20 exemplos de inovações de design urbano que deveriam ser adotados em todo o mundo

A população mundial está crescendo em um ritmo muito acelerado, com muitas cidades extrapolando seus limites de capacidade. Dentro dessa realidade, é cada vez mais importante que sejam feitos investimentos e inovações na área de desenvolvimento urbano. Nessa lista, você confere 20 ideias interessantes que muitas cidades poderiam aderir.

1. Uma ciclovia brilhante.

Esta ciclovia, localizada na Polônia, é uma ótima solução para quem adora fazer um passeio noturno de bicicleta. É feito de materiais emissores de luz que brilham no escuro. Seu brilho traz muito mais segurança e, de quebra, deixa o passeio muito mais bonito!

© Wikrex / imgur

2. Canteiros de flores incomuns.

Um designer de flores de Nova York, Lewis Miller, tem um talento especial para incorporar flores em ambientes inesperados. Por exemplo, esta escultura de gato tornou-se um canteiro de flores de tirar o fôlego de qualquer turista.

Instagram

3. Um parque feito de materiais reciclados.

Este pequeno parque situado em Xangai é chamado de “Urban Bloom”. Este espaço é um sonho para os amantes da natureza, pois é construído inteiramente de materiais reciclados. O lixo pode ser muito bonito se usarmos nossa imaginação.

Instagram

4. Mobiliário urbano multiuso.

Este é um projeto idealizado por designers espanhóis. É uma estufa, um banco e um escritório de trabalho – tudo em um só ambiente. Imagine um local compacto no centro de uma cidade, onde as pessoas podem trabalhar, desfrutar de um oásis verde e até carregar seus celulares com energia renovável.

© enormestudio / facebook

5. Bancos sociais modificados.

Um designer dinamarquês, Jeppe Hein, reinventou bancos públicos, transformando-os em obras de arte. Quando você olha pela primeira vez, talvez nem perceba imediatamente que se trata de um banco.

Instagram

6. Labirintos de espelhos.

Esta é uma instalação do mesmo designer, Jeppe Hein. O objetivo é ajudar o visitante a interagir mais com o ambiente ao redor. Uma cidade, um parque e as pessoas – todos se encontram nos espelhos.

Instagram

7. Um domo que produz comida.

O futuro do design urbano passa muito pela sustentabilidade. Por exemplo, este domo abriga um biorreator que pode produzir uma enorme quantidade de microalgas que contêm vitaminas, minerais e aminoácidos. Parece que este pode ser o primeiro passo na solução para os maiores problemas do mundo.

Instagram

8. Estradas auto-limpantes.

É bem conhecido que a Coreia do Sul é um dos principais países do mundo em inovação. No entanto, isso é algo que pode surpreender muitos de nós: pulverizadores de água incorporados em estradas. Eles não apenas limpam a superfície das estradas, mas também regulam sua temperatura para evitar que se quebrem.

© Wadsymule / reddit

9. Estações Wi-Fi inteligentes.

© dezeen.com

10. Um arranha-céu de cachoeira.

À medida que mais e mais arranha-céus aparecem em diferentes cidades ao redor do mundo, está ficando mais difícil para os arquitetos criar algo único, e esse edifício se destaca muito bem.

Instagram

11. Semáforos criativos.

Os semáforos têm o dever de nos informar apenas quando podemos atravessar a rua ou continuar andando com nossos veículos. No entanto, por que não lembrar de outras coisas importantes também, quando possível?

Instagram

12. Um playground sônico.

Este é um playground que será admirado por muitos jovens músicos. É um espaço sonoro interativo que permite que seus visitantes brinquem com sons. O volume e o tipo de som dependem de onde você está.

Instagram

13. Esculturas extraordinárias.

Não é legal ver um objeto do cotidiano em um ambiente completamente incomum? Como estas enormes peças de dominó surgindo do chão, por exemplo? Isso definitivamente faz as pessoas pararem por um segundo e lembrar que a vida, muitas vezes, é um grande jogo.

© SWJJensen / imgur

14. Um livraria no meio da rua.

Atualmente, as pessoas passam cada vez mais tempo assistindo vídeos em vez de ler livros. Mas as bibliotecas de rua, como esta, destinam-se a encorajar as pessoas a dedicar algum tempo a um bom livro. É definitivamente algo que toda cidade deveria adotar, não é?

Instagram

15. Um labirinto brilhante de resíduos.

Este labirinto surgiu em Buenos Aires e foi feito com mais de 15 mil garrafas plásticas. É uma nova maneira de criar um objeto de entretenimento em espaço público e, ao mesmo tempo, chamar a atenção para o problema mais crucial do mundo – a quantidade de lixo gerada por humanos todos os dias.

Instagram

16. Fontes espetaculares.

‘The Vortex Fountain’ está localizado no Reino Unido. Ao observar este monumento, você pode ficar hipnotizado pelo fluxo de suas águas, já que esta surpreendente e impressionante fonte parece elevar-se do solo.

Instagram

17. Janelas que se transformam em varandas.

Um designer argentino decidiu que os edifícios modernos precisam permitir que as pessoas vejam mais claramente o céu e a sua imensidão. Essas janelas podem ser transformadas em mini-varandas, onde uma pessoa pode se deitar e desfrutar de uma noite estrelada ou de um dia ensolarado e sem nuvens.

Instagram

18. Lixeiras modificadas.

Essas lixeiras estilizadas ajudam a chamar a atenção das pessoas, fazendo com que elas percebem que há ali uma lixeira e não descartem seu lixo no chão.

Instagram

19. Versão urbana de uma casa na árvore.

Este edifício incorpora 150 árvores diferentes, tornando-se uma casa na árvore gigante em uma cidade movimentada. Seus moradores podem aproveitar o zumbido urbano e a tranquilidade da natureza ao mesmo tempo.

Instagram

20. Bancos impressos em 3D, feitos de material reciclado.

As pessoas geram enormes quantidades de lixo todos os dias, e se pudéssemos transformá-lo em objetos mais úteis como, por exemplo, bancos? A iniciativa ‘Print Your City’ combina reciclagem e impressão 3D. Desta forma, os espaços urbanos podem tornar-se mais inovadores e ecológicos.

Instagram

via BrightSide.

Comentários
Carregando...