Início » História » 7 mentiras históricas que levaram anos para serem desvendadas

7 mentiras históricas que levaram anos para serem desvendadas

Leonardo Ambrosio

Publicado em

Atualizado em

Nessa lista, você vai conhecer algumas das lendas mais famosas do mundo, que levaram um bom tempo para serem desvendadas.

As fake news são um problema moderno, mas a verdade é que as lendas, hoaxes e rumores fazem parte da nossa sociedade há muito tempo, confundindo as pessoas e causando uma série de mal-entendidos. Nessa lista, você vai conhecer algumas das lendas mais famosas do mundo, que levaram um bom tempo para serem desvendadas.

Confira:

1 – A Sereia de Fiji

Mistérios do Mundo
Reprodução

Há mais de 150 anos, o suposto corpo de uma “sereia” ganhou notoriedade no Fiji depois que um grupo de marinheiros alegou tê-lo encontrado na costa do país. Alguns anos depois, em 1842, dois pesquisadores interessados no assunto decidiram ir atrás desta história.

No final das contas, ficou constatado que o “cadáver” na verdade não passava de um trabalho muito bem feito por um artesão indonésio, utilizando papel machê, restos de peixes, o tronco de um filhote de orangotango e a cabeça de um macaco.

2. O Homem de Piltdown

Mistérios do Mundo
Reprodução

Talvez um dos maiores boatos arqueológicos da história, a história do Homem de Piltdown surgiu em 1912, quando os fragmentos do crânio de um suposto “antepassado do ser humano” foi encontrado em Piltdown, na Inglaterra.

O material chegou a ser exposto em 1953, mas posteriormente foi descoberto que o crânio havia sido manipulado, utilizando o maxilar inferior de um orangotango e um crânio real de um ser humano.

3. Fadas de Cottingley

Mistérios do Mundo
Reprodução

A história das “Fadas de Cottingley” surgiu em 1919, quando tornaram-se públicas cinco fotos que mostravam uma garota junto ao que supostamente eram pequenas fadas. Durante muito tempo, essas fotografias rolaram o mundo inteiro, como uma prova de que essas pequenas criaturas folclóricas realmente existiam.

Foi apenas em 1982 que as garotas das fotos decidiram admitir que as imagens haviam sido manipuladas, e eram totalmente falsas.

4. O gigante de Cardiff

Mistérios do Mundo
Reprodução

Um dos maiores boatos da história dos Estados Unidos, o gigante de Cardiff foi um suposto cadáver petrificado com mais de três metros, encontrado em 16 de outubro de 1869 em uma fazenda de Nova Iorque. O dono da propriedade, William Newell, montou uma barraca para expor o suposto cadáver para o público curioso. Muitas pessoas viajaram quilômetros para conhecer o “gigante”, incluindo pesquisadores renomados. Ao longo dos anos, o corpo passou por vários donos, todos com o intuito de fazer uma boa grana com ele. No começo dos anos 1900, entretanto, ficou comprovado que o gigante na verdade era uma estátua esculpida em pedra.

5. O Monstro do Lago Ness

Mistérios do Mundo
Reprodução

O monstro do Lago Ness foi um boato extremamente famoso, refutado apenas em 1990. A história envolvia uma criatura marinha gigante, que supostamente vivia no Lago Ness, na Escócia. A foto que você vê acima é uma das mais famosas sobre esse hoax, e rodou o mundo inteiro até que há cerca de 30 anos o fotógafo Robert Kenneth Wilson, autor da foto, admitiu que não há nenhum monstro ali. Ele não foi, entretanto, o criador do boato, já que a lenda se formou pelos rumores espalhados por outras pessoas.

6. O Turco

Mistérios do Mundo
Reprodução

“O Turco” foi uma máquina supostamente autônoma capaz de jogar xadrez por conta própria. O aparato rodou por várias cidades, em grandes exibições, desde 1770. Com o passar dos anos, ficou comprovado que a máquina trabalhava usando uma ilusão mecânica. No começo das exibições, os operadores mostravam que a caixa estava faziam por dentro, mas na verdade havia um mestre de xadrez operando as peças, totalmente escondido.

7. A autópsia de um alienígena

Mistérios do Mundo
Reprodução

Ray Santilli causou grande comoção popular em 1995, quando supostamente realizou uma autópsia no cadáver de um alienígena. Santilli afirmou que tratava-se de um alienígena retirado da nava que protagonizou o famoso incidente de Roswell, em 1947. Para “provar” sua afirmação, ele mostrou para a imprensa e posteriormente para o público em geral um vídeo.

Foi apenas em 2006, mais de 10 anos depois, que ele admitiu que o vídeo havia sido manipulado, utilizando imagens dos destroços do OVNI de Roswell, e que a autópsia era, na verdade, uma farsa.

Photo of author
Leonardo Ambrosio tem 26 anos, é jornalista, vive em Capão da Canoa/RS e trabalha como redator em diversos projetos envolvendo ciências, tecnologia e curiosidades desde 2014.