fbpx

19 incríveis antigas que mostram como as pessoas trabalhavam antes do AutoCAD

A tecnologia moderna tornou obsoletas muitas profissões – mas esse é o preço do progresso. No entanto, algumas tecnologias tornaram o trabalho de muitas pessoas mais fácil.

Até 1982, os projetistas, arquitetos e outros profissionais eram obrigados a fazer todos os seus desenhos à mão, o que exigia muito trabalho e tempo, algo valioso para qualquer profissional. Mas naquela época lançaram o AutoCAD, e cerca de 12 anos depois, o software estava sendo usado em grande parte do mundo. Desenhar na mão era uma coisa do passado. Mesas enormes e muitas ferramentas de edição não eram mais necessárias – tudo o que você precisava era de um computador, e eles dominaram todos os lugares.

E como nós adoramos fotos antigas, como você pode ver aqui e aqui, nós selecionamos algumas fotos antigas que mostram exclusivamente como era o trabalho desses profissionais antes de tecnologias modernas de softwares como o AutoCad serem lançadas.

(h/t dyt, vintageeveryday)

você pode gostar também
3 Comentários
  1. PAULO VITOR Diz

    Muito bacana as fotos. Realmente era um época bem difícil pra se reproduzir esses detalhamentos em folhas pranchas grandes, demandava tempo, espaço físico, diversos instrumentos e muito trabalho… Com o AutoCAD e hoje vários outros softwares, tudo está bem mais “fácil”, o triste é que antes se tinha uma sala de projeto/engenharia cheias de profissionais, fato que a empregabilidade era bem maior. Enfim, é necessário evoluir a cada dia, buscar sempre se atualizar.

  2. Antonio Diz

    A desvantagem: tinha muita gente trabalhando, o prazo era longo.

  3. André Medeiros Diz

    Ainda lembro muito bem, lá pelo começo da década de 90, eu trabalha em uma empresa de ar condicionado, o eng. fazia todos os cálculos na mão, usando uma simples calculadora e o projeto, demorava 2 ou 3 dias, se fosse algo mais complexo as vezes mais de uma semana, então passava pra uma menina, que naquelas mesas que tinham 4 mt quadrados ficava mais 1 semana, 8 horas por dia para transformar em uma planta que depois era levado para uma copiadora, para então distribuir para o instalador, para revisões. Hoje, com softwares que fazem todos os cálculos é só embutir as informações, e mais uma impressora plotter, qualquer pequena empresa faz o trabalho de 2 semanas em apenas 1 dia. Mas as facilidades custam caro, uma licença de Autocad custa R$ 14.000,00.
    E no futuro, em 2050, será que teremos robôs que farão até o mínimo que fazemos hoje?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.