8 personagens da Disney que foram baseados em pessoas reais

A Disney nunca cansa de surpreender o público com suas histórias incríveis que nos acompanham desde a nossa infância.  

Todos nós acabamos por fazer de muitos personagens os nossos melhores amigos e reservamos um espaço especial para eles em nossos corações. Mas… e se te dissermos que muitos desses personagens foram baseados em casos reais? 

Pois é, incluindo celebridades que até mesmo conhecemos. E hoje iremos mostrar 8 personagens da Disney que foram baseados em pessoas que existem de verdade, para saciar um pouquinho dessa curiosidade que todos nós temos, de saber de onde vieram essas figuras icônicas: 

8 – O Chapeleiro Maluco – Ed Wynn 

©  Alice no País das Maravilhas / Disney ©  Wikimedia

O Chapeleiro Maluco é um dos personagens mais “diferentões” em Alice no País das Maravilhas. No filme, o Chapeleiro foi inspirado pelo ator Ed Wynn, em termos de gestos, aparência e personalidade.  

Inclusive, ele também era a voz por trás do personagem, então é justo dizer que ele serviu como um modelo perfeito para os animadores usarem para projetar o Chapeleiro. 

7 – Alice – Kathryn Beaumont 

©  Alice no país das maravilhas / Disney ©  JJerms2 / imgur

Falando em Alice no País das Maravilhas, a personagem Alice foi baseada na atriz Kathryn Beaumont, que também forneceu a voz para essa menininha sonhadora. 

 Os animadores da Disney usaram a garota, de apenas dez anos na época, como modelo para dar vida à personagem. Inúmeras fotografias retratam o trabalho de Kathryn, e há até um vídeo em que ela está atuando e dando voz ao papel de Alice. 

6 – Malévola – Eleanor Audley 

©  A Bela Adormecida / Disney ©  Wikipedia

Os criadores da Disney não só fizeram com que Eleanor Audley desse voz à Malévola em A Bela Adormecida, como também captaram os movimentos dela para ajudar os animadores a dar vida ao personagem fictício. 

Sendo assim, não só os traços físicos como também os movimentos da atriz fizeram com que Malévola fosse possível. 

Aliás, você sabia que Eleanor também serviu de inspiração para a criação da personagem de animação Lady Tremaine, a lendária e malvada madrasta da Cinderela? 

5 – Branca de Neve — Marge Champion 

©  Branca de Neve e os Sete Anões / Disney ©  Wikimedia

Marge Champion foi uma das dançarinas mais renomadas do século XX e, quando ela tinha apenas 14 anos, a jovem artista fez o teste para o papel de Branca de Neve.  

Seu trabalho era recriar as cenas do personagem na frente dos animadores. Ao fazer isso ela manteve toda sua elegância e movimentos delicados de dança, uma das características principais da princesa. 

Na época, Marge alegou que uma das razões pelas quais conseguiu o papel foi por causa de seu pai, que a criou e educou para se comportar como alguém da realeza. Ernest Belcher, o pai de Marge, ensinou-a a fazer uma reverência e a se comportar regularmente com muita delicadeza. Sua educação permitiu que ela conseguisse o papel porque seus gestos e posturas eram semelhantes aos que os produtores procuravam para Branca de Neve. 

4 – Jessica Rabbit — Rita Hayworth  

©  Uma Cilada para Roger Rabbit/ Amblin Entertainment / ©  Bob Coburn / Wikimedia

“Uma Cilada para Roger Rabbit” fez da deslumbrante personagem Jessica Rabbit um ícone mundial. E o segredo da aparência deslumbrante de Jessica não foi apenas uma questão de sorte: ela foi baseada na bela atriz Rita Hayworth. 

No início do desenho dos personagens, o roteirista Gary K. Wolf baseou-se em diversas atrizes, mas durante a produção do filme, a imagem de Jessica Rabbit mudou e essa mudança foi inspirada por principalmente por Rita. Richard Williams, o diretor de animação do filme, disse que tentou fazer o personagem se parecer com Hayworth, mas com o cabelo de Veronica Lake. 

3 – Cruella de Vil – Tallulah Bankhead 

©  101 Dalmatians / Disney ©  Talbot / Wikimedia

A personagem Cruella de Vil apareceu pela primeira vez em um filme de 1961, 101 Dálmatas, e no filme ela se tornou uma vilã icônica. Sua voz foi dada por Betty Lou Gerson, porém Marc Davis, o chefe de animação, teve que criar Cruella do zero, então ele e sua equipe se basearam nos gestos e personalidade de Tallulah Bankhead para projetá-la. 

2 – Dr. Facilier — Michael Jackson 

©  A Princesa e o Sapo / Disney / ©  Alan Light / Wikimedia

Dr. Facilier, o vilão do filme A Princesa e o Sapo, foi um personagem baseado em Michael Jackson.  

E a grande semelhança entre os dois é evidente não apenas em seu corpo esguio e escolha de roupas, mas também na coreografia do personagem do Dr. Facilier ao longo do filme que são extremamente semelhantes aos do Rei do Pop. 

1 – Edna Moda – Linda Hunt 

©  Os Incríveis / Disney ©  Wikimedia

Acredita-se que a história de Edna, a personagem de Os Incríveis, foi originalmente baseada na vida da estilista Edith Head. No entanto, o personagem tem uma semelhança quase perfeita com a atriz Linda Hunt, você não acha? 

Bônus: Úrsula – Divine  

©  A Pequena Sereia / Disney ©  Wikimedia

Divine foi uma icônica drag queen interpretada por Harris Glenn Milstead, que serviu de inspiração para criar a vilã Úrsula de A Pequena Sereia. 

Seus shows e apresentações foram essenciais para moldar estruturar o estilo deslumbrante e a personalidade marcante da vilã. 

Incrível, não? 

E você, sabia dessas histórias? Qual ou quais delas mais te surpreendeu? Conte pra gente nos comentários! 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.