18 fatos estranhos da Segunda Guerra Mundial que você provavelmente não conhece

A Segunda Guerra Mundial foi talvez o conflito armado de maior magnitude nos últimos tempos, e por isso ainda é amplamente estudado nas escolas, retratado em obras cinematográficas e literárias, bem como abordada pela mídia. No entanto, muitas curiosidades envolvendo a Segunda Guerra talvez tenham lhe passado despercebidas até hoje. Por isso, nesta lista você vai conferir 18 curiosidades e fatos pouco lembrados sobre ela.

Veja:

1. Durante toda a guerra, cerca de 100 mil oficiais da aeronáutica dos Aliados foram mortos na Europa.

Wikicommons

2. A parteira polonesa Stanislawa Leszczynska deu à luz mais de 3 mil bebês no campo de concentração de Auschwitz durante o Holocausto.

Wikicommons

3. O papel higiênico era um bem precioso durante a guerra. Os soldados britânicos recebiam três folhas de papel higiênico diariamente, enquanto os estadunidenses recebiam 22.

4. A batalha mais sangrenta e mortal de toda a Segunda Guerra foi sem dúvidas a Batalha de Stalingrado. Apesar da resistência soviética no final, estima-se que 1,8 milhão de pessoas tenham morrido durante o conflito. Para muitos, esta foi a maior batalha de todas as guerras da história.

Wikicommons

5. Após a libertação de Paris, em 25 de agosto de 1944, mulheres francesas que foram acusadas de terem se relacionado com soldados alemães foram obrigadas a raspar a cabeça.

Wikicommons

6. A guerra foi terrível para a juventude da época, e estima-se que apenas 20% dos soviéticos nascidos em 1923 tenha sobrevivido a ela.

Wikicommons

7. Calvin Graham foi um estadunidense que ficou conhecido por se tornar o membro mais jovem de todo o exército dos EUA. Aos 12 anos, ele mentiu sobre a sua idade para entrar na Marinha, e sua mentira acabou sendo descoberta somente um bom tempo depois, quando ele foi ferido em uma batalha.

Domínio Público

8. Poucos sabem, mas a Rainha Elizabeth, do Reino Unido, serviu como motorista e técnica em mecânica durante a Segunda Guerra Mundial, bem antes de se tornar Rainha.

Wikicommons

9. Ao todo, estima-se que Adolf Hitler tenha executado 84 de seus oficiais. A maioria deles morreu por conta de supostos envolvimentos em planos contra o ditador alemão.

Wikicommons

10. A Batalha de Stalingrado, já citada anteriormente, resultou em mais baixas do lado dos soviéticos do que a soma de todas as mortes de britânicos e estadunidenses em toda a guerra.

Wikicommons

11. William Hitler, posteriormente “William Patrick Stuart-Houston” foi um sobrinho de Adolf Hitler que serviu ao exército dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial. Era filho do meio-irmão do ditador, Alois Hitler Jr.

Wikicommons

12. A famosa “Medalha de Honra” dos Estados Unidos foi concedida para 464 pessoas, ao todo. Destas, 266 perderam suas vidas durante a guerra.

Wikicommons

13. No começo da guerra, o zoológico de Berlim possuía apenas um elefante entre os seus animais. Curiosamente, a primeira bomba que caiu sobre a cidade acabou por ceifar a vida do animal.

Wikicommons

14. Estima-se que, de forma geral, a Segunda Guerra tenha afetado diretamente a vida de 50-70 milhões de pessoas, em sua grande maioria moradores da Rússia, China, Alemanha e Polônia. Incontáveis mulheres e crianças, totalmente alheias à guerra, acabaram também por perder suas vidas em razão dos ataques.

Wikicommons

15. Um total de 136 generais de Hitler morreram durante a guerra. Isso gera uma média de aproximadamente um general morto a cada duas semanas.

Wikicommons

16. A famosa saudação nazista, feita com a mão em riste, foi inspirada na saudação fascista utilizada na Itália. Esta, por sua vez, teve inspiração em uma antiga saudação romana.

Wikicommons

17. De acordo com informações extraídas por historiadores, se os Aliados precisassem de uma terceira bomba atômica lançada ao Japão, o alvo provavelmente teria sido Tóquio.

Wikicommons

18. Durante a guerra, os soviéticos (assim como outros exércitos também) aceitavam o uso de crianças para algumas tarefas – como as de reconhecimento, por exemplo. Além disso, adolescentes de 16-17 anos eram recrutados para tarefas secundárias que não envolvessem diretamente o combate. 

Wikicommons

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.