20 fatos impressionantes sobre o cérebro humano que todos nós deveríamos saber

O cérebro é certamente um dos mais incríveis e multifacetados órgãos do corpo humano: afinal, esse órgão realiza inúmeras funções simultaneamente em uma fração de segundo e além disso é o órgão mais estudado pela ciência. Confira a seguir 20 fatos impressionantes sobre o cérebro humano que todos nós deveríamos saber:

1 – O cérebro humano pesa apenas cerca de 1,5 kg, representa apenas 2% do peso corporal, utiliza cerca de 20% do oxigênio e sangue do corpo e 75% de sua massa total é constituída de água.

2 – O cérebro contém 100 bilhões de neurônios ou células nervosas, um trilhão de células da glia e tem cerca de 240 mil quilômetros de vasos sanguíneos.

3 – O cérebro processa informações de 0,5m/seg até 120m/seg. Ele pode sobreviver sem oxigênio durante 4-6 minutos, após isso começa a morrer. A falta de oxigênio durante 5-10 minutos pode causar danos cerebrais permanentes.

4 – Boa nutrição é de extrema importância para a saúde e para o funcionamento do cérebro. Segundo pesquisadores, não se alimentar por períodos longos pode forçar o cérebro a se alimentar. Fetos e bebês desnutridos sofrem de déficits cognitivos e comportamentais, além do desenvolvimento motor e linguístico mais lento, como também menor Q.I. Os cérebros de bebês usam quase 50% do suprimento total de glicose, o que pode ser uma das razões pelas quais os bebês dormem tanto.

5 – Exercícios físicos são tão importantes para o cérebro quanto para o resto do corpo. Em um estudo recente publicado nos anais de medicina interna foi comprovado que praticar exercícios pode retardar a idade em que as pessoas podem contrair a doença de Alzheimer em mais de 30%, pois melhora e regula o fluxo sanguíneo para o cérebro.

6 – Em um estudo, cientistas descobriram que os estudantes que comer alimentos que não continham conservantes, aditivos alimentares, como sabores artificiais e corantes, gera resultados 14% melhores em testes de Q.I do que aqueles que consumiram essas substâncias.

7 – Metade dos genes de uma pessoa é responsável ​​pelo design complexo do cérebro e a outra metade pela organização do restante 98% do corpo.

8 – É um mito que utilizamos apenas 10% do cérebro. Na verdade, todas as partes do cérebro têm uma função específica. Além disso, não existe a divisão do cérebro em esquerdo/direito – eles trabalham juntos.

9 – Também é um mito que ficamos inevitavelmente mais esquecidos conforme envelhecemos. Anteriormente, acreditava-se que o cérebro era imutável, no entanto, neurocientistas desenvolveram programas de computador que podem pausar e até mesmo reverter a perda de memória em 10 anos.

10 – Por incrível que pareça, é possível remover através de cirurgia quase metade de nossos cérebros com pouco ou nenhum efeito em nossas personalidades ou memória.

11 – A falta de sono pode afetar o cérebro de várias maneiras e pode afetar a memória, diminuindo as reações e prejudicando nossas tomadas de decisões.

12 – As drogas e o álcool interferem nos mecanismos de sinalização do cérebro e têm efeitos negativos nos níveis de dopamina – o agente químico responsável pelo prazer e sistema de recompensa.

13 – Demora cerca de 6 minutos para as células cerebrais reagirem ao álcool. E beber álcool não faz você se esquecer de nada. Quando uma pessoa apaga de tanto beber, o cérebro perde temporariamente a capacidade de criar memórias.

14 – A música desencadeia atividades na mesma parte do cérebro que libera a dopamina durante o sexo e a alimentação.

15 – Em média, os seres humanos têm cerca de 70.000 pensamentos por dia. Rir de uma piada requer atividade em cinco áreas diferentes do cérebro. E esquecer de coisas desnecessárias é algo positivo para o cérebro, pois ajuda o sistema nervoso a manter sua plasticidade.

16 – O uso prolongado de celulares está relacionado a um maior risco de tumores cerebrais. A perda de sangue do cérebro por 8-10 segundos pode levar à inconsciência.

17 – O olfato é o único sentido que está diretamente ligado ao sistema límbico do cérebro que está associado às respostas físicas, emocionais e psicológicas. Deste modo, dependendo se surgir um odor for agradável ou não, isso pode afetar drasticamente o nosso humor.

18 – Todos os seres humanos sonham, durante pelo menos 1-2 horas e em média 4-7 sonhos por noite. As ondas cerebrais ficam mais ativas enquanto você está sonhando do que quando está acordado.

19 – As pessoas ambidestras têm um corpus collosum (a parte do cérebro que liga as duas metades) 11% maior do que as pessoas que são somente destras ou canhotas.

20 – Um estudo feito com taxistas de Londres revelou que eles possuem um hipocampo maior, sugerindo que ao memorizar cada vez mais informações, essa parte do cérebro cresce. [Examined Existence]

Comentários
Carregando...