7 incríveis monumentos e construções do mundo antigo que não existem mais

A civilização humana já construiu um número incontável de maravilhas ao redor do mundo durante toda a história do seu desenvolvimento: castelos, monumentos, cidades, pirâmides, entre outros.

Infelizmente, nem tudo resistiu à passagem do tempo, e muito do que construímos já se perdeu com o passar dos anos.

Nesta lista, você vai conferir algumas belíssimas construções que já não existem mais.

1. Colosso de Rodes, Grécia

Colosso de Rodes
All That’s Interesting

Construído pelo escultor grego Carés de Lindos, em 280 a.C, o Colosso de Rodes eram uma homenagem ao deus Hélios, que representava o sol. Foi feita em comemoração à derrota de Antígono Monoftalmo em Rodes, com a ajuda de Ptolomeu I, do Egito. A vitória afastou as tropas macedônias da região, e reza a lenda que a estátua foi construída a partir do material deixado para trás pelos soldados da Macedônia.

Infelizmente, 54 anos depois, um terremoto atingiu a cidade de Rodes e acabou derrubando a estátua, junto com várias outras edificações da cidade.

2. Biblioteca de Alexandria

Biblioteca de Alexandria
Ancient Origins

A Biblioteca de Alexandria era um importantíssimo centro de conhecimento e pesquisa na Antiguidade, e fora construída durante o século III a.C. O local possuía um grande número de papiros e documentos relevantes para a época, e que infelizmente foram perdidos para sempre.

A Biblioteca foi destruída depois de ser afetada diversas vezes ao longo do tempo por incêndios acidentais e provocados, bem como por efeito das tantas guerras que atingiram o Império Romano na época.

3. Templo de Ártemis, Turquia

WikiCommons

O Templo de Ártemis foi uma das maravilhas do Mundo Antigo, e representava uma das maiores construções da civilização grega. Infelizmente, foi destruído, reconstruído e mais uma vez demolido por conta de preconceitos religiosos e pela crença de que o templo representava o paganismo.

4. Estátua de Zeus em Olímpia.

WikiCommons

A Estátua de Zeus foi outra grande construção dos gregos, e costumava ficar no santuário de Olímpia, na Grécia. Destruída durante o século V, depois de ter sido transportada de local, hoje só se conhece a sua forma original por conta de gravuras e desenhos da época.

5. Farol de Alexandria.

WikiCommons

Não apenas a Biblioteca de Alexandria deixou de existir e ficou apenas nos livros de história, o Farol de Alexandria também não resistiu ao tempo. Construído no Reino Ptolomaico, em meados de 280 a 247 a.C, três terremotos ocorridos entre 956 e 1323 acabaram por transformar o farol em ruínas.

Há, entretanto, o interesse por parte do governo egípcio de reconstruir o monumento em breve.

6. Mausoléu de Halicarnasso.

WikiCommons

Construído em 321 a.C, este Mausoléu foi justamente o que deu este nome a tal tipo de construção com fins de sepultamento. O Mausoléu foi feito em Halicarnasso, em território que hoje pertence à Turquia, e serviu como local de descanso final para Mausolo. A construção infelizmente foi destruída, também, por uma série de terremotos.

7. Estátuas de Buda, Afeganistão.

Estas estátuas, construídas no século VI, infelizmente foram destruídas em razão dos conflitos que assolam o Oriente Médio. Quando o grupo Taleban tomou controle da região de Bamiyan, no Afeganistão, ordenou que moradores locais levassem explosivos até as estátuas, e os detonassem, em um ato de destruição histórica.

As estátuas eram a maior deste tipo retratando a imagem de Buda.

você pode gostar também
2 Comentários
  1. Fabiana Diz

    Uau!!!
    Parabéns pelas matérias, amo ler,e me trás assuntos que instigam a minha vontade de aprender mais é mais…
    História antigas, curiosidades, espaço…
    Sabedoria, conhecimento.

  2. Fernando Diz

    A sétima maravilha não seriam os Jardins Suspensos da Babilônia???

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.