21 truques psicológicos que vão lhe fazer entender melhor as pessoas ao seu redor

1. Fechar os olhos

Se uma pessoa está falando com você e fecha os olhos, provavelmente ela está tentando se esconder do “mundo exterior”. Isso não significa necessariamente que ela está com medo de você, mas provavelmente a conversa não vai bem, e fechando os olhos ela consegue fazer com que você desapareça.

2. Tapar a boca com a mão

Se você está conversando com alguém e percebe que essa pessoa fala sempre com a mão na frente da boca, isso pode indicar que ela está insegura em relação ao que está falando. Em outras palavras, ela está figurativamente “segurando” a sua fala, para não deixar escapar algo indesejável.

3. Morder a armação dos óculos

Normalmente, quem morde a armação do óculos faz isso de forma quase inconsciente. Entretanto, isso normalmente está relacionado a algum problema emocional, ou estresse. Alguns especialistas explicam essa mania dizendo que a ponta da armação dos óculos incoscientemente faz com que a pessoa se lembra da tranquilidade de ser amamentado pela mãe, na infância. Além disso, morder uma caneta, lápis ou até mesmo mascar chiclete pode indicar a mesma coisa.

4. Destacar o rosto

Normalmente esse gesto indica atração por alguma outra pessoa. Quando colocamos o queixo nas mãos, estamos em outras palavras dizendo: “eu estou aqui, olhe para mim”.

5. Coçar o queixo

Normalmente as pessoas costumam coçar o queixo quando estão tendo de tomar alguma decisão. É bem provável que nesse momento, a pessoa em dúvida sequer saiba para onde está olhando, já que está mergulhada em pensamentos profundos.

6. Braços cruzados

Esse é um dos gestos mais populares e comuns. De maneira geral, os braços cruzados nos ajudam a nos “desligar” das outras pessoas, e costumamos fazer isso quando estamos irritados ou incomodados com algumac oisa.

7. Ajeitar a aparência

A forma como nos apresentamos para os outros quase sempre tem algo a ver com aquilo que pensamos sobre essas pessoas. Se uma mulher, por exemplo, está interessada em um homem, ela certamente tentará se apresentar da melhor maneira possível. Para isso, pode encolher os ombros, para destacar os seios, ou também cruzar as pernas. Mãos unidas e posicionadas para baixo são um sinal de atenção e interesse.

8. Inclinar-se para frente

Quando uma pessoa está gostando de alguém, ela tenta fazer contato com ela, e muitas vezes pode se inclinar para frente. Nessa posição, as pernas podem estar imóveis, mas o corpo se move de forma intuitiva.

9. Inclinar-se para trás

Se alguém se joga para trás na cadeira, provavelmente essa pessoa está demonstrando insatisfação ou incômodo, seja com a situação ou com quem quer que esteja falando com ela.

10. Se apoiar nos calcanhares

Não, não são apenas as crianças que fazem isso. Isso demonstra que a pessoa está se sentindo ansiosa por conta de algum problema.

11. Esfregar as mãos

Esfregar as mãos da maneira como mostra a imagem normalmente indica que a pessoa está tendo algum tipo de pensamento positivo sobre algo. Pode significar esperança, ambição e outras sensações semelhantes.

12. Aperto com as duas mãos

Se uma pessoa aperta a sua mão com as duas mãos, ela está tentando demonstrar para você que ela é uma pessoa em que você pode confiar.

13. Aperto de mão com uma das mãos virada para cima

Se alguém apertar sua mão da forma como mostra a imagem, com uma das mãos voltadas para cima, provavelmente ela está demonstrando simpatia. No entanto, caso ela tenha segurado sua mão por algum tempo, e somente depois colocado a segunda mão, virada para cima, aí então isso pode significar uma tentativa de mostrar “quem manda”.

14. Aperto de mão com uma das mãos virada para baixo

Já se você está segurando a mão de alguém com ela voltada para baixo, você está dizendo talvez incoscientemente que você está pronto para ajudar.

15. Aperto de mão com ‘tapinha’

É bastante comum que uma pessoa dê um leve tapa nas costas ou no braço ao encontrar um amigo ou conhecido. Essa mania, no entanto, pode significar que essa pessoa sofre com algum problema de comunicação, ou carência.

16. Ajeitar a gravata

O significado desse gesto depende muito da situação. Se um homem faz isso próximo a uma mulher atraente, provavelmente isso pode indicar algum tipo de atração. Entretanto, o gesto pode também significar desconforto.

17. Mexer na roupa sem motivo aparente

Sabe quando alguém parece estar retirando pelos ou cabelos da roupa, mesmo que a roupa esteja completamente limpa? Esse gesto normalmente indica que a pessoa está se sentindo deslocada, provavelmente por conta de algo que foi dito por alguém e que ela não concorda, porém não quer manifestar sua opinião.

18. Colocar os pés na mesa

Um gesto como esse pode expressar uma série de coisas: falta de educação, demonstração de poder ou até mesmo cuidados com a saúde. Psicólogos acreditam que ainda que você se sinta confortável nessa posição, você não deve se sentar assim fora de casa.

19. ‘Montar’ na cadeira

Ao sentar como mostra a imagem acima, a pessoa indica agressividade ou irritação.

20. Brincar com o sapato

Pernas cruzadas costumam ser uma das posições mais atraentes entre as mulheres. E ao brincar com o sapato, ela está tentando atrair a atenção para suas pernas.

21. Contato visual

Os olhos são as janelas da alma, e também uma forma muito boa de comunicação. Você pode ler todos os sentimentos e emoções de uma pessoa em seus olhos. Enquanto apaixonadas, as pessoas costumam ter suas pupilas dilatadas em até 4x o tamanho original. Já durante uma experiência estressante, os olhos ficam menores.

via: BrightSide.

Comentários
Carregando...