6 fatos históricos que você aprendeu, mas não são verdadeiros

A história, principalmente aquela mais antiga, normalmente está sujeita a inverdades e fatos distorcidos. Aquela versão de uma passagem histórica que você aprendeu na escola ou com seus pais pode, na verdade, não estar correta, ou ter sido alterada em alguns pontos. Nesta lista, você confere algumas histórias que ouvimos, mas que não são bem verdadeiras.

1. Capacete dos vikings.

Você certamente já viu em filmes ou jogos vikings utilizando capacetes com chifres. Entretanto, arqueólogos não garantem que, na verdade, esses guerreiros realmente usavam capacetes deste tipo. O fato é que eles eram encontrados em algumas tumbas, o que leva alguns arqueólogos a sugerir que eles eram utilizados em rituais, e não em batalhas.

Mistérios do Mundo
© depositphotos

2. A orelha de Van Gogh

Outra história bastante famosa é a da orelha do pintor Van Gogh. De acordo com alguns autores, ele teria cortado sua orelha e depois enviado-a para sua amada. Mas na verdade, tudo teria acontecido depois de uma discussão com um amigo, em que Van Gogh acabou atacando-o com uma navalha. Na mesma noite, por remorso (ou loucura), o pintor cometeu o ato de auto-mutilação.

Mistérios do Mundo
© wikimedia © wikimedia

3. Stonehenge

O Stonehenge ainda é um dos monumentos mais misteriosos do mundo. Ninguém sabe ao certo o que ele significa, ou para que servia. O fato é que, hoje em dia, ele está bastante diferente em relação a como era no passado.

Mistérios do Mundo
© pixabay © @StonehengeEH

4. Napoleão e o nariz da Esfinge.

A história mais famosa sobre o nariz da Esfinge diz que ele foi destruído por Napoleão e seu exército durante um ataque em 1798. Entretanto, o viajante dinamarquês Frederic Norden já havia falado em uma nota escrita em 1737 que a Esfinge estava sem o seu nariz.

Mistérios do Mundo
© wikipedia

5. Poemas de Ossian

Ossian teria sido um bardo celta do século 3, e seus poemas supostamente foram traduzidos pelo escocês James McPherson. Entretanto, quando McPherson foi questionado sobre os manuscritos originais do bardo, ele se esquivou do assunto, fazendo com que se criassem dúvidas a respeito da veracidade dos poemas, e transformando-os em um mito.

Mistérios do Mundo
© wikipedia © wikipedia

6. A chegada dos europeus na América.

Dizer que a América foi descoberta pelos europeus não é lá tão adequado, já que haviam sociedades bem estabelecidas por aqui. Entretanto, é bastante difundido que Cristóvão Colombo foi o primeiro europeu a chegar na América, em 1492. Mas na verdade os vikings já haviam feito isso ainda no século 10, mas sem o intuito de colonizar a região. Naquela época teria acontecido o primeiro contato genético das populações da América com europeus.

Mistérios do Mundo
© wikipedia © depositphotos

via Bright Side.

Comentários
Carregando...