7 criaturas assustadoras do fundo do mar que você nunca viu antes

Existem pessoas que sofrem com a Talassofobia – um medo profundo do oceano e tudo o que está relacionado – em contraposição à maioria das pessoas, para quem o mar parece ser sinônimo de calmaria e tranquilidade.

Porém, escondidas nas profundezas do oceano, encontram-se criaturas bizarras, cuja aparência foge do conceito “paz” que uma linda praia pode oferecer.

Antes de ver essas criaturas, que tal assistir nosso vídeo sobre os mistérios do oceano?

7 – Miracéu

Foto: Levent Konuk | shutterstock

Conhecido como miracéu por seus olhos estarem situados no topo de sua cabeça, o Uranoscopidae enterra seu corpo plano sob a areia para assim espreitar sua presa.

Daí ele ataca impiedosamente, de forma que seu comportamento não deixa de ser assustador.

6 – O mortal pepino do mar

Foto: Evok20 | shutterstock

Os pepinos do mar podem ser encontrados facilmente no fundo do mar e sua aparência de fato esconde seu grau de nocividade:  quando assustados ou atacados por um predador, algumas espécies de pepino do mar liberam um químico tóxico conhecido como holothurin, que tem a capacidade de matar animais ao redor.

5 – Lesmas do Mar

Foto: : dfg.ca.gov

As lesmas do mar possuem uma coloração estranha, misturando tons de vermelho sangue com um tom de azul neon que quase a faz parecer estar em chamas.

A maioria das lesmas do mar é carnívora e algumas têm mandíbulas afiadas e muitos dentes, usados ​​para rasgar a carne de uma presa.

Algumas espécies podem chegar a ter mais de 30 cm de comprimento.

4 – Crustáceos gigantes

Foto: © Oceanlab, Universidade de Aberdeen, Reino Unido

Crustáceos gigantes são comuns no fundo do mar e eles possuem aparências assustadoras.

Este crustáceo da foto acima foi um dos sete anfípodes “supergigantes” descobertos pelos cientistas em 2011, enquanto exploravam uma das trincheiras mais profundas da Terra, a fossa de Kermadec (ou Kermadec Trench), na costa nordeste da Nova Zelândia.

Esses crustáceos são 20 vezes maiores que seus semelhantes que já conhecemos, sendo os maiores anfípodes (Alicella gigantea) já encontrados.

3 – Isópodes gigantes

Reprodução: NOAA OCEAN EXPLORER | REA

Essa não é uma imagem fácil para quem tem fobia de insetos, ainda lembrando que os isópodes gigantes podem chegar a ter mais de 40 cm de comprimento.

2 – Medusa de cristal

Reprodução: © Oceanlab, Universidade de Aberdeen, Reino Unido

Chamado de Aequorea do fundo do mar ou também de “medusa de cristal”, esta criatura tem um corpo translúcido e tentáculos longos que a fazem parecer sobrenatural.

1 – Tamboril

Reprodução Jared Benney | flickr.com

Esse peixe assustador sem dúvida virou o pesadelo das crianças desde que perseguiu Nemo e Dory em “Procurando Nemo”, o tão famoso filme da Pixar.

Para atrair a presa, o peixe de aparência assustadora usa uma “vara de pescar” bioluminescente, que na verdade é um pedaço de espinha dorsal repleto de milhões de bactérias que brilham no escuro.

Assustadores ou nem tanto assim? Qual deles mais te causou repulsa ou calafrios? Conte pra gente nos comentários!

[Live Science]

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.