Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

5 técnicas de manipulação utilizadas para enganar você diariamente que você não tinha percebido antes

Todos os dias somos submetidos à milhares de técnicas manipulativas, seja com o intuito de que acreditemos em uma ideologia ou ainda que despendamos do nosso tempo e dinheiro fazendo algo que na verdade é interesse de outro.

Nesta matéria você verá cinco das técnicas mais utilizadas, tanto pelos meios de comunicação como pelas pessoas de uma forma geral. Veja as técnicas mais utilizadas para manipular e preste atenção para não cair nelas:

5 – Driblando o ego

Mistérios do Mundo

Dependendo do veículo de manipulação, você terá diferentes tipos de abordagem. Desde uma piada que abra um espaço psicológico para que a informação entre, como também um ataque à sua autoestima (negativo ou positivo), você prontamente se tornará mais apto a aceitar a informação que venha em seguida.

Por exemplo, os centros de beleza costumam muitas vezes utilizar os pontos negativos de sua aparência para que você aceite um dos procedimentos para mudá-los. Já no trabalho, você pode ser elogiado por algum ponto positivo para que conceda o espaço psicológico necessário aos outros pedidos. Preste atenção nisso!

4 – O uso do sorriso

Mistérios do Mundo

Como o bem-estar é contagiante, normalmente manipuladores, principalmente quando querem te vender algo, irão sorrir. Dificilmente você irá resistir a uma abordagem alegre e por isso deve ficar atento à simpatia ou cortesia em excesso, pois geralmente se trata de uma técnica de manipulação.

3 – Técnica “Porta na Cara”

Nessa técnica, a pessoa poderá fazer um pedido exorbitante – que será negado por você – para depois fazer um menor – que será aceito já que você foi condicionado.

Funciona da seguinte maneira: um atendente liga em sua casa e pede para você responder 30 perguntas. Você, vendo a grande quantidade de questões, prontamente poderá inventar uma desculpa para não responder. O atendente pede então que você responda apenas cinco e, comparando com o pedido anterior, você aceita prontamente.

Essa técnica é usada para induzir alguém a fazer algo, apresentando algo maior antes para que o pedido menor seja aceito sem dificuldade.

2 – Técnica “Pé na Porta”

O princípio do pé-na-porta começa-se por pedir ao sujeito que ele faça algo mínimo (o ato aliciador), mas que esteja relacionado ao objetivo real da manipulação, que se trata de algo bem mais importante (ato custoso). Ainda no exemplo das questões, ao responder as cinco perguntas, você estará muito mais propenso a responder dez, vinte ou trinta por ter feito algo mínimo anteriormente.

1 – Dissonâncias cognitivas

Mistérios do Mundo

Esta técnica é muito perigosa, pois consiste num conjunto de técnicas que compõem uma contradição entre os elementos do psiquismo de um indivíduo, sejam eles seus valores, sentimentos, opiniões, recordações de um ato, conhecimento etc.

Usando as técnicas mencionadas acima, gera-se a dissonância cognitiva e, neste caso, muitas vezes o indivíduo é exposto às perguntas públicas que vão contra aos seus valores. Consistindo numa forte tendência em reorganizar seus pensamentos e atos, vindo a racionalizá-los, a tensão do comportamento oposto é reduzida e assim o indivíduo passa a aceitar aquilo como comum.

Tenha cuidado!

[Modern Machiavelli] [Maquiavel Pedagogo, Pascal Bernardin]

Comentários
Carregando...