8 coisas assustadoras que acontecem com seu corpo quando você morre

Há tantos filmes e seriados sobre morte, como How to Get Away with the MurderThe Walking Dead que ficamos tão hipnotizados com os efeitos especiais de assassinatos, que pouco nos perguntamos o que de fato ocorre quando morremos.

Afinal, convenhamos: esse não parece ser um assunto muito agradável de se pensar, já que todos nós um dia iremos morrer, não é mesmo?

Mistérios do Mundo

Porém, não podemos negar que esse assunto é de extrema importância e informações interessantes nunca são demais. Veja a seguir 8 coisas fascinantes (mas bem assustadoras) que acontecem com seu corpo quando você morre:

1 – Seus cabelos e unhas aparentam maiores

Mistérios do Mundo

Você já deve ter ouvido falar que os cabelos e unhas crescem depois da morte, porém isso não é verdade. Acontece que a pele seca se retrai tanto que as unhas e cabelos aparentam bem maiores do que eram no momento em que a morte ocorreu, de acordo com Robert Webster, autor de Does This Mean You’ll See Me Naked? Field Notes from a Funeral Director.

2 – Seu corpo endurece

Mistérios do Mundo
Rigor mortis, ou o endurecimento dos músculos após a morte, ocorre a partir do esgotamento de trifosfato adenosina (ATP), o químico em nossos músculos necessário para o relaxamento das fibras musculares após uma contração”, diz Judy Melinek, MD, um patologista forense e co-autora de Working Stiff: Two Years, 262 Bodies, and the Making of a Medical Examiner.

“A ATP é produzida metabolicamente pelas células musculares para que o musculo desempenhe suas funções. Quando você para de respirar, suas células param de produzir ATP. As fibras microscópicas se bloqueiam e seus músculos se endurecem.”

Isso ocorre de duas a quatro horas depois da morte, sendo que de um dia ou dois, esses músculos começam a degradar, e o corpo parece mais relaxado.

3 – Você pode fazer cocô ou xixi mesmo estando morto

Mistérios do Mundo
Enquanto rigor mortis atua eventualmente após a morte, alguns outros músculos podem relaxar – o que inclui claramente os esfíncteres. Por isso o corpo pode expelir os excrementos que se encontravam dentro do corpo.

4 – Suas rugas desaparecem imediatamente

Mistérios do Mundo

Seria bom se isso ocorresse em vida, não é mesmo? Uma vez que os músculos perdem toda a tensão na hora da morte, a testa para de ser repuxada, assim como outras partes do rosto. Dessa maneira, suas rugas deixam de existir, porém se o falecido tiver a pele flácida, esses efeitos podem não ficar em evidência.

5 – Você pode gemer

Como se já não fosse assustador estar diante um cadáver, imagina um cadáver gemendo? Pois é, isso é perfeitamente possível: uma vez que pode subir algum tipo de ar pela traqueia, mexendo eventualmente nas cordas vocais, o falecido pode inclusive gemer, suspirar ou fazer um som estridente – de acordo com Jeff Jorgenson, gerente de uma casa funerária em Seattle, nos Estados Unidos.

 6 – Algumas partes do corpo podem manter-se vivas

Mistérios do Mundo

“Assim que você parar de respirar e o seu coração parar de bater, seus órgãos começarão a morrer”, diz Melinek. “No entanto, todas as células não morrem imediatamente e há um meio que permite que você seja ressuscitado e permaneça intacto – esse meio permite a transplantação de órgãos e tecidos.”

Para doar órgãos, como o coração ou pulmões, algo tem que respirar por você até que os médicos tenham removido os órgãos. Você pode inclusive doar tecidos como as córneas, pele, medula óssea e até mesmo válvulas cardíacas, mesmo 15 horas após a última respiração.

7 – Sua pele ficará manchada

Mistérios do Mundo

Sem o seu coração mantendo o sangue fluindo, a gravidade toma o controle e ele se acumula e espessa em qualquer uma das partes do seu corpo, diz Webster. Pode ser nos pés e tornozelos, enfim… o sangue parado se concentrará em algum local e descolorirá a pele.

8 – As bactérias de seu intestino viajam pelo corpo

Mistérios do Mundo

As bactérias no seu intestino – aquelas que ajudam na digestão, mantêm o sistema imunológico em dia fazendo a diferença entre a perda de peso e ganho de peso, etc., sofrem uma grande mudança após a morte.

Essas bactérias do intestino e trato respiratório superior vão aproveitar sua nova liberdade para entrar na corrente sanguínea e usar os vasos sanguíneos como uma estrada para viajar para todas as partes do corpo, de acordo com Melinek.

Esse é o motivo porque você nunca irá querer sentir o odor de uma pessoa morta, não é verdade. [Women’s Health]

Comentários
Carregando...