5 realidades enfrentadas por quem está começando a tocar violão

1 – No começo, poucos vão ter paciência com você

Um dos maiores problemas enfrentados pelos que estão aprendendo a tocar violão (bem como outros instrumentos também) é o fato de que, no começo, o som do instrumento pode ser irritante. Já que você não tem a habilidade para tocar boas músicas ainda, é possível que as pessoas que dividem a casa com você peçam para que você ‘se isole’ quando for praticar. Nesses casos, é bom estar perto de pessoas que o incentivem, ou então procurar um lugar tranquilo, onde você não vai incomodar ninguém.

2 – Tocar violão, no começo, pode ser doloroso

Como no começo você ainda não terá os famosos calos nos dedos, andar pelas cordas do instrumento pode causar algum desconforto. Dependendo de como você bater nas cordas, também. No entanto não é bom acostumar a tocar violão apenas com palhetas, já que isso pode acabar gerando um vício prejudicial para o futuro. Importante é não desistir, ter perseverança e esperar que seus dedos se acostumem ao violão.

3 – Até aprender a afinar o violão, esteja preparado para ‘incomodar’ bastante seu professor

Os que tem alguma intimidade com o violão sabem que antes de começar a tocar uma música é importante ajeitar a afinação do instrumento. No entanto, essa tarefa não é tão fácil para os iniciantes, por isso, esteja preparado para pedir várias vezes para que seu professor ajeite sua afinação. Ou, então, se você é autodidata, umas boas horas assistindo vídeos e lendo alguns tutoriais podem lhe ajudar.

4 – Como em quase tudo, a perfeição vem com a prática

Até que você alcance certa prática com as posições de cada acorde, é normal que o som não seja tão claro e bonito como você esperava. Mas com um bom treinamento e paciência, em pouco tempo você estará reunindo pessoas ao seu redor para ouvi-lo.

5 – Apesar da dificuldade, o esforço vale a pena!

O violão é um dos instrumentos mais tocados ao redor do mundo por conta da sua praticidade e simplicidade. Você pode levá-lo a quase todos os lugares, e se você tem alguma técnica, pode encantar seu grupo de amigos ou embalar sua banda. Se a sua vontade é fazer bonito com o instrumento, tenha força de vontade e vá em frente! No final, vai valer a pena.

Comentários
Carregando...