21 coisas que você provavelmente não sabia sobre a Maçonaria

Tida como uma das mais antigas organizações “secretas”, hoje em dia a Maçonaria não é assim tão misteriosa e secreta. No entanto, ela ainda gera muita curiosidade para várias pessoas. Nessa lista, você vai conferir uma série de fatos e curiosidades sobre esta antiga organização.

Veja:

1. Não é tão fácil assim precisar quantos maçons existem em todo o mundo, mas estima-se que este número esteja na casa dos seis milhões hoje em dia.

2. A maçonaria não é uma sociedade assim tão secreta. Seus membros podem livremente falar para os demais sobre a sua associação, porém devem guardar para si os segredos e detalhes das atividades realizadas.

Shutterstock

3. Os maçons devem acreditar em um “Ser Supremo”, mas não há nenhuma exigência específica de religião. Isto é, os associados podem ser cristãos, muçulmanos, etc.

4. Nos Estados Unidos e na maioria dos países a maçonaria não aceita mulheres. No entanto, essa regra já foi flexibilidade em alguns lugares da Europa.

5. Durante o nazismo, cerca de 80 mil a 200 mil maçons foram mortos por Hitler, que acreditava que a maçonaria era uma “ferramenta dos judeus”.

6. Em meados de 1800, uma mulher chamada Catherine Babington se escondeu em uma casa utilizada para encontros maçônicos durante vários dias para tentar descobrir o que eles faziam. Quando foi descoberta, ela foi mantida presa por um mês, até que, forçadamente, ela foi aceita na congregação, mas nunca participou de fato nos encontros.

Shutterstock

7. A discussão política é desencorajada e muitas vezes proibida em várias lojas maçônicas dos Estados Unidos – o que não acontece na Europa, por exemplo.

8. Nos EUA, os maçons são instruídos a não testemunhar contra outros maçons em julgamentos. A ideia de prestar um falso testemunho é menos “pecaminosa” para eles do que prejudicar um companheiro.

9. Além do famoso aperto de mão, os maçons possuem diversas outras formas de reconhecer um ao outro. Obviamente, muitos sinais, gestos, palavras e movimentos são secretos.

10. De acordo com as regras da maçonaria, homossexuais não são aceitos, e os homens que são casados devem apresentar autorização expressa de suas esposas para que ingressem na sociedade.

11. A participação nas atividades maçônicas implica na contribuição financeira do membro. Portanto, a sociedade exige que seus membros apresentam comprovação de quem terão renda suficiente para arcar com os gastos.

Shutterstock

12. O antigo texto estadunidense que apresentava as exigências para que alguém se tornasse membro da maçonaria exigia que a pessoa tivesse “nascido livre”, e proibia a adesão de pessoas que tivessem nascido como escravas, por exemplo. Obviamente, a exigência tornou-se obsoleta, e foi retirada da maioria das lojas maçônicas dos EUA.

13. Muitas pessoas relacionam os maçons aos “Illuminatis”, mas essa relação não faz muito sentido, já que os Illuminatis são tidos como uma sociedade ultrassecreta, que sequer há qualquer indício de sua real existência, enquanto os maçons não escondem o fato de serem uma sociedade organizada, e mantém em segredo apenas as suas atividades.

14. Um dos maçons mais famosos da história foi Charles Darwin.

15. Nos anos 1800, um homem chamado William Morgan anunciou que publicaria um livro revelando os segredos ocultos da maçonaria. Misteriosamente, ele acabou desaparecendo algum tempo depois, o que levou muitas pessoas a acreditar que ele teria sido assassinado por membros da maçonaria.

16. No Brasil, de acordo com os dados mais recentes, existem cerca de 210 mil maçons.

17. As alegorias maçônicas não possuem significados definitivos e “certos”. Cada membro pode ter a sua própria interpretação sobre elas, bem como sobre os símbolos da sociedade.

Wikicommons

18. Hoje em dia, sem o status de sociedade secreta, a maçonaria revela o horário de sues encontros. No entanto, no passado, a sociedade sequer entregava listas com o nome de seus membros, o que fazia com que ela fosse considerada ilegal em vários países.

19. A fundação da maçonaria remonta a meados de 1700, e ela supostamente teria sido fundada por pessoas ligadas à construção, arquitetura e engenharia.

20. O Papa Leão XIII gerou uma grande polêmica durante o seu papado por afirmar que a maçonaria era “O Reino de Satanás”.

21. Existe, nos Estados Unidos, uma teoria da conspiração que diz que a maçonaria foi responsável pela morte de John F. Kennedy. Não há, no entanto, nenhuma evidência para essas afirmações.

você pode gostar também
24 Comentários
  1. Edgar Mendy Diz

    Li rapidamente mas só duas coisas vou comentar, a mulher não tem cabida dentro dos templos porque ela pertence ao rito lunar, ou seja proteja o rolo, o homem e do rito solar, motivo pelo qual, trabalha dentro do templo, pergunta a igreja católica apostólica Romana porque as mulheres não eram missa ?
    Segundo o rito francês o moderno em sua grande maioria e agnóstico, e não se fala no grande arquiteto do universo e sim de liberdade, igualdade e fra5ernidade
    Creio que esse dois pontos são fundamentais para entender a maçonaria, somos todos livres pensadores

    1. Anônimo Diz

      Ainda há equívocos em seus comentários. Uma das premissas para o ingresso na Ordem é a crença num princípio Criador. O Rito Moderno não é agnóstico, assim como o Estado, ele é laico. Você deve ter uma religião, não importando qual ela é, mas de agnóstico não tem nada.
      Quanto a presença de mulheres, digamos site existe um outro segmento, uma outra Ordem homonima e está sim, possui lojas mistas, mas não fazem parte oficialmente da Maçonaria.

  2. Judson Diz

    Está completamente equivocado o ponto 10 do texto em que afirma que “a Maçonaria não aceita homossexuais”. Aceita sim. Desde que com a notória discrição e livre de qualquer conduta escandalosa. O mesmo conceito aplicado a todos os seus membros independentes de orientação sexual.

  3. Valderli de Souza Silva Diz

    Boa noite gostaria de ser um maçom porque sou um simpatizante da ordem maçônica dês de já agradeço

    1. Albuquerque Diz

      Se você for merecedor alguém vai te encontrar, quanto menos buscar e pesquisar melhor.

      1. Luciano Medeiros Diz

        Identificar-se com a Ordem e demonstrar essa identificação é muito importante para ser admitido como candidato à Iniciação. Quando uma pessoa se vê surpreendida com um convite para ingressar na Ordem Maçônica significa que o maçom que a convidou a reconhece como Irmão. Percebeu nele identificação com os princípios e virtudes da Maçonaria.

    2. Lexllutor Diz

      Se vc for inteligente vc nao entra nésta.
      Melhor caminho e com um final claro é oque o filho de Deus Jesus Cristo nos trouxe
      Boa sorte.

      1. Luciano Medeiros Diz

        Os caminhos não são excludentes. A Maçonaria não é uma religião, mas sistema peculiar de moralidade, no qual pessoas de todas as religiões são aceitas, sem imposição ou discriminação de credo a seus membros. No Brasil, a ampla maioria de maçons é cristão.

    3. Luciano Medeiros Diz

      Converse abertamente isso com um maçom que você conheça, seja familiar ou amigo. É o melhor meio de conhecer a Ordem em que se pretende iniciar e ser conhecido enquanto candidato.

  4. Monica Diz

    Como a maçonaria se posiciona com relação ao adultério dos maçons?

    1. Luciano Medeiros Diz

      A Maçonaria é um sistema peculiar de moralidade, no qual seus membros estudam virtudes, com vistas ao seu aperfeiçoamento moral. Por não ser considerada uma virtude, mas um vício de conduta, a Maçonaria não valoriza o adultério. Caso você tenha conhecido algum maçom que tenha cometido adultério, entenda que esse sistema de moralidade maçônico se mostra justo e perfeito, contudo os maçons são seres humanos e, por isso, são passíveis de falhar quanto ao adultério e a qualquer das outras virtudes que
      se propõem a estudar. Obviamente, essa explicação não justifica a conduta de um maçom que assim proceda. Entenda um maçom como um construtor social. Se o adultério desconstroi o tecido social, então não é uma virtude maçônica.

  5. LESTER RAMON Diz

    Bom dia eu acredito em Deus.
    Na sabedoria da Blibia sagrado .

    1. NIEDJA GUEDES Diz

      Eu também…

  6. Virgilio Diz

    E tem gente que acredita em papai Noel.
    Tudo balela,eles contam algo sobre ,mas o secreto ninguém sabe.
    O ocultismo lá dentro ,quem vai contar ?
    Cada um com sua crença.

  7. Márcio Diz

    Admiro muito a maçonaria,
    Pois neles podemos dizer que são justos.

    1. Hsf Diz

      Ser maçom e uma honra

  8. Gabriela Diz

    Nossa , interessantíssimo o seu post ! Obrigada pelo jornalismo

  9. Ultra 8 Diz

    Baphomet é hermafrodita. aceitam sim , homossexuais.

    A maçonaria, foi fundada por, Herodes Agrippa, para perseguir e matar os seguidores do “impostor”, Jesus Cristo.

    Na sua fundação, Herodes colocou o nome de “força misteriosa” por não entender como Cristo, realizava seus “milagres”.

    Em 1717, a “força misteriosa renovada” , mudou para “maçonaria”.

    E sim, a maçonaria e seus símbolos, são de origem judaica. O templo, é a réplica do templo de Salomão…

    O estado laico, criado pela revolução francesa, pela maçonaria, foi também a primeira revolução comunista que ocorreu na história.

    Através do estado laico, se introduziu o comunismo ateu, para destruir o cristianismo como atualmente se vê, pela introdução do casamento gay, pela não penalização de assassinatos e outras patifarias mais.

    A nova ordem mundial, judaico maçônica, está em franco andamento.

    A carta do rabino, Baruck Lévy, a Karl Marx Em 1848, não deixa dúvidas.

    Esta carta é facilmente encontrada na internet.

    Este texto desta página sobre a maçonaria é de uma desinformação quase que criminosa.

    A maçonaria foi criada sim, para destruir e escravizar os tolos cristãos que entram em suas fileiras. Albert Pike, não estava brincando quando escreveu seu livro, “moral e dogma”.

    1. Márcio Luís Diz

      Precisa se informar muito !!!! Só de falar de Marx percebe sua desinformação…o Comunismo matou mais cristãos que Herodes ou outro imperador….

    2. Félix Ludwig Diz

      Nunca vi tanta asneira em um post só!

    3. Luciano Medeiros Diz

      É lamentável ler essas tuas acusações sem fundamento. Espero que as pessoas que as leiam não fechem seus olhos e apenas absorvam, mas busquem fontes para evidenciar tudo que foi escrito. Elas descobrirão, de fato, uma Maçonaria que valoriza Amor Fraternal, Amparo e Verdade (especialmente nas Maçonarias inglesa e americana) e Liberdade, Igualdade e Fraternidade (especialmente nas Maçonarias francesa e brasileira). Convido a pesquisar no Google por “Maçonaria comprava liberdade escravos” e você descobrirá que as Lojas faziam economias e eventos sociais para somar recursos e comprar cartas de alforria a as entregar aos próprios escravos, para torná-los livres. Que Deus ilumine teus pensamentos.

  10. Hsf Diz

    Ser maçom e uma honra para os
    Homens de bons costumes

  11. NIEDJA GUEDES Diz

    A Rosa Cruz faz parte da Maçonaria?! Ela é essencialmente feminina?! Por que?! Para que?!

  12. Luciano Medeiros Diz

    Rosacruz não faz parte da Maçonaria. É uma ordem mista. Não sou capaz de afirmar seus propósitos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.