8 fenômenos estranhos (e assustadores) que ocorrem durante o sono

O sono deveria ser aquela parte feliz do nosso dia em que permitimos que nossos corpos e mentes relaxem para que possam nos recuperar, deixando-nos energizados e prontos para enfrentar o dia seguinte. Para algumas pessoas que experimentam certos fenômenos e distúrbios do sono, no entanto, coisas estranhas acontecem.

Para você compreender um pouco mais do misterioso reino dos sonhos, veja só 8 fenômenos estranhos que ocorrem durante o sono e suas explicações:

8 – Sonhar que está voando

Sonhar que está voando
© Pixabay

Você apaga e aparece em uma paisagem fantástica, onde tudo é possível, e de repente você está voando sobre postes, ruas e árvores. Seus braços de repente se tornaram asas. Muitos que experimentaram o “sonho de voar” aproveitaram a aventura, tanto que tentam fazer com que isso aconteça novamente.

Por que isso acontece: Para aliviar a pressão.

Em um artigo do Huffington Post, o psicoterapeuta Jeffrey Sumber explicou que sonhar que se está voando é muitas vezes um meio de escapar da sua rotina diária. O chão representa o lado cruel da realidade. Simboliza obstáculos e expectativas. Voando, o sonhador encontra a liberdade sobre as pressões do dia-a-dia e fazendo uma viagem surreal pelas nuvens.

7 – Falar enquanto dorme

Falar enquanto dorme
© Mic445 / Flickr

Você por acaso passa suas noites tagarelando coisas aleatórias que você não lembra de manhã? Alguém já se queixou de você ter falado durante o sono? Se isso já aconteceu com você, você sofre de sonilóquio, o termo médico de falar durante o sono.

Por que isso acontece?

Existem várias causas subjacentes suspeitas para essa condição bizarra (e às vezes engraçada). É mais provável que aconteça durante uma mudança no sono REM quando a pessoa que dorme é momentaneamente acordada por algo enquanto ainda está no meio de um sonho. Por essa razão, monólogos emitidos em voz alta muitas vezes são espelhos de coisas que estão acontecendo no sonho.

6 – Sonhar com você caindo e acordar no chão

Sonhar com você caindo e acordar no chão
© Pixabay

Quando deitamos na cama, ninguém espera acordar em outro lugar que não seja ela. Bom, infelizmente isso nem sempre ocorre com quem sonha que está caindo, que às vezes acaba acordando caído no chão.

Por que isso acontece?

Esta experiência única é o resultado de não um – mas dois – episódios de sono estranhos, o primeiro dos quais é o notório sonho de queda. De acordo com especialistas, o sonho de cair reflete uma falta de controle em sua vida real. Algo te deixa na beira, então, no seu sonho, você cai dessa beira, com o objetivo de resolver esse problema.

O segundo elemento é, naturalmente, acordar no chão, uma ocorrência que acontece quando sua personalidade do sono e sua personalidade desperta envolvem-se em um duelo que cria espasmos e movimentos musculares involuntários. O termo técnico para isso é “hypnic jerk”, e, quando isso acontece, você está literalmente levando um susto de volta a um estado de alerta.

5 – Paralisia do Sono

paralisia do sono
Shutterstock

Alguma vez você já se deitou na cama e se viu incapaz de se mover? Algo quase como se alguém, ou algo, estivesse sentado em seu peito? A paralisia do sono, como essa condição é chamada, tem várias explicações médicas, mas muitos acreditam que pode ser algo paranormal.

Por que isso acontece?                  

A maioria das pessoas não consegue se mover ou falar enquanto está em um estado de sono REM; no entanto, elas não sabem disso porque estão dormindo. Os cientistas explicam que a paralisia do sono ocorre quando o seu corpo é alertado sobre o sono REM antes de você acordar devido a uma mudança no horário do sono ou na medicação, fazendo com que você esteja em estado de alerta e seu corpo não, gerando muitas vezes alucinações (que podem ser assustadoras). [A aterrorizante paralisia do sono]

4 – Ter um pesadelo antes de adormecer

Ter um pesadelo antes de adormecer
© Pixabay

Você está à beira do mundo dos sonhos quando de repente você vê o pesadelo chegando, uma premonição assustadora. Você nem mesmo está completamente adormecido e você já está sonhando. Isso é conhecido pela comunidade psicológica como hipnagogia, e é uma porta para todos os tipos de ocorrências, variando de alucinação a sonhos lúcidos.

Por que isso acontece?

Acontece ao entrar no estado hipnagógico, aquele lugar onde a realidade se dissolve, e tudo o que resta é o sonho. Se acontecer de você sentir uma sensação de pesadelo te consumindo durante essa fase, você provavelmente está apenas tendo uma transição difícil. Embora casos extremos de hipnagogia tenham sido associados à narcolepsia, estar bem ciente das imagens e sons do seu subconsciente antes dos acessos REM geralmente não é nada para se preocupar. Pode até tornar você uma pessoa mais perceptiva.

3 – Síndrome da Cabeça Explosiva

Síndrome da Cabeça Explosiva
© Pixabay

Você já acordou com o som de um tiro ou caiu no sono ao som de um gongo? Se assim for, você pode sofrer da síndrome da cabeça explosiva, um distúrbio do sono que afeta pelo menos 10% da população. As mulheres – especialmente aquelas com mais de 50 anos – correm maior risco de sofrer com esta situação.

Por que isso acontece?

Especulações científicas variam desde o estresse até o comprometimento da sinalização de cálcio e convulsões menores do lobo temporal como possíveis explicações para esse fenômeno. Ninguém realmente sabe ao certo, mas se esses barulhos noturnos interromperem sua rotina de sono, há tratamentos disponíveis que podem ajudar. Algumas opções de tratamento possíveis incluem o consumo de bloqueadores dos canais de cálcio e/ou antidepressivos, juntamente com psicoterapia. [Estranhas doenças que a ciência não consegue explicar completamente]

2 – Fazer xixi em um rio dos sonhos (que na verdade é sua cama)

Fazer xixi em um rio dos sonhos (que na verdade é sua cama)
© Pixabay

Então, lá está você, brincando em uma paisagem de sonhos selvagens quando você sente vontade de fazer xixi. Perfeito. Acaba aparecendo um banheiro, um rio, ou algum cantinho para você se aliviar nos sonhos. Só que, infelizmente, você acorda e vê sua cama molhada!

Por que isso acontece?

Adultos fazendo xixi na cama pode ser o sinal de uma condição mais grave ou até mesmo o efeito negativo de um medicamento, se isso acontece regularmente. Se, por outro lado, só aconteceu uma ou duas vezes, não se preocupe. Você está apenas entre as massas de pessoas que experimentam um fenômeno conhecido como falso despertar. É o equivalente ao sonho em que você sonha que acordou apenas para descobrir que ainda está sonhando. A diferença é que há xixi envolvido nesta versão.

Durante um falso despertar, o sonhador simplesmente tem duas necessidades simultâneas – dormir e outra coisa (neste caso, urinar). Em vez de privá-lo do sono para satisfazer outra necessidade básica, seu subconsciente simplesmente lhe oferece a alternativa de satisfazer essa necessidade enquanto sonha. Variações incluem sonhar que você acorda e toma café da manhã ou sonhar que você acorda e foge de um pesadelo que está tendo.

1 – Sonhos recorrentes

Sonhos recorrentes
© Pixabay

Então você está na escola e vai se apresentar para uma multidão, até que as coisas ao seu redor começam a parecer familiares. Ah não. É aquele sonho de novo! Sonhos recorrentes são comuns. Na verdade, a Psychology Today estima que entre 60% e 75% dos adultos os possuem.

Por que isso acontece?

Questões não resolvidas continuam voltando à superfície. Sonhos recorrentes, especialmente os da variedade negativa, podem ser apenas a maneira de o seu cérebro acordar você para um problema iminente e te motivar a resolvê-lo. Um estudo mostrou ainda que os alunos que tiveram sonhos recorrentes que envolveram tirar notas baixas em provas obtiveram notas melhores. A moral aqui é que a prática leva à perfeição, mesmo na terra dos sonhos.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.