4 fatos curiosos sobre as mãos que provavelmente você não sabia

Nossas mãos são de fato um incrível presente da natureza a nós: com elas podemos não só produzir diversas coisas, como também podemos tocar instrumentos e usá-las para quaisquer atividades que desejamos desempenhar.

Por mais que “ter mãos” seja algo comum a você, devemos ser sempre gratos à evolução por desenvolver com tamanha perfeição esta parte do corpo tão útil. Veja a seguir 4 fatos impressionantes sobre as mãos que talvez você nunca tenha pensado antes:

Nossas mãos permitiram a evolução humana

Podemos observar isso através da arquitetura que desenvolvemos, já que ela poderia apenas ser criada com os quatro dedos lineares e um polegar opositor, assegurando a firmeza e possibilidade de mobilidade que apenas os seres humanos possuem.

Ou seja, todas as grandes obras de grandes impérios, se devem às mãos.

Nós de fato falamos com as nossas mãos

Mistérios do Mundo

Geralmente falamos que os italianos falam com as mãos, porém todos nós fazemos isso. Independentemente de sua nacionalidade, o ato de falar com as mãos está relacionado com a “Área de Broca” do cérebro, responsável pelo processamento, composição e compreensão de fala, além de produzir os tais movimentos com as mãos que nós tanto conhecemos.

As mãos são a base de nosso sistema numérico

Você já percebeu que os algarismos existentes são apenas 10 e todos os outros são variações destes mesmos 10?

Isso se deve às mãos, que desde os mais remotos tempos definiram nosso sistema numérico. No passado usávamos as nossas mãos para contarmos frutas, sementes, animais, entre outros, porém do século V em diante desenvolvemos sistemas mais aprimorados de contagem.

As mãos são as mesmas há 3 bilhões de anos

Mistérios do Mundo

É isso mesmo: a nossa espécie, Homo Sapiens, e também suas espécies anteriores possuem o mesmo “design” de mãos, como comprovam alguns estudos feitos na área. Durante o período carbonífero existe a possibilidade de que os primeiros tetrápodes que saíram das águas evoluíram para seres com estruturas de cinco dedos, até selecionarem-se às espécies mais inteligentes.

Alguns animais também se mostraram ter dedos nas extremidades de suas patas, o que tornou a evolução mais propícia aos seres que tinham cinco dedos.

Incrível, não é mesmo?

[How Stuff Works]

Comentários
Carregando...