21 coisas que você provavelmente não sabia sobre a Maçonaria

Tida como uma das mais antigas organizações “secretas”, hoje em dia a Maçonaria não é assim tão misteriosa e secreta. No entanto, ela ainda gera muita curiosidade para várias pessoas. Nessa lista, você vai conferir uma série de fatos e curiosidades sobre esta antiga organização.

Veja:

1. Não é tão fácil assim precisar quantos maçons existem em todo o mundo, mas estima-se que este número esteja na casa dos seis milhões hoje em dia.

2. A maçonaria não é uma sociedade assim tão secreta. Seus membros podem livremente falar para os demais sobre a sua associação, porém devem guardar para si os segredos e detalhes das atividades realizadas.

Shutterstock

3. Os maçons devem acreditar em um “Ser Supremo”, mas não há nenhuma exigência específica de religião. Isto é, os associados podem ser cristãos, muçulmanos, etc.

4. Nos Estados Unidos e na maioria dos países a maçonaria não aceita mulheres. No entanto, essa regra já foi flexibilidade em alguns lugares da Europa.

5. Durante o nazismo, cerca de 80 mil a 200 mil maçons foram mortos por Hitler, que acreditava que a maçonaria era uma “ferramenta dos judeus”.

6. Em meados de 1800, uma mulher chamada Catherine Babington se escondeu em uma casa utilizada para encontros maçônicos durante vários dias para tentar descobrir o que eles faziam. Quando foi descoberta, ela foi mantida presa por um mês, até que, forçadamente, ela foi aceita na congregação, mas nunca participou de fato nos encontros.

Shutterstock

7. A discussão política é desencorajada e muitas vezes proibida em várias lojas maçônicas dos Estados Unidos – o que não acontece na Europa, por exemplo.

8. Nos EUA, os maçons são instruídos a não testemunhar contra outros maçons em julgamentos. A ideia de prestar um falso testemunho é menos “pecaminosa” para eles do que prejudicar um companheiro.

9. Além do famoso aperto de mão, os maçons possuem diversas outras formas de reconhecer um ao outro. Obviamente, muitos sinais, gestos, palavras e movimentos são secretos.

10. De acordo com as regras da maçonaria, homossexuais não são aceitos, e os homens que são casados devem apresentar autorização expressa de suas esposas para que ingressem na sociedade.

11. A participação nas atividades maçônicas implica na contribuição financeira do membro. Portanto, a sociedade exige que seus membros apresentam comprovação de quem terão renda suficiente para arcar com os gastos.

Shutterstock

12. O antigo texto estadunidense que apresentava as exigências para que alguém se tornasse membro da maçonaria exigia que a pessoa tivesse “nascido livre”, e proibia a adesão de pessoas que tivessem nascido como escravas, por exemplo. Obviamente, a exigência tornou-se obsoleta, e foi retirada da maioria das lojas maçônicas dos EUA.

13. Muitas pessoas relacionam os maçons aos “Illuminatis”, mas essa relação não faz muito sentido, já que os Illuminatis são tidos como uma sociedade ultrassecreta, que sequer há qualquer indício de sua real existência, enquanto os maçons não escondem o fato de serem uma sociedade organizada, e mantém em segredo apenas as suas atividades.

14. Um dos maçons mais famosos da história foi Charles Darwin.

15. Nos anos 1800, um homem chamado William Morgan anunciou que publicaria um livro revelando os segredos ocultos da maçonaria. Misteriosamente, ele acabou desaparecendo algum tempo depois, o que levou muitas pessoas a acreditar que ele teria sido assassinado por membros da maçonaria.

16. No Brasil, de acordo com os dados mais recentes, existem cerca de 210 mil maçons.

17. As alegorias maçônicas não possuem significados definitivos e “certos”. Cada membro pode ter a sua própria interpretação sobre elas, bem como sobre os símbolos da sociedade.

Wikicommons

18. Hoje em dia, sem o status de sociedade secreta, a maçonaria revela o horário de sues encontros. No entanto, no passado, a sociedade sequer entregava listas com o nome de seus membros, o que fazia com que ela fosse considerada ilegal em vários países.

19. A fundação da maçonaria remonta a meados de 1700, e ela supostamente teria sido fundada por pessoas ligadas à construção, arquitetura e engenharia.

20. O Papa Leão XIII gerou uma grande polêmica durante o seu papado por afirmar que a maçonaria era “O Reino de Satanás”.

21. Existe, nos Estados Unidos, uma teoria da conspiração que diz que a maçonaria foi responsável pela morte de John F. Kennedy. Não há, no entanto, nenhuma evidência para essas afirmações.

você pode gostar também
buy metformin metformin online