8 lugares que já estiveram totalmente embaixo d’água, mas voltaram a aparecer

O tempo é com certeza uma das manifestações mais poderosas da natureza. Não há nada que possa aguentar a passagem dos anos sem que seja afetado de alguma forma, e isso se aplica também às maravilhas naturais e até mesmo às cidades e construções levantadas pelos seres humanos. Ao redor do mundo, vários prédios e estruturas antigas já acabaram sendo totalmente tomados pela água, normalmente por conta de catástrofes naturais. No entanto, o curioso é que algumas dessas estruturas voltaram à superfície mesmo depois de passarem muito tempo embaixo d’água. Na lista de hoje, você vai conhecer alguns desses lugares.

Confira:

1. ILHA DA PRIMAVERA

A Ilha da Primavera, localizada na parte sudoeste do rio chamado de ‘Muodaoxi’, na China, é uma verdadeira obra de arte da natureza. A ilha surge pouquíssimas vezes ao longo do ano, podendo ser vista apenas durante três meses. Isso porque o rio Muodaoxi costuma perder um pouco do nível da água durante algumas épocas do ano, permitindo que a ilha volte a aparecer.

2. IGREJA DE SÃO NICOLAU

Localizada na Macedônia do Norte, esta igreja abandonada acabou sendo totalmente submersa a partir da criação de um lago artificial, pertencente a uma usina de energia da região. Porém, com o passar dos anos, o nível do lago vem baixando, a igreja mais uma vez está sendo revelada. A vegetação aos poucos está tomando conta da igreja, o que dá a ela um ar ainda mais curioso e interessante.

3. IGREJA DE SANTIAGO

A Igreja de Santiago, localizada no México, foi construída no século XVI, e na época era uma belíssima igreja católica, com uma arquitetura realmente impressionante. No entanto, ela foi abandonada em 1773, e muitos anos mais tarde o governo mexicano decidiu criar uma barragem no rio Grijalva, o que inundou os arredores da igreja e fez com que ela ficasse totalmente tomada pela água. Porém, com a queda no nível da água, a igreja atualmente pode ser vista mais uma vez, ainda que esteja parcialmente submersa.

4. EPECUÉN

Até meados de 1920, a cidade argentina de Epecuén atraía turistas de diversas partes do mundo. O município contava com resorts luxuosos, bares e restaurantes que estavam sempre muito movimentados. No entanto, em novembro de 1985, uma tempestade fortíssima rompeu uma barragem e causou a inundação de grande parte da cidade. A água, pouco a pouco, tomou conta de Epecuén, fazendo com que ela ficasse totalmente submersa em 1993.

Porém, em 2009, com a escassez de chuvas, a cidade voltou à superfície, ainda que quase totalmente destruída pela ação da água.

5. XUANPING

Os terremotos costumam ser um grande problema na Ásia, afetando vários países, como a China. Em 2008, a aldeia chinesa de Xuanping foi atingida por um poderoso terremoto, que deixou o povoado totalmente tomado pela água. Porém, em uma demonstração da força da natureza, a aldeia voltou à superfície depois de 5 anos do ocorrido, como resultado da queda no nível da água. Simplesmente impressionante.

6. LAGO VERDE

Também conhecido como ‘Gruner See’, o Lago Verde encontra-se na Áustria, e é famoso por ter uma belíssima coloração esmeralda. Mas não é a sua cor que chama mais atenção. As águas do Lago Verde são provenientes do derretimento da neve das montanhas ao seu redor durante o verão. Porém, no inverno, a água costuma secar, transformando o lago em um belíssimo parque.

7. IGREJA DE POTOSI

Em 1985, a cidade venezuelana de Potosi sofreu uma grande enchente, deixando grande parte do município embaixo d’água. No entanto, ao longo dos últimos anos a água vem dando uma trégua, e em 2008 a igreja da cidade voltou a aparecer na paisagem.

8. LAKE MEAD

A região de Nevada, nos Estados Unidos, é conhecida pelas várias cidades submersas. Uma delas fica no lago conhecido como ‘Lake Mead’, que de tempos em tempos fica completamente seco por conta da escassez de chuvas. Quando isso acontece, é possível ver os restos de antigos construções que existiam ali naquele local.

buy metformin metformin online