25 coisas sobre o Antigo Egito que você precisa conferir

O Antigo Egito é repleto de mistérios e histórias fascinantes. Apesar de todo a atenção que dada pelo cinema e literatura para esse período da humanidade, muitas curiosidades talvez ainda não tenham chegado até você. Por isso, nesta lista você confere 25 fatos de interessantes sobre o Antigo Egito. Confira:

25. Os antigos egípcios eram muito tolerantes a problemas de ordem genética e médica. O nanismo, por exemplo, era muito comum entre eles. Entretanto, os anões eram muito respeitados. Amenemope, um faraó da 21ª Dinastia, escreveu que os cuidados pelos idosos, doentes e com problemas físicos era uma questão moral.

livescience.com

24. Os faraós vestiam barbas falsas, metálicas, para imitar a aparência de Osíris – que de acordo com a mitologia, tinha o dever de julgar os mortos.

mentalfloss.com

23. As mulheres do Egito Antigo usavam excremento de crocodilos como método contraceptivo. Hoje sabemos que as fezes dos crocodilos são levemente alcalinas, como os espermicidas atuais. Por isso, talvez a técnica funcionasse.

dailymail.co.uk

22. Existe muitas indicações que apontam que os antigos egípcios eram gênios da matemática e astrologia. Foi descoberto, por exemplo, que a localização das pirâmides de Giza se alinham perfeitamente com o Cinturão de Orion.

therichest.com

21. Alguns faraós cobriam seus servos de mel para que as moscas ficassem presas no corpo dos escravos, e não incomodassem o faraó.

telegraph.co.uk

20. Os egípcios gostavam de gastar o tempo livre jogando jogos de tabuleiro. Existem vários jogos, como ‘Mehen’ e ‘Mancala’. Entretanto, o mais famoso é o ‘Senet’, um dos jogos mais antigos do mundo, datando de cerca de 3100 a.C.

ancienthistorylists.com

19. A higiene e aparência eram muito importantes para os antigos egípcios. Os homens costumam depilar todo o corpo, e usavam flores e aromas. Como era de se imaginar, os faraós é que ficavam com as fragrâncias mais luxuosas.

reshafim.org

18. O Rio Nilo foi de imensa importância para o Egito Antigo, já que era a principalmente fonte de água do Egito.

thekeep.org

17. O monumento conhecido como Agulha de Cleópatra é um obelisco gigante, transportado de Alexandria para Nova Iorque em 1881. O monumento sofreu mais danos durante o curto tempo em território estadunidense do que em seus 3 mil anos no Egito. A poluição e chuvas ácidas são os principais culpados pelos danos.

geocaching.com

16. As mulheres, no Egito Antigo, tinham direitos praticamente iguais aos homens, à exceção de suas ocupações. As mulheres podiam casar e se divorciar com quem quisessem; podiam ficar nos empregos que quisessem, mas tinham algumas limitações; administravam propriedades; compravam e vendiam o que queriam e podiam viajar livremente.

ancient.eu

15. Os hieróglifos levavam muito tempo para ser produzidos, e eram empregados apenas nos textos mais importantes, como inscrições em túmulos. Textos comuns eram escritos em hierático – uma forma simplificada dos hieróglifos.

historyextra.com

14. Uma das estruturas mais famosas feitas por seres humanos, a Grande Pirâmide de Giza foi construída com aproximadamente 2,5 milhões de blocos de calcário, pesando cerca de 2,6 toneladas cada. O total de massa da pirâmide é de mais de 6,3 milhões de toneladas.

sacredsites.com

13. Um dos faraós mais famosos do Egito, Ramses II reinou o país por 60 anos, e acredita-se que tenha sido pai de 100 filhos. Ele morreu aos 90 anos, uma idade extremamente avançada para a época.

nationalgeographic.com

12. A palavra “faraó” pode ser traduzida para “casa grande”. Ela era utilizada para se referir ao palácio do rei e sua grandeza, e não para o rei especificamente.

ancientegypt.co.uk

11. Um dos mitos mais comuns sobre o Antigo Egito é que quando um faraó morria, suas famílias, servos e oficiais eram enterrados vivos com eles. Esse tipo de sacrifício humano realmente ocorreu algumas vezes durante a história do Egito, mas não era uma prática comum.

historyoftheancientworld.com

10. Homens e mulheres se maquiavam no Antigo Egito. Mas nem tanto por beleza, e sim para se proteger do vento e da areia, bem como queimaduras do sol.

historyembalmed.org

9. Quando um corpo humano era mumificado, todos os órgãos internos eram removidos do corpo, à exceção do coração. Os egípcios acreditavam que o coração era a fonte da sabedoria humana, bem como as emoções, memória, alma e a personalidade.

touregypt.net

8. Os egípcios foram os primeiros a adotar o ano de 365 dias, semelhante ao ano solar. Eles fizeram isso para saber quando o Rio Nilo iria inundar. O primeiro calendário foi feito aproximadamente em 3000 a.C.

crystalinks.com, britannica.com

7. As pirâmides do Egito não apenas são as mais velhas das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, mas são também as únicas que sobrevivem até hoje. Um provérbio árabe captura perfeitamente a resistência das pirâmides: “O homem teme o tempo, o tempo teme as pirâmides”.

factretriever.com

6. Os gatos eram as criaturas mais sagradas para os antigos egípcios. Quando um gato morria, cada membro da família cortava suas próprias sobrancelhas em sinal de luto. Gatos mortos ocasionalmente eram mumificados e enterrados em um cemitério especial.

therichest.com

5. Poucas mulheres alcançaram o status de governantes do Antigo Egito. Algumas das mais notáceis rainhas foram Nefertiti, Hatsheput, Neithikret, Sobekneferu e – a mais famosa – Cleópatra.

ancient-egypt-online.com

4. Cleópatra foi descrita como uma mulher de beleza incrível, alguém a quem era brilhante observar. Entretanto, estudos recentes baseados nos seus bustos e retratos em moedas sugerem que ela possuía uma aparência “comum”, com um visual possivelmente masculino e com nariz de gancho.

heritagedaily.com

3. Um mito popular conta que foram os soldados de Napoleão que quebraram o nariz da Esfinge. Entretanto, esboços da Esfinge, criados décadas antes de Napoleão, indicam que o nariz já não estava presente há mais tempo. Mesmo hoje não sabe bem quem ou o que causou a queda do nariz do monumento.

smithsonianjourneys.org

2. Textos antigos do Egito, bem como estudos modernos, indicam que um parasita extremamente perigoso, conhecido como “verme-da-Guiné”, era abundante na região. Uma vez que o verme está em estágio adulto, ele emerge da pele do hospedeiro. O verme pode alcançar cerca de 1m, e o processo para retirá-lo da pele é extremamente doloroso.

who.int

1. Muitas pessoas pensam que a tumba de Tutankhamon estava intacta quando Howard Carter a descobriu em 1922. Mesmo que “Tut” não tenha sido um grande faraó, seu túmulo recebeu varios tesouros valiosos. Entretanto, sua tumba não estava intacta, e já havia sido roubada várias vezes durante a antiguidade.

touregypt.ne

via List25.

Comentários
Carregando...