5 curiosidades sobre Norilsk, uma das cidades mais frias e poluídas do mundo

Carro coberto de neve em Norilsk / Créditos da Foto: By Андрей Романенко - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=16397585

Localizada próxima ao Círculo Polar Norte, a cidade russa de Norilsk é uma das frias do mundo. Além disso, é considerada como um dos lugares mais poluídos de todo o planeta. Confira nessa lista 5 fatos curiosos sobre essa cidade.

1 – A temperatura em Norilsk pode alcançar -30ºC no inverno

De acordo com o portal ‘Climate-Data‘, a temperatura de Norilsk, durante o inverno, pode alcançar -30ºC. Mesmo no verão, as temperaturas máximas rondam os 10ºC.

2 – Norilsk é uma das 10 cidades mais poluídas do mundo

Se a cidade chama atenção por conta do frio extremo, a poluição também é um dos fatores impressionantes sobre Norilsk. Segundo o ‘WorstPolluted‘, do Blacksmith Institute, Norilsk se encontra entre as 10 cidades mais poluídas do mundo, principalmente por conta da presença de indústrias de metal.

3 – A expectativa de vida dos trabalhadores da indústria em Norilsk é de 10 anos a menos que os empregados de outras localidades da Rússia

Uma matéria de 2003 do ‘TheGuardian‘ afirma que já naquela época a expectativa de vida dos trabalhadores da região era de 10 anos a menos em comparação com o resto da Rússia.

4 – Cerca de 2 milhões de toneladas de dióxido de enxofre são liberados anualmente na cidade

A mineração e a indústria de metais em Norilsk faz com que cerca de 2 milhões de toneladas de dióxido de enxofre sejam liberados por ano na cidade, de acordo com informações da ‘NBC News‘. Além disso, o solo apresenta altas quantidades de cobre e níquel.

5 – Estrangeiros só podem entrar na cidade a partir de autorização oficial

De acordo com a ‘GazetaRussa‘, é proibida desde 2001 a entrada de estrangeiros na cidade, exceto em casos em que exista autorização oficial.

Comentários
Carregando...