7 mitos sobre musculação que você precisa parar de acreditar agora mesmo

Todos nós sabemos que os exercícios físicos são de suma importância para a boa saúde de nosso organismo. Podemos elencar inúmeros ganhos com a prática de exercícios, impactando diretamente a nossa qualidade de vida, porém é necessário saber que existem limites para a prática, o que varia de acordo com cada pessoa. Por isso é sempre importante consultar profissionais da área, a fim de encontrar o melhor treino para cada finalidade em questão.

Pensando nisso, trouxemos a seguir alguns mitos que circulam por aí, a fim de trazer um pouco mais de informação e contribuir de forma positiva com a sua saúde. Conheça 7 mitos sobre musculação que você precisa parar de acreditar agora mesmo:

7 – A pessoa ficará “grandona” somente ao praticar musculação

@Pixabay

Sabemos que a função da musculação é aumentar o volume do tecido muscular, porém devemos nos lembrar de que gordura é algo mais volumoso que os músculos.

Assim sendo, é possível que uma pessoa note que suas medidas diminuam com a musculação, adquirindo um peso menor que o de uma pessoa sedentária de mesma altura e idade.

6 – Musculação não faz emagrecer

@Pixabay

A perda de peso é uma das consequências da musculação, pois nesta prática ocorre o aumento do volume muscular, proporcionando um aumento do metabolismo, ainda mais durante o repouso. Assim sendo, ocorre uma potencialização do gasto calórico e, como consequência, a redução do peso e das medidas.

5 – Você precisa necessariamente sentir dor para o “treino valer a pena”

@Pixabay

Na verdade a dor que assola as pessoas após o treino ou mesmo no dia seguinte do mesmo, ocorre por conta da resposta do organismo à inflamação dos músculos. Essa dor pode desaparecer na medida em que seu corpo se acostuma com o processo, ou seja, você não precisa sofrer tanto assim para ter valido a pena.

4 – Musculação é coisa de homem

mulher academia
Shutterstock

Não precisamos nem comentar que força muscular e massa são indicados para qualquer pessoa, de forma independente de seu gênero ou idade, não é mesmo?

Ainda mais para as mulheres, é muito importante – na verdade indispensável – fortalecer a musculatura para evitar a perda de massa óssea que começa a ocorrer por volta dos 30 anos de idade e vai piorando com a menopausa e a idade.

3 – É impossível ganhar massa sem tomar anabolizantes

@Pixabay

Além de uma dieta rica em proteínas e carboidratos é importante ter o treino adequado aos seus objetivos, sendo assim possível ganhar massa muscular sem o uso de esteroides anabolizantes.

O que ocorre mesmo é a falta de paciência de algumas pessoas para que tudo aconteça, mas vale a pena lembrar que é importante deixar o tempo agir em favor da saúde.

2 – Ao parar de fazer os exercícios, tudo será perdido

@Pixabay

Está aí mais um mito envolvendo a musculação: o que de fato ocorre durante um treino de musculação é a alteração da forma do corpo e, parando de se exercitar, seu corpo simplesmente vai voltando a ser o que era antes, já que se interrompeu o estímulo causado pelos exercícios.

Porém, vale a pena continuar praticando os exercícios o quanto antes para pelo menos manter o progresso conseguido e, dependendo da anatomia da pessoa, esse “retorno” pode demorar um longo tempo para acontecer.

1 – Não posso fazer musculação porque estou grávida

@Pixabay

As gestantes podem continuar praticando exercícios físicos caso já fizesse isso antes da gestação. Inclusive, exercitar-se pode até contribuir para o trabalho de parto, evitando dores na lombar e até mesmo ajudando na recuperação do pós parto.

Todavia, é fundamental procurar um médico a fim de ver se estão liberados os exercícios na devida condição.

E você, sabia dessas informações? Não deixe de marcar aquele seu amigo(a) preguiçoso(a) nos comentários, a fim dar a ele(a) um incentivo para começar a se exercitar agora mesmo!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.