8 funções secretas do Android que você provavelmente não conhecia

8 funções secretas do Android que você provavelmente não conhecia

A popularidade dos smartphones e nossa implacável ânsia por comunicação fazem com que seja praticamente impossível encontrar alguém andando por aí sem um celular. Seja para se comunicar com os outros por meio do WhatsApp; resolver assuntos profissionais; assistir séries no Netflix ou apenas para passar o tempo jogando alguma coisa, os smartphones se tornaram itens essenciais do nosso dia a dia. Mas mesmo que você utilize seu celular todos os dias, talvez existam alguns detalhes e funcionalidades que você ainda não conheça. Por isso, essa lista do Brightside traz oito funções do sistema operacional Android que muitas pessoas não conhecem.

1. Ouvir, em vez de ler.

Se você por algum motivo precisar ouvir algum texto do seu celular, em vez de ouvir, você pode configurar seu Android no menu de Acessibilidade, ativando a função “text-to-speech”. No menu de Idiomas, também nas configurações, é possível mudar os detalhes da voz utilizava pelo dispositivo.

Mistérios do Mundo
© pixabay

2. Gestos de ampliação.

Uma função muito interessante do Android para pessoas com problemas de visão é a de “Gestos de ampliação”. Você pode encontrá-la em Configurações -> Acessibilidade -> Gestos de ampliação. Com essa função ativada, você pode dar um zoom em qualquer área da tela do seu celular clicando três vezes no local desejado. Infelizmente, nos aparelhos testados não há a possibilidade de navegar pela tela com o zoom ativado.

Mistérios do Mundo
© pixabay

3. Como economizar energia.

Uma boa maneira de economizar sua bateria é utilizando um plano de fundo escuro, sem muitos detalhes. Desta forma, em muitos modelos de smartphone com Android, os pixels são automaticamente desligados, proporcionando menor gasto de energia. É importante ressaltar que esta funcionalidade não está disponível em todos os modelos de celular, mas os novos aparelhos já estão sendo fabricados com essa função.

Mistérios do Mundo
© pixabay

4. Modo de visitante.

De modo semelhante ao que é feito no sistema operacional Windows, os Androids mais modernos permitem que você crie um usuário de visitante para quando for emprestar seu celular a alguém. Desta forma, você pode entregar o aparelho para seu amigo sem que suas informações fiquem vulneráveis. Para ativá-la, basta puxar a tela de cima para baixo e clicar no ícone de Novo Usuário. Entretanto, as versões mais antigas do Android não possuem a função.

Mistérios do Mundo
© pixabay

5. Controlar seu smartphone com a cabeça.

Sim. Esta tecnologia já existe. Ela depende de um aplicativo, entretanto, que você pode baixar na Playstore. Chama-se EVA Facial Mouse e serve para que você dê comandos ao seu celular por meio da câmera, fazendo movimentos com a cabeça. Clicando aqui você pode conferir um tutorial, em inglês, que ensina a instalar e a utilizar o aplicativo.

Mistérios do Mundo
© pixabay

6. Controlar seu smartphone de maneira remota.

Esperamos que isso nunca aconteça, mas se você um dia tiver seu smartphone roubado essa dica pode ser útil. Em “Configurações -> Segurança -> Administradores do dispositivo” você pode ativar o Gerenciador de dispositivo Android, que permite que você execute funções como alterar a senha de desbloqueio da tela, bloquear a tela e apagar todos os dados de maneira remota (isto é, sem estar com o telefone em mãos). Para tanto, com a função ativada, basta entrar neste site.

Mistérios do Mundo
© pixabay

7. Jogos secretos.

Talvez você não saiba, mas o sistema operacional Android possui, na maioria de suas versões, jogos escondidos, chamados ‘Easter Eggs’. O game abaixo, por exemplo, se assemelha ao famoso ‘Flappy Bird’, e você pode acessá-lo em “Configurações -> Sobre o telefone -> Informações do dispositivo” e clicando várias vezes na opção “Versão do Android”. Uma tela então abrirá com uma animação que irá variar de acordo com sua versão. No Android Lollipop, por exemplo, a imagem que aparece é a de um pirulito. Tocando por alguns segundos sobre a imagem, a tela do jogo irá aparecer.

Mistérios do Mundo

8. Wi-Fi portátil.

Se você quiser transmitir sua conexão 3G/4G para outro dispositivo, é simples. Basta entrar em Configurações -> Mais configurações sem fio -> Roteador Wi-Fi. Lá, você configurar sua Wi-Fi portátil escolhendo o nome da rede, senha, etc.

Mistérios do Mundo

Via: brightside.

Comentários
Carregando...