33 fatos que você provavelmente não sabia sobre seu corpo

Você provavelmente acredita que conhece seu próprio corpo mais do que qualquer outra coisa, não é mesmo? Afinal, você é quem o alimenta, nutre, olha no espelho e a usa para caminhar por esse mundo. Mas você tem alguma ideia de que tem o poder de digerir metal? Ou que toda vez que você pisca você está tirando uma ‘mini soneca’? Ou que o seu dedo mindinho é o seu dedo mais forte?

A seguir, você descobrirá que o conhecimento que temos sobre essa máquina incrível é muito pouco comparada ao seu verdadeiro potencial. Veja só nosso vídeo sobre 33 fatos que você provavelmente não sabia sobre seu corpo:

Versão em texto:

33 – Seu coração consegue bombear com pressão suficiente para espirrar sangue a 9 metros de distância.

32 – Você possui 97.000 km de veias, artérias e vasos capilares. Se fossem alinhados, eles dariam duas voltas e meia em torno da terra.

31 – Entre o nascimento e a morte o corpo humano passa de 300 para apenas 206 ossos. Além disso, ¼ de seus ossos está em seus pés – os bebês têm mais 94 ossos do que os adultos.

© Shutterstock

30 – A única razão pelo qual o ácido em seu estômago não devora o próprio, é porque as suas células se renovam mais rápido do que são destruídas. Por falar nisso, o ácido do seu estômago é forte o suficiente para dissolver lâminas de barbear.

29 – Os astronautas podem ficar até 5 cm mais altos no espaço por causa da ausência de gravidade, que faz com que as vértebras se separem e a coluna se expanda.

28 – Em média, um homem produz 8 trilhões de espermatozoides durante a vida. Em cada ejaculação, são liberados entre 250 e 500 milhões.

© Shutterstock

27 – É impossível respirar e engolir ao mesmo tempo.

26 – Seus olhos são sempre do mesmo tamanho desde o nascimento até a morte, mas o nariz e as orelhas nunca param de crescer.

25 – Em média, uma pessoa produz saliva suficiente em sua vida para encher duas piscinas.

© Shutterstock

24 – As impressões da sua língua são tão únicas quanto suas impressões digitais.

23 – Humanos liberam cerca de 600.000 partículas de pele a cada hora. Em média, trocamos 600 vezes de pele ao longo da vida.

22 – Os seres humanos piscam em média 24 vezes por minuto. Isso equivale a mais de 23 mil piscadas por dia.

*Levando em conta 8 horas de sono por dia.

© Shutterstock

21 – O masseter é o músculo mais forte do corpo humano. É o responsável pelo movimento de abre e fecha da nossa boca, seja para mastigação ou para fala. Ele garante que uma mordida de 2 segundos possa pesar 124 kg.

20 – Enquanto acordamos, seu cérebro produz eletricidade suficiente para acender uma lâmpada.

19 – O olho humano é equivalente a uma câmera de 576 megapixels.

© Shutterstock

18 – 50% da força da sua mão vem do dedo mindinho.

17 – Os humanos não conseguem digerir mato. Para isso, precisaríamos de vários estômagos, como as vacas, que possuem 4 cavidades, responsável pelo longo processo de alimentação.

16 – Quando uma pessoa é atingida por um raio, ela pode apresentar desenhos chamados figuras de Lichtenberg.

View this post on Instagram

To be struck by lightning is a dangerous & frightening ordeal & sometimes fatal. This is what happens if you are struck by a lightning strike. These scars are known as Lichtenberg figures. The electrical discharges leaves a painless reddish/brown fern-leaf pattern or ‘tattoo’ scar known as a Lichtenberg figure on the surface of the insulating material inside your body. Lichtenberg figures I usually disappear in a few hours/days. They are named after Georg Christoph Lichtenberg, a German physicist, who described them in 1777, while experimenting with static electricity. . Swipe left to see how to survive a lightning strike ⬅️. . #medicine #lightningstrike #georglichtenberg#howtosurvivelightningstrike #lichtenbergfigures #students #medicalstudents #doctors #doctorsworldwide #community #medicalcommunity #family #share #comment #follow #medschool #viral #trending #meded #insta #instagram #explorepage #explore #shoutout #growing #tagafriend #tagacolleague #medideological

A post shared by Med Ideological (@med_ideological) on

15 – Os dentes são a única parte do corpo humano que não pode se auto reparar.

14 – Podemos considerar nojenta e limpá-la sempre que possível, mas a cera de ouvido é necessária e serve como um escudo para os nossos ouvidos.

13 – Seu olfato pode se lembrar de até 50.000 odores, além disso as mulheres cheiram e identificam os aromas melhor que os homens.

© Shutterstock

12 – Mesmo que o cérebro processe sinais de dor, ele é o único órgão que não sente qualquer dor.

11 – Os músculos de foco nos seus olhos se movem por volta de 100.000 vezes por dia.

10 – O corpo humano é formado por 7 octilhões de átomos e possui aproximadamente 10 trilhões de células. E mais surpreendentemente ainda, é o número de bactérias vivendo dentro de você: 40 trilhões.

© Shutterstock

9 – Quando você fica acordado, o revestimento do seu estômago fica vermelho também.

8 – São necessários 17 músculos para sorrir e 43 para franzir a testa.

7 – Ao contrário do que pensa a crença popular, o suor não cheira mal. O odor corporal é causado quando as bactérias da pele se alimentam dele.

© Hans Reniers / Unsplash

6 – Dentro do seu umbigo, vivem milhares de bactérias que poderiam literalmente formar um ecossistema semelhante ao de uma floresta tropical.

5 – Segundo a maioria dos cientistas, os humanos são os únicos animais que produzem lágrimas emocionais.

4 – Seu cérebro consome cerca de 20% de todo o oxigênio e calorias do seu corpo.

© Robina Weermeijer / Unsplash

3 – Você fica cerca de 1 cm mais baixo durante a noite. Isso ocorre porque a cartilagem entre os ossos é comprimida ao longo do dia.

2 – Seus pés tem meio milhão de glândulas sudoríparas, que produzem mais de meio litro de líquido todos os dias.

1 – E para finalizar, o corpo humano pode parecer frágil, mas é possível sobreviver mesmo com a remoção do estômago, do baço, 75% do fígado, 80% dos intestinos, um rim, um pulmão e praticamente todos os órgãos da região pélvica e da virilha.

© Shutterstock

Qual dessas curiosidades mais te impressionou? Conte para a gente nos comentários!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.