Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

7 segredos curiosos do dia-a-dia que provavelmente você não sabia que existiam

Estamos tão acostumados em ver certas coisas cotidianas, que simplesmente não prestamos atenção aos detalhes. Entretanto, muitas vezes as ideias mais engenhosas – ou histórias fascinantes – estão escondidas atrás de algumas características sem destaques aparentes.

Com isso em mente, reunimos os 7 segredos mais impressionantes que ninguém nunca havia notado antes:

7 – Zigue Zagues misteriosos

Mistérios do Mundo

Se você olhar de perto acima de um trem, verá que seus fios de contato ziguezagueiam em vez de estarem dispostos em linha reta.

Acontece que todos os bondes têm pantógrafos anexados aos seus tetos. A parte superior do pantógrafo é gradualmente desgastada pelo fio de contato e eventualmente necessita  ser substituída. Para usá-lo uniformemente, o fio não é instalado estritamente ao longo do caminho do bonde, mas em padrões de ziguezague. Enquanto o bonde se move, o pantógrafo desliza ao longo do fio o desgasta uniformemente.

6 – Quem matou o rei?
Mistérios do Mundo

No baralho de cartas do padrão francês, o Rei dos Copas é retratado de forma bastante estranha. Ele é o único rei sem bigode e, além disso, é o único rei que parece estar enfiando uma espada em sua própria cabeça. Existem várias teorias a esse respeito:

1) A primeira hipótese sugere que originalmente, o Rei de Copas empunhava um machado em sua mão esquerda. No entanto, como resultado de séculos de má cópia por fabricantes de cartas, o machado do rei desapareceu e tornou-se um tipo de faca ou espada.
2) Outra teoria afirma que o Rei de Copas representa o Charles VII (Rei da França) emocionalmente perturbado. Segundo a crença popular, o rei ficou louco e colocou uma espada através de sua cabeça por medo de ser envenenado.
3) Alguns historiadores também argumentam que o Rei de Copas representa Ajax o Grande, enquanto a Rainha de Copas é Helena de Troia, a mulher mais linda do mundo na época. Ajax era um dos pretendentes de Helena. Mas quando a mulher recusou-o, ele escolheu cometer suicídio apunhalando-se com sua própria espada.

5 – Royal Coat of Arms

Mistérios do Mundo

As moedas britânicas de um, dois, cinco, dez, vinte e cinqüenta pence retratam seções do Royal Coat of Arms, que formam todo o escudo quando colocadas juntas. No entanto, a moeda libra descreve todo o escudo de armas no verso.

Genial esta ideia, não é mesmo?

4 – O curioso símbolo nas embalagens

Mistérios do Mundo

O pequeno ícone de jarro aberto é o símbolo PAO (Period After Opening) que informa aos consumidores sobre o período determinado de tempo que um produto pode ser usado após a abertura sem qualquer dano para o consumidor.

Este símbolo, com um número seguido pela letra “M” (meses), pode ser visto em quase todos os produtos cosméticos. Este número dentro do gráfico do frasco diz-lhe quanto tempo o produto permanecerá bom depois que o pacote é aberto.

 3 – A coroa da Estátua da Liberdade

Mistérios do Mundo

Grande parte das pessoas já viu a Estátua da Liberdade pessoalmente ou em imagens. No entanto, apenas algumas pessoas sabem que os sete raios na coroa desta estátua representam os sete oceanos e os sete continentes do mundo, indicando o conceito universal de liberdade. E um fato mais interessante: cada raio pesa exatamente 150 quilos.

2 – Páginas brancas nos livros

Mistérios do Mundo

Você provavelmente já notou que muitos livros têm algumas páginas em branco no início e / ou no final. Mas por que elas estão lá?

As páginas de livro são muitas vezes impressas em grandes folhas de papel, em vez de pequenas individuais. É por isso que se não houver conteúdo suficiente para preencher essas folhas grandes, haverá páginas em branco. Muitos autores usam essas páginas para darem seus autógrafos.

1 – Por que a pasta de dentes é colorida?

Mistérios do Mundo

Você já se perguntou por que o creme dental clássico tem listras de três cores: branco, azul e vermelho? Acontece que cada faixa tem diferentes ingredientes e finalidades, sendo elas:

– Fluoreto (componente branco) é o ingrediente mais valioso do creme dental, contendo substâncias que branqueiam os dentes e removem a placa bacteriana.
– O gel azul (ou verde) tem efeitos antimicrobianos e refrescantes. Em algumas versões este gel está sob a cor vermelha, que contém alguns elementos cruciais para a saúde dental.

Mesmo não sendo necessário dividir a pasta em cores diferentes, essa é uma estratégia inteligente de marketing para deixar o produto mais bonito.

Interessante, não é mesmo?

[Brightside]

Comentários
Carregando...