7 dicas simples de conversação que farão qualquer pessoa gostar de você

Muitos de nós temos muita vontade de nos conectar com novas pessoas e construir relacionamentos duradouros. Afinal, ter amigos é uma das melhores coisas que a vida proporciona. Mas há diversas barreiras que impedem essa recompensa. Independentemente de ser um problema de timidez, dificuldade de falar sobre coisas pessoais com gente desconhecida ou uma certa ansiedade que surge, o fato é que conhecer gente nova pode ser uma tarefa e tanto.

Felizmente, existem alguns “hacks” úteis para conversas que podem ajudá-lo a evitar os famosos silêncios constrangedores e a construir um relacionamento instantâneo com qualquer pessoa que você conheça.

Veja só 7 dicas simples de conversação que farão qualquer pessoa gostar de você:

7 – Discuta o ambiente

Essa é uma técnica útil em muitas situações. Basta usar seus sentidos para observar o ambiente em que você está e algumas dicas visuais básicas sobre a pessoa antes de iniciar uma conversa. Fique atento ao lugar onde você está ou algo que a pessoa possa estar segurando – como um livro ou uma certa marca de café. Use isso para iniciar uma conversa sobre o tópico.

Pode ser algo como: “Ei! Esse é um ótimo livro, você leu o livro X do mesmo autor?” ou “Eu adoro as batatas fritas que eles servem neste restaurante. É a melhor que já comi”.

6 – Ajude a pessoa a se sentir à vontade ao seu redor

Tenha curiosidade sobre a pessoa. Isso tira o foco de você e faz com que seja mais sobre ela. Conhecer parte da sua história como sua cidade natal, família ou coisas relacionadas a ela são ótimas ideias para manter uma conversa genuína.

5 – Vá com calma antes de fazer perguntas pessoais

Falar sobre o clima é sempre um assunto seguro e muitas vezes é considerado papo sem nexo, mas esse tipo de assunto neutro pode levar a conversas significativas mais tarde. Além disso, conversas sobre assuntos neutros são uma boa ideia quando você acaba de conhecer alguém. Qualquer coisa muito pessoal pode parecer intrusiva. Mantenha a conversa leve e simples, especialmente se esta for a primeira conversa.

4 – Preste atenção nas pequenas coisas

Em um mundo onde a mídia social é provavelmente a força mais unificadora, as pessoas anseiam por conexões genuínas. Isso pode ser surpreendente, mas são as pequenas coisas que importam e que fazem uma grande diferença. Perguntar às pessoas sobre coisas que são frequentemente ignoradas pode despertar bons sentimentos nelas.

Exemplo de pergunta: “Qual foi a melhor coisa que aconteceu com você hoje?

Esta questão expressa um interesse genuíno na vida da outra pessoa. Ela também traz uma sensação geral de positividade e dá o tom para uma conversa agradável e boa.

3 – Use o humor como ferramenta

O humor é algo que raramente pode ser ignorado e ninguém resiste a uma boa risada. O humor conecta pessoas. No entanto, tenha cuidado para não dizer nada grosseiro ou algo que possa ser mal interpretado como piadas de mau gosto.

2 – Use eventos atuais e cultura pop para despertar interesse

Pergunte sobre algo que recentemente viralizou como uma música, um filme, um evento ou um prato de comida. Evite falar de política. A maioria das pessoas estabelece uma conexão com as coisas que acontecem no mundo ao seu redor.

1 – Peça um pequeno favor ou ajuda

Muitas pessoas não estão cientes desse truque psicológico simples, mas as pessoas adoram se sentir importantes e ninguém resiste a uma simples boa ação. Pedir informação para alguém ou ajuda em alguma coisa permite que elas saibam que estão em posição de domínio – mesmo que seja apenas por esse segundo – e a maioria das pessoas não se recusa a ajudar. Isso também ocorre pois geralmente a tarefa envolvida é bastante fácil e não requer esforço.

Por exemplo, “Por gentileza, você poderia me passar esse livro?” Ou “Por favor, posso pegar sua caneta emprestada por um segundo?”

Como manter a conversa fluindo

Nem sempre é fácil criar algo inteligente, divertido ou interessante para iniciar uma conversa em qualquer situação. Neste caso, seja você mesmo e seja sincero. Muitas vezes subestimamos o poder da sinceridade pura e simples. Se você estiver conversando com alguém e quiser manter contato com a pessoa mesmo após o término do bate-papo, pergunte se ela se sente da mesma maneira primeiro e, em seguida, peça o número da pessoa ou seu perfil de alguma rede social. Você nunca sabe onde um encontro casual e conversa com alguém pode levar.

[Bright Side]

Comentários
Carregando...