de suas tecnologias estão bem próximas da realidade?

Seria algo assustador para você? Então veja só 8 tecnologias absurdas vindas de filmes que existem na vida real e prepare-se para se surpreender:

8 –  Dados que duram para sempre

Mistérios do Mundo
Dreamworks Pictures

No filme “A Máquina do Tempo”, de 2002, Alexander Hartdegen (interpretado por Guy Pierce) cria uma máquina do tempo e acidentalmente acaba indo parar no ano 802.701 d.C. Lá ele acaba descobrindo ruínas de um prédio que contém um holograma de 800.000 anos atrás e muitas pessoas que assistiram ao filme se perguntam se seria possível dados existirem por um período de tempo tão longo.

Na verdade, isso é possível: a empresa japonesa Hitachi desenvolveu recentemente um meio de armazenamento capaz de armazenar dados para sempre. É isso mesmo: o chip de vidro de quartzo armazena dados binários de até 40Mb, na forma de pontinhos que podem ser lidos por um dispositivo tão simples quanto um microscópio, ou qualquer máquina que entenda binário.

Além disso, o vidro de quartzo é à prova d’água, resistente a produtos químicos e a ondas de rádio, podendo sobreviver a um incêndio de temperatura até 1.832 graus Fahrenheit, por duas horas.

Em outras palavras, é como o exterminador do futuro do armazenamento de dados em comparação com discos rígidos.

7 – Androides

Androides são elementos quase que sempre presentes na ficção científica e, embora tenhamos criado alguns robôs bem interessantes, um suposto “humanoide” que anda sobre dois pés parecia ser um desafio até então.

E isso não apenas equilíbrio em questão, mas para que o robô, além de andar sobre dois pés, pudesse manter sua inteligência e praticidade evitando obstáculos assim como o ser humano.

Bom, pelo menos ele não irá lançar lasers por aí sobre gatinhos indefesos – pelo menos é o que garante a DARPA, através do robô Pet-Proto. Veja mais informações neste site.

O objetivo do desafio é criar robôs que possam entrar em áreas perigosas e utilizar ferramentas e veículos humanos.

6 – Nanodrones

Mistérios do Mundo
Foto: Reprodução

Você achou o robô em forma humana era assustador? Calma, a coisa vai piorar ainda mais com os nanodrones.

Esses drones voadores são tão pequenos quanto mosquitos e podem tirar fotos, gravar áudio e tirar amostras de DNA sem que você saiba.

VEJA TAMBÉM:
O aplicativo de IA que permite conversar com Jesus de graça

As evidências de MAVs (micro veículos aéreos) ainda não foram fornecidas publicamente, embora existam pessoas que afirmem que os governos já a utilizam como mecanismo de defesa. O que se sabe é que um protótipo de um nanodrone foi apresentado em 2007 durante a International Conference on Intelligent Robots and Systems.

5 – Carros que dirigem sozinhos

Mistérios do Mundo
Shutterstock

O filme Minority Report – A Nova Lei de 2002 revelou um importante componente tecnológico:  um carro cujo piloto automático pode lidar muito bem com o trânsito. Na verdade, podemos dizer que essa tecnologia é o que esperávamos há anos, não é mesmo?

Bem, o Google Driverless Car foi a primeira tentativa no mundo real que ganhou amplo reconhecimento público, mesmo depois dos vídeos hilários dele atropelando cones de trânsito. O Google alega que sua pequena frota já percorreu mais de 300.000 milhas sem auxílio do controle humano.

A fim de não ficar para trás, a Volvo testou recentemente sua própria tecnologia, com uma série de veículos sem motorista que segue um carro principal, parando e acelerando em uníssono. Na verdade, é como se seguissem o carro principal, permitindo que os motoristas façam outra coisa enquanto ficam dentro de seus carros.

4 – Um supervírus capaz de dizimar populações

Mistérios do Mundo
Shutterstock

Será que existe algo mais assustador do que um supervírus com o potencial de matar bilhões de pessoas? Isso era algo presente em filmes do James Bond até então, mas Ron Fouchier, um virologista holandês, decidiu quebrar as barreiras ao anunciar que havia criado um vírus em 2011.

Este vírus é uma versão geneticamente modificada do vírus H5N1, também conhecido como “vírus aviário”, que é mortal entre as aves, porém só contabiliza cerca de 500 infecções humanas desde 2002.

Fouchier e sua equipe fizeram pequenas alterações no vírus e o tornaram simultaneamente mais mortal e muito, muito mais contagioso, a ponto de matar aproximadamente 50% dos furões que foram usados ​​nos testes (lembrando-se que furões são comumente usados ​​para testar vírus porque seus corpos se comportam como seres humanos).

 Nos testes, o vírus foi transmitido pela primeira vez entre os furões manualmente, mas depois de 10 gerações ficou no ar e atingiu facilmente toda a população.

Ah, e lembre-se: este é um modelo sobre como afetaria os seres humanos.

3 – Scanners de reconhecimento facial

Mistérios do Mundo
Shutterstock

Parece um ponto assustador da ficção científica, algo mais aprimorado que 1984 de George Orwell: câmeras em todas as esquinas e um enorme banco de dados que corresponde a todos os rostos de um registro armazenado.

VEJA TAMBÉM:
Mineiros encontram água mais antiga do mundo em piscina antiga

 Autoridades da Califórnia analisaram esse cenário e decidiram implementar uma tecnologia desse tipo no local. Como resultado, um departamento de polícia de San Diego está usando a tecnologia de reconhecimento facial capaz de tirar instantaneamente qualquer foto ou vídeo e comparando o material com 4 milhões de correspondências possíveis a cada segundo.

A tecnologia foi desenvolvida pelo FaceFirst e, mesmo em meio a uma multidão, você não pode escapar, pois a tecnologia permite rastrear cada rosto individualmente em frações de segundos.

Então, nada de fazer coisa errada: imagine só você estar andando e ter seu histórico detalhado do passado na tela de um policial. Aí ele te para, um minuto depois, para te prender por aquela barra de chocolate que você roubou aos 8 anos de idade no mercado.

2 – Conversa com alguém em coma

Mistérios do Mundo
Foto: Reprodução

O fascínio pela mente humana há séculos envolve o nosso imaginário e, por mais que sabemos sobre o corpo humano, a mente ainda é um território amplamente não mapeado.  E, o que podemos dizer das pessoas em coma? Será que elas nos ouvem?

De acordo com o professor Adrian Owen, do Instituto do Cérebro e da Mente, eles não apenas podem nos ouvir, como também podem nos responder.

Um homem chamado Scott Rouley, de 39 anos, acabou sofrendo um acidente de carro e ficou em coma por mais de 12 anos. Com o uso da fMRI, uma tecnologia de imagem de ondas cerebrais, ele conseguiu responder a perguntas formando pensamentos que iluminavam áreas específicas de seu cérebro.

O professor Owen conseguiu esse resultado em 2010, a partir de um estudo em que pacientes em coma deveriam se imaginar em atividades diferentes, de modo que cada atividade envolvia interação com uma área diferente do cérebro.

Uma dessas atividades representou “Sim” e a outra, “Não”. Quando as perguntas foram feitas, 5 dos 54 pacientes foram capazes de responder corretamente. Por estarem em coma, este já foi um grande avanço para estudos posteriores.

1 – Imortalidade

Mistérios do Mundo
Foto: Reprodução

Parece algo de ficção científica de pior qualidade transplantar um cérebro humano em um robô, não é mesmo? Mas, acredite se quiser, é para isso que o russo Dmitry Itskov afirma estar trabalhando. Essa não é uma tecnologia disponível no momento, mas Itskov planeja operá-la nos próximos 10 anos.

O processo consiste em carregar consciência da pessoa como um programa de computador no “cérebro” mecânico do robô. O projeto, apelidado de forma criativa de “Avatar”, prevê robôs humanoides realistas até 2015, que já estão disponíveis, e transplantes de consciência total até este ano de 2020.

Photo of author
Luciana é profissional da área de tradução há mais de 15 anos, atuando também como professora de Inglês. Trabalha no Mistérios do Mundo desde 2016 como redatora e roteirista e em horas vagas é pesquisadora curiosa em diversas áreas do conhecimento.