7 problemas comuns em apartamentos pequenos e como solucioná-los

Normalmente os apartamentos pequenos são associados com a falta de espaço. No entanto, com algumas dicas talvez você possa otimizar melhor o espaço do seu apartamento e viver de forma mais organizada. Confira algumas sugestões para os problemas mais comuns:

1. Falta de espaço para roupas.

Instagram

Uma questão frequente para moradores de pequenos apartamentos é: “Como faço para organizar todas minhas roupas e sapatos?”. Um roupeiro nem sempre é a melhor ideia, já que pode ocupar muito espaço.

© micasa

Solução 1: Um vestiário. Até os menores apartamentos têm espaço suficiente para colocar um vestiário. Não ocupa mais espaço do que um guarda-roupa comum, mas é muito mais útil e confortável: você pode instalar trilhos para cabides, prateleiras, sapateiras, cestas e assim por diante. Você também pode instalar portas de correr e pendurar um espelho nelas.

© scotiavillage
© myfarmhouse.tumblr.com

Solução 2: Um mezanino sobre a porta. Mais uma solução que permite que você use o máximo de espaço possível: coloque armários em ambos os lados de uma porta e adicione um mezanino logo acima da porta.

© Jason Loper

Solução 3: Instale sistemas de armazenamento. Se você não tem oportunidade ou tempo para mudar a sala inteira, mas ainda precisa de um guarda-roupa, você pode usar unidades de armazenamento abertas, que podem ficar escondidas atrás das cortinas. Recomenda-se escolher um tecido leve e claro.

© juxtapost.com

Solução 4: Unidades deslizantes para cozinhas pequenas. Uma unidade de armazenamento na parede pode realmente surpreender. É uma maneira perfeita de aproveitar os espaços vazios: as gavetas verticais são perfeitas para organizar e armazenar itens pequenos, por exemplo.

2. Falta de espaço para roupas de cama e travesseiros.

Instagram

Aqui está mais um problema que as pessoas que vivem em um apartamento pequeno enfrentam – não há espaço para guardar roupas de cama, toalhas, roupas fora da temporada e equipamentos esportivos.

© schoolofdecorating
Instagram

Solução 1: Caixas de rolamento. Se a cama não tiver espaço de armazenamento adicional, você pode usar caixas de rolamento simples e úteis que você pode comprar ou mesmo construir sozinho e colocar debaixo da sua cama, sofá ou guarda-roupa.

© searchome.net

Solução 2: Um piso elevado com armazenamento escondido. Para fazer seu quarto parecer vazio e espaçoso, coloque uma plataforma elevada onde possa esconder várias gavetas e compartimentos de armazenamento ocultos.

3. Sem lugar para guardar a tábua de passar roupas.

Instagram

Ficar abrindo e fechando a tábua de passar roupas pode ser algo realmente incoveniente. Por isso, considere a construção de uma tábua de passar roupas “escondida”. Uma ótima alternativa pode ser esconder a tábua dentro do roupeiro, como sugere a imagem.

© Amazon

4. Coisas espalhadas por toda casa.

Instagram

Se você tem uma cômoda em casa, provavelmente ela vive bagunçada, com contas para pagar, carregadores de celular, chaves e etc. Mas e se você não tiver uma cômoda? Então as coisas ficam espalhadas por toda a casa.

Solução: Esses pequenos organizadores ajudarão você a manter todas as suas coisas em um só lugar.

© Land & Sea   © GBand Wood   © Better homes & gardens

5. Sem lugar para plantas.

Instagram

Em apartamentos pequenos, já que tentamos otimizar o espaço o tempo todo, raramente sobra espaço para vasos de plantas.

Solução: Um jardim vertical. Você pode criar uma área verde na parede para que as flores não ocupem muito espaço.

Instagram

6. Sem espaço para armazenar livros.

Instagram

Se você vive em um apartamento pequeno, provavelmente não compra muitos livros, já que não tem muito espaço para guardá-los.

Solução: Você pode instalar um sistema de suporte simples e criar um canto aconchegante para armazenar seus livros, sem as tradicionais (e gigantescas) prateleiras.

© littlegreennotebook

7. Cores escuras devem ser evitadas a qualquer custo?

Instagram

Geralmente, recomenda-se não usar tons escuros ao decorar um apartamento pequeno. As cores claras refletem a luz e visualmente expandem o espaço. Então, acreditamos que as cores escuras fazem nosso apartamento pequeno parecer ainda menor. Mas será que isso é mesmo verdade?

Instagram

Na verdade, uma parede escura ou apenas uma parte dela, ou ainda uma grande peça de mobília podem fazer a sala parecer mais espaçosa. Tudo o que você precisa fazer é escolher o tom certo e nunca pintar todas as paredes de uma cor escura. Tenha em mente a regra 60-30-10: 60% de uma cor clara; 30% de uma cor adicional (claro ou escuro); 10% de outros pequenos detalhes. Além disso, uma cor escura sempre deve ser fosca quando se trata de salas pequenas.

Instagram

Bônus: Camas de dois andares.

© jiajumi.com

Essas camas, exemplificadas pelas imagens, podem ser um grande coringa na busca por mais espaço dentro de um apartamento pequeno.

© jpda.net

via BrightSide.

Comentários
Carregando...