8 esquisitices em casas e apartamentos em todo o mundo que têm uma explicação inesperada

Inventar algo nunca visto e criativo é, sem dúvidas, algo para poucos. Transformar uma ótima ideia em algo único e intuitivo pode acabar resultando em coisas aparentemente bizarras, ainda mais se a criação é algo antigo e que nossos olhos modernos nunca viram.

Pensando nisso, reunimos a seguir 8 esquisitices de lugares de todo o mundo que têm uma explicação inesperada. Vale a pena conferir:

8 – “Microondas” do início do século XX, Europa

Radiadores de uso duplo eram populares na Europa no início do século XX. Em tais baterias era possível aquecer a comida ou secar sapatos. Hoje em dia essas “caixas” quase nunca são encontradas, porque funcionavam apenas com aquecimento a vapor. Casas modernas são aquecidas com água quente, e este projeto gastaria muita energia nos dias de hoje.

7 – Mini portas, Florença (Itália)

Nas fachadas de muitas casas na Florença italiana, você pode ver pequenas portas. Essas portinhas são chamadas de buche da vino (“aberturas de vinho”). E elas dão ao que era considerado o lugar mais significativo da casa na Itália do século 16 – a adega. Através dessas portinhas, qualquer um poderia negociar vinho caseiro.

6 – Fechaduras em adegas, Cochem (Alemanha)

Na Idade Média, o vinho era a bebida número um: eles eram usados como “remédios” capazes de curar doenças e até mesmo prevenir a peste bubônica (embora sem sucesso). Monges e pessoas comuns usavam o vinho em grandes quantidades com essa finalidade.

Assim sendo, os ferreiros do Castelo de Cochem criaram um tipo de fechadura específica para auxiliar aqueles que exageravam na dose e se embriagavam. Elas foram feitas de tal maneira que a fechadura fosse fácil para que bêbados facilmente pudessem colocar a chave na fechadura.

5 – Entrada para o esgoto, Wiesbaden (Alemanha)

Esse tipo de entrada é a entrada para o calabouço do Canal Salzbach. Inicialmente, o local funcionava como um sistema de esgoto e agora várias excursões são realizadas aqui.

4 – Calhas de lixo, antigos países da URSS

Como transformar uma boa ideia em algo péssimo? Simples: criando uma calha de lixo. Um dispositivo de eliminação instantânea de resíduos foi inicialmente concebido para uma casa em Vladivostok em 1938. A princípio, a calha de lixo foi feita dentro do apartamento e, posteriormente, por motivos sanitários, foi transferida para a escada. Embora não tenha ajudado no mal cheiro.

3 – Interruptores à fio, Reino Unido

Interruptores com fios ainda estão instalados nos banheiros das antigas casas inglesas. E é feito para a segurança dos moradores. Sabemos que umidade e eletricidade é uma combinação extremamente perigosa. Portanto, os interruptores padrão dentro de banheiros são de fios.

2 – Portas para garrafas de leite, EUA e Reino Unido

Hoje, comprar leite não é um problema para nós: existem dezenas de tipos de opções em mercados. Mas até meados do século XX, o leite era entregue nas casas das pessoas. E algumas casas tinham pequenas portas com a função específica de armazenarem o leite entregue. O leiteiro abria uma dessas portas e deixava uma garrafa de leite para o comprador.

1 – Janela das Bruxas, Vermont (EUA)

Janelas inclinadas são bastante comuns em casas antigas de Vermont, nos EUA. Mas por que “janela das bruxas”? Uma antiga lenda urbana diz que bruxas em vassouras, por razões desconhecidas, não podem entrar em janelas inclinadas.

A razão realista de sua existência é que é difícil colocar uma janela de tamanho normal no sótão. Então a solução era virar a janela 45 graus, melhorando a iluminação e ventilação do sótão.

[ADME]

Comentários
Carregando...