A vida é repleta de incertezas, mas há uma coisa da qual não podemos escapar: a morte. Todos nós, em algum momento, nos perguntamos sobre o que acontece após o último suspiro. Enquanto as crenças espirituais e filosóficas tentam responder ao enigma da alma, a ciência nos oferece um olhar detalhado sobre as transformações físicas que nossos corpos enfrentam após a morte. De mudanças de cor a movimentos inesperados, aqui estão oito fatos surpreendentes e, por vezes, desconcertantes sobre o que acontece com nosso corpo depois que morremos.
1. Nosso corpo muda de cor.

Quem já teve a oportunidade (sempre desagradável) de ver um cadáver, provavelmente percebeu uma coloração pálida, que muitas vezes é escondida por quem prepara o corpo para o velório com a utilização de maquiagens. Esta mudança na cor acontece pela ação da gravidade, que provoca o acúmulo de sangue nas extremidades do corpo. Também é comum que seja percebida uma coloração vermelha nas áreas em que o sangue está se acumulando.
2. O corpo libera fezes e urina.
Esta é uma parte nada agradável, com a qual muitos profissionais que tratam diretamente com cadáveres precisam lidar. A morte, obviamente, provoca um relaxamento nos músculos, incluindo aqueles que mantém nossos “rejeitos” presos dentro do corpo. Por isso, com o tempo é comum que os cadáveres liberem certas quantidades de urina e fezes, o que pode ser bastante desagradável para quem precisa limpar a situação.
3. Nosso corpo pode se mover.
Horas após a morte, ainda é possível que nosso corpo produza certos movimentos e reflexos musculares, causando espasmos que podem assustar aqueles que não estão acostumados. No passado, sem a compreensão moderna da medicina, muitas pessoas acreditavam que esses fenômenos comprovam a existência de mortos-vivos.
4. A pele encolhe.

Muitas pessoas dizem ter percebido um crescimento nas unhas e nos cabelos de cadáveres mesmo depois de muito tempo após a morte. No entanto, o que acontece na verdade é um encolhimento na pele causado pela ausência de umidade. Com a perda de líquidos, nosso corpo tende a “murchar”, o que pode causar um efeito que faz com que pareça que unhas e cabelos cresceram.
5. Insetos, bactérias e outras criaturas fazem um banquete em nosso corpo.
Não são apenas as bactérias que se proliferam em nosso corpo após a morte. Quando o cadáver está devidamente selado em um caixão, a proliferação de insetos e outras criaturas normalmente é bem menor, mas deixe um cadáver ao ar livre por alguns dias e você terá larvas, vermes, aranhas, formigas, entre outros animais desagradáveis.
6. Podemos gritar, murmurar ou gemer.

Como ainda há ar dentro dos pulmões, caso alguém manuseie um cadáver de forma a fazer com que o ar passe pelas cordas vocais, é possível que um corpo sem vida emita sons como murmúrios e gemidos.
Imagine o susto que isso pode causar…
7. O corpo pode explodir.
Há poucos anos, viralizaram alguns vídeos mostrando baleias explodindo depois de morrerem e acabarem ficando presas na areia da praia. Isso ocorre pela presença de uma grande quantidade de gás dentro do corpo, que não tem para onde ir e acaba rompendo os tecidos, literalmente explodindo.
O mesmo acontece conosco, caso o gás não tenha por onde escapar, dadas as circunstâncias necessárias, nosso corpo também pode explodir.
8. Nascimentos.
Pode parecer bizarro, mas caso uma mulher grávida, muito próxima do parto, acabe falecendo, os próprios gases internos do corpo humano podem ajudar a expelir o feto. O fato dos músculos estarem relaxados também contribuem para essas situações. [AllThatsInteresting]