5 desafios de lógica que requerem uma boa imaginação

Gosta de desafios? Então esse post é para você. Tente resolver essas charadas:

As respostas estão no final da página.

1.

Em um hospital psiquiátrico, há um médico e vários pacientes. Depois de tomar um novo medicamento, todos os pacientes acabaram desenvolvendo uma doença que fazia com que eles tentassem morder alguém uma vez por dia. Felizmente, esse efeito colateral durou apenas uma semana. Quando tudo voltou ao normal, o médico percebeu que cada um dos pacientes tinha duas mordidas, mas ele havia sofrido 100 mordidas. Quantos pacientes havia no hospital?

2.

Um paciente de um hospital psiquiátrico é um mentiroso compulsivo. Ele não é perigoso, mas todos os dias ele inventa uma nova profissão e tenta convencer os outros de que ele é especialista naquilo. Para provar isso, um médico lhe dá tarefas relacionadas ao trabalho com uma condição: se ele lidar bem com elas, isso significa que ele está dizendo a verdade, e depois pode ir para casa. Mas o paciente sempre nomeia os trabalhos errados e falha nos testes.

Certa manhã ele diz: “Eu sou um ferreiro, tenho certeza absoluta”. Então o médico deu a ele 5 correntes diferentes, cada uma com 3 elos e pediu para fazer uma corrente. Ele poderia separar e combinar apenas 3 ligações. No dia seguinte, ele foi mandado para casa. Como ele conseguiu completar o desafio?

3.

Em uma pequena cidade, havia um relojoeiro antigo. Todos achavam que ele era louco. Ele era um eremita e estava muito preocupado com seu relógio. Certa vez, ele criou o relógio mais magnífico do mundo. Todos os ricos queriam obter este relógio e ofereciam enormes quantias de dinheiro, mas o velho recusou as ofertas. Um dia, ele disse: “Se um de vocês resolver um enigma, eu lhe darei meu relógio”. Muitas pessoas queriam tentar, então ao meio-dia, uma enorme multidão estava reunida em sua loja.

O relojoeiro pegou 9 relógios de bolso e disse: “Estes relógios devem ser colocados em exibição em 10 fileiras, 3 itens de cada vez”.

Uma pessoa resolveu este enigma em 10 minutos e conseguiu a obra-prima. Você pode resolvê-lo também?

4.

Um supermercado passou por três roubos, sendo um em janeiro, outro em abril e o último em junho. A câmera de segurança gravou os seguintes vídeos:

O segurança do estabelecimento prestou mais atenção e percebeu um detalhe que resolveu tudo.

O que foi que ele percebeu?

5.

Em um hospital psiquiátrico, um pintor estava pintando as paredes do saguão principal. A tinta era não-tóxica, então os pacientes mais calmos podiam circular por ali e observar o trabalho do pintor. Quando ele estava pintando uma das paredes, um paciente foi até ele e tiveram a seguinte conversação:

“Você está segurando firme este pincel?”.

“Hmm. Sim”.

O que o paciente disse para ele depois disso?

Respostas

1.

Solução: se marcarmos o número de pacientes como X, o número total de mordidas em uma semana é de 7X, e o número de mordidas entre os pacientes é de 2X. Assim, o número de mordidas do médico é igual a 7X – 2X, que é igual a 100:

7Х – 2Х = 100

Х = 20

2.

O ferreiro separou 3 elos de uma corrente e conectou 4 correntes usando estas 3 ligações.

3.

É possível colocar 9 relógios em 10 linhas (3 relógios por linha) desta maneira:

© depositphotos

4. 

Foi a mulher grávida. O oficial de segurança notou que em janeiro ela parecia estar grávida de 6 a 7 meses. Em junho, ela ainda estava igual.

5. 

“Que bom. Vou pegar a escada, então”.

via BrightSide.

Comentários
Carregando...