Início » Psicologia » 8 sinais de que você pode ter tendências psicopatas

8 sinais de que você pode ter tendências psicopatas

Luciana Calogeras

Publicado em

Psicopatas podem ser CEOs bem-sucedidos, diretores de empresas, administradores de universidades, estudantes, enfim... gente como a gente.

A psicopatia sem dúvida é um assunto polêmico: na cultura popular sempre a associamos com assassinatos em série e com criminosos em geral, porém é um tema que exige maior compreensão, já que não é reconhecida como um distúrbio psiquiátrico por si só.

A quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) menciona a psicopatia como um subtipo de Transtorno de Personalidade Anti-Social e, na verdade, existem vários níveis de psicopatia, o que na verdade não tem a ver com assassinatos em forma geral.

Na realidade, poucos psicopatas são criminosos, muito menos assassinos em série: eles podem ser CEOs bem-sucedidos, diretores de empresas, administradores de universidades, estudantes, enfim… gente como a gente.

Aliás, será que você não tem tendências psicopatas? Separamos 8 sinais que, se parecerem com a sua realidade, pode significar que você tenha tendência. Veja só:

8 – Você é uma pessoa diferente em situações diferentes

Mistérios do Mundo
@Pixabay

Se você se comporta como um camaleão, ajustando seu comportamento em qualquer situação que se encontra, esse pode ser um sinal: muitos psicopatas se adequam a fim de ganharem elogios ou para obter a confiança das pessoas.

Isso inclui até imitar emoções de outras pessoas, para desempenhar qualquer papel que a situação exija, de modo que as pessoas podem acreditar que você se importa profundamente com elas.

7 – Você fica facilmente entediado com outras pessoas com as coisas que elas fazem

Mistérios do Mundo
@Pixabay

Você sente que precisa de adrenalina para evitar se sentir entediado, preferindo viver a vida perigosamente? Já usou drogas para obter a dose de adrenalina que deseja? Ou prefere brincar com pessoas e com os sentimentos delas, em vez disso?

VEJA TAMBÉM:
Gaslighting: as cinco frases mais frequentes dos manipuladores, segundo psicóloga de Harvard

O que você costuma fazer quando tudo parece ficar “chato”?

6 – Agir por impulso

Mistérios do Mundo
@Pixabay

Se você observa que tem uma tendência a agir por capricho, exibindo comportamentos desnecessariamente arriscados, caracterizados por pouca ou nenhuma premeditação ou consideração das consequências, é bom procurar ajuda.

5 – Você é geralmente mais racional que os outros

Mistérios do Mundo
@Pixabay

As coisas acontecem e você não fica com medo, tristeza, desespero, etc. Isso pode te tornar bom em resolver problemas complexos e trabalhar mais focado quando necessário, sem interferências emocionais. O benefício disso também é se manter mais calmo em situações de emergência e até mesmo aumentar a chance de sobrevivência, permitindo agir, enquanto muitas pessoas estão distraídas com a dor ou com o sofrimento.

4 – Você costuma a mentir e nem sabe ao certo o motivo

Mistérios do Mundo
@Pixabay

Nas situações em que dizer a verdade não é um problema, você costuma responder às perguntas de outras pessoas mentindo, seja para chamar a atenção ou para se apresentar da melhor maneira possível… ou até mesmo por motivo algum.

Se você percebe que gosta de mentir e que faz isso com maestria, esse é mais um sinal.

3 – Você procura mais receber do que dar

Mistérios do Mundo
@Pixabay

Pessoas com essa tendência apresentam um estilo de vida parasitário: mesmo recebendo mais que os pais, insistem em ser sustentado por eles, como por exemplo.

VEJA TAMBÉM:
Neurocientista de Harvard: a habilidade "mais subestimada" que as pessoas bem-sucedidas usam no trabalho

 Pessoas assim fazem favores esperando algo em troca e, quando são agraciadas com alguma gentileza pensam que “não foi mais que a obrigação” do outro lhe servirem.

2 – Você raramente aceita a responsabilidade por suas ações, sempre havendo um culpado

Mistérios do Mundo
@Pixabay

Quando as coisas dão errado, você sente que a culpa não é sua e, rapidamente, começa identificar pessoas culpadas ou circunstâncias que expliquem o ocorrido.

Por exemplo: se você não consegue cumprir uma promessa a um amigo, culpa o chefe e o trabalho de exigirem muito de você. Ou, se chega atrasado, culpa alguém ou o trânsito de não ter acordado mais cedo, etc.

Nas ocasiões raras em que aceita a culpa, é porque se sente encurralado, mas mesmo ao admitir que é o culpado, não costuma sentir arrependimento, culpa ou remorso.

1 – Você ainda se sente bem consigo mesmo

Mistérios do Mundo
@Pixabay

Mesmo com os sintomas apresentados nessa lista, você se sente bem consigo mesmo e sente que não apresenta nenhum sintoma perceptível de doença psiquiátrica ou de problemas psicológicos.

Aliás, a própria ideia de ir a um psiquiatra ou terapeuta lhe parece absurda e até mesmo ridícula, já que aconselhamento profissional seria um sinônimo de fracasso.

Se identificou? Então é bom buscar ajuda agora mesmo, a fim de obter uma vida mais plena e harmoniosa melhorando tanto sua relação consigo mesmo como com aqueles que o rodeiam.

[Psychology Today]

Photo of author
Luciana é profissional da área de tradução há mais de 15 anos, atuando também como professora de Inglês. Trabalha no Mistérios do Mundo desde 2016 como redatora e roteirista e em horas vagas é pesquisadora curiosa em diversas áreas do conhecimento.