Início » Ciência » 8 incríveis achados arqueológicos feitos por acaso

8 incríveis achados arqueológicos feitos por acaso

Lucas R.

Publicado em

Atualizado em

Arqueólogos passam boa parte de suas vidas desvendando os mistérios do mundo antigo. Mas alguma descobertas são feitas por pessoas como você e eu.

Arqueólogos passam por boa parte de suas vidas buscando desvendar os mistérios do mundo antigo. Mas algumas das maiores descobertas são feitas por pessoas como você e eu, e nem imaginam a importância da descoberta. Já imaginou encontrar catacumbas em seu próprio jardim?

1. Fazendeiro descobre um gigantesco mamute lanoso

Mistérios do Mundo
© Daryl Marshke/University of Michigan

James Bristle e seu outro amigo fazendeiro estavam em um dia normal de trabalho no campo quando descobriram que haviam acertado em algo. O que eles nem sequer imaginavam era a presença de um enorme mamute lanoso de 15 mil anos. A descoberta aconteceu em 2015 no Michigan, EUA, quando um crânio foi encontrado com duas enormes vértebras.

2. Trabalhador desenterrou o tesouro de Quilderico I

tesouro de Quilderico I
© Wikipedia

A imagem acima revela o anel de sinete que outrora era parte do tesouro de Quilderico I. É um anel de ouro de 27m de diâmetro, o que indicava que seu dono tinha dedos bem gordos.

A descoberta foi feita em 1653 em Tournai, na Bélgica. Junto com o anel, ele também encontrou umas 100 moedas, espadas de ouro, acessórios para cavalos, entre outras quinquilharias.

3. O homem de Grauballe: uma múmia especial

O homem de Grauballe
© Commons/Wikimedia

Dois trabalhadores estavam cavando como de costume quando um deles percebeu que havia tocado em algo diferente. Era a a múmia do homem de Grauballe, e seus cabelos, unhas e impressões digitais estavam intactos, mesmo após séculos. Especialistas dataram a múmia como sendo do final do século III aC.

Em 1955, a múmia foi transferida para o Museu Moesgaard, na Dinamarca, para exibição pública.

4. Hobbits existiram?

Hobbits existiram
© Wikipedia

Um grupo de arqueólogos australianos e indonésios buscava provas da migração humana da Ásia para a Austrália quando descobriram sem querer um esqueleto muito diferente, semelhante aos Hobbits de J. R. R. Tolkien.

Seria um humano anão ou uma espécie diferente? O mistério ainda permanece. O esqueleto, bem como o crânio, era anormalmente pequenos.

O esqueleto era de uma mulher e foi descoberto na na caverna Liang Bua, na ilha de Flores, na Indonésia, em 2003.

5. Um mosaico romano no quintal

Mistérios do Mundo
© Wikipedia

O tapeceiro britânico Luke Irwin descobriu sem querer em seu quintal de casa um antigo mosaico romano.

Durante a escavação, encontraram uma espessa camada de 45 centímetros abaixo da superfície que tinha peças de mosaico bem nítidas. A descoberta permitiu ampliar os conhecimentos da história britânica quando o local era dominado pelos romanos.

6. Uma cidade inteira descoberta ao reformar a casa

https://www.youaatube.com/watch?v=uTQ26LJXMwU

 

Ao comprar uma casa antiga, são muitas as surpresas que você pode encontrar. Você nunca sabe o que vai achar dentro de móveis antigos, abaixo do piso, enterrado no pátio ou em outros lugares da nova casa.

No entanto, certamente uma das únicas coisas que sequer passam pela sua cabeça é encontrar uma cidade completamente desconhecida dentro da sua nova residência. E foi exatamente o que aconteceu com um homem em 1963, que ao derrubar uma parede da sua casa, na Turquia, acabou descobrindo uma série de túneis que formavam uma cidade subterrânea, bem no meio da Capadócia.

Derinkuyu
Derinkuyu

A cidade subterrânea de Derinkuyu, como é conhecida hoje em dia, possui diversos andares, com um complexo sistema de ventilação que garantia que as pessoas vivendo lá embaixo não morressem por falta de oxigênio.

Saiba mais: O homem que reformou sua casa e encontrou uma enorme cidade subterrânea

7. Pinturas de Lascaux

Mistérios do Mundo
Wikipedia

O jovem de apenas 18 anos Marcel Ravidat foi o responsável pela descoberta da entrada da Lascaux, na França. Surpreso, ele voltou com seus amigos e descobriu que as paredes da caverna até então desconhecida estavam repletas de figuras de animais.

A caverna foi aberta ao público em 1948, mas justamente por isso, as pinturas do Paleolítico Superior.começaram a perder a sua forma original. Posteriormente, elas foram restauradas e hoje só é possível visitar o local com autorização.

8. Cavalos e carruagens no túmulo da Dinastia Zhou

Mistérios do Mundo
© ZHANG XIAOLI, XINHUA/FAME/BARCROFT/National Geographic

Cientistas e arqueólogos acreditam que essa sepultura pertencia a uma das famílias nobres do estado de Zheng (806-375 aC). A grandeza desta descoberta é louvável como foi testemunhado pelos escavadores da tumba liderada por Ma Juncai.

A escavação foi realizada no centro da China, na cidade de Xinzheng, onde dezenas de carruagens e quase 100 esqueletos de cavalos foram encontrados com 2400 anos de idade. Um dos destaques desta escavação foi uma carruagem que tinha 2,4 m de comprimento e 1,7 m de largura e era adornada com bronze e ossos.

Photo of author
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.

Deixe um comentário