Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

5 curiosidade sobre o Homem-Aranha

O Homem-Aranha é um dos heróis favoritos de muita gente, mas há muitas coisas que a maioria das pessoas não sabe sobre o “amigão da vizinhança”. Confira agora 5 curiosidades que você possivelmente não conhecia sobre o Homem-Aranha.

1) Qual vilão chegou mais perto de derrotar o Homem-Aranha?

Foi “Kraven, o Caçador” na história intitulada A última caçada de Kraven, de 1987 (lançada no Brasil pela editora Abril em 1991). O vilão, cansado de ser humilhado, dopa o Aranha e o enterra vivo por duas semanas, apenas para provar que é capaz de vencê-lo. Durante esse período, se veste como o herói e sai por Nova York arruinando a sua imagem. Quando finalmente acorda, o Homem-Aranha consegue se desenterrar e ir atrás do inimigo. A aventura tem um desfecho trágico: Kraven acaba se suicidando com um tiro na boca.

Mistérios do Mundo

2) Em que revista o Aranha fez sua primeira aparição no Brasil?

O amigão da vizinhança lançou suas teias pela primeira vez no Brasil em 1968, no Álbum Gigante (4° série) 11, da antiga Ebal – Editora Brasil-América. Hoje, a revista é um item raríssimo, sendo muito disputada em sites de leilões mundo afora.

Ao longo das décadas, o aracnídeo estrelou mais de dez revistas próprias no Brasil (sem contar dezenas de edições especiais, almanaques e minisséries) e passou pelas seguintes editoras: Eba, Bloch, RGE (Rio Gráfica Editora), Abril e atualmente tem suas histórias publicadas pela Panini.

3) O Homem-Aranha já teve um carro

Com o intuito de vender carros de brinquedo, em 1974 na revista Amazing Spider-Man 130, o Aranha pediu a ajuda do Tocha Humana para desenvolver um bugue com motor não poluente. O veículo, que foi chamado de “aranhamóvel”, durou poucas edições devido às críticas dos leitores.

Mistérios do Mundo

4) Como funciona o lançador de teias?

Quando decidiu usar seus poderes para combater o crime, Peter Parker, que sempre foi um gênio científico, desenvolveu um lançador e um fluido muito similar à teia de aranha. Depois que produz o fluído, ele é acondicionado em pequenos cartuchos, que ficam em uma espécie de bracelete sob o uniforme. Para dispará-lo, o herói só precisa apertar um botão na palma da mão.

A engenhoca é tão eficiente que o Aranha controla a forma da teia que pode ser expelida como uma corda, um spray (para fazer redes e armadilhas) ou um líquido adesivo.

Nos quadrinhos, esse fluido de teia foi mais uma sacada dos autores para mostrar o infortúnio de Peter. Se o vendesse para a indústria, certamente ficaria rico. Mas isso revelaria sua identidade secreta.

No cinema, porém, a teia já foi produzida no próprio corpo do herói.

5) Qual foi o primeiro vilão que o Homem-Aranha enfrentou?

O primeiro adversário do nosso aracnídio não foi nenhum “peso-pesado”. O privilégio coube ao Camaleão, um espião da antiga URSS que vendia segredos dos Estados Unidos chamado Dimitri Smerdyakov.

Como o próprio nome diz, ele era um mestre dos disfarces. No início ele se “transformava” usando máscaras. Depois, criou um soro que tornava sua pele maleável – podendo assumir a aparência que quisesse – e um cinto computadorizado capaz de mudar suas roupas.

Em uma de suas aparições mais marcantes, criou dois seres idênticos aos pais de Peter Parker. Como queria vingar a morte de Kraven, o Camaleão achou que o jovem fotógrafo, por ser muito ligado ao Aranha, revelaria a identidade secreta de seu “amigo”. O plano deu errado, e o Aranha derrotou o vilão.

Comentários
Carregando...