Ao longo dos anos, a forma como entendemos o nosso próprio universo mudou drasticamente. Muito do que sabemos hoje em dia é por conta da tecnologia que nos permitiu investigar (e registrar com imagens) o ambiente que nos rodeia.
Nessa lista, você vai conferir uma série de imagens que significaram muito para o nosso conhecimento sobre o universo.
1. O outro lado da Lua
Como o tempo que a Lua leva para girar em torno de seu próprio eixo é o mesmo tempo que a Lua leva para dar uma volta ao redor da Terra, o mundo inteiro só é capaz de observar uma das faces do satélite. Felizmente, com a tecnologia que temos hoje, imagens como essa nos permitem observar o lado “oculto” da Lua.

2. A evolução de Plutão
Você provavelmente lembra que, em 2006, Plutão deixou de ser considerado um planeta, e passou a ser um “planeta anão”. Essa mudança, principalmente, se deu por conta da capacidade tecnológica que adquirimos para analisar a sua estrutura.

3. Se todos os seres humanos fossem empilhados no Grand Canyon, tal pilha não seria suficiente sequer para cobri-lo totalmente

4. Nebulosa da Bolha
Descoberta em 1787 por William Herschel, foi apenas em 2016 que a Nebulosa da Bolha foi detalhada pelos cientistas. Repousando na constelação Cassiopeia, esta nebulosa está localizada a 7100 anos-luz da Terra.

5. Lançamento do Falcon 9, com o satélite Hispasat 30W-6
O satélite Hispasat 30W-6 foi levado até a órbita da Terra pelo Falcon 9, em 6 de março de 2018.

6. Atmosfera da Terra com a Lua ao fundo

7. Fotografia da Lua feita pela Estação Espacial Internacional (ISS)
A ISS começou a ser lançada ao espaço em 1998, e hoje já está a 400km de distância da superfície do nosso planeta, orbitando a uma velocidade de 27000 km/h.

8. Erupção do estratovulcão Sarychev
Esta erupção ocorreu em 2009, e foi fotografada por astronautas na ISS.

9. Curiosity tirando uma “selfie” em Marte
A sonda Curiosity, da NASA, é um dos principais recursos dos cientistas na busca por maiores informações sobre Marte.

10. Via Láctea
O centro da Via Láctea está localizado a 27700 anos-luz de distância do nosso planeta, e é a parte mais ativa da galáxia. Estima-se que o centro dela possua pelo menos dois buracos negros, sendo que um deles é 43 milhões de vezes mais denso que o Sol.

11. A fotografia mais próxima que temos de Marte
Em 2016, Marte esteve a apenas 80 milhões de quilômetros da Terra, o que permitiu que o telescópio Hubble fizesse a fotografia mais próxima que temos do planeta vermelho.

12. Nebulosa do Caranguejo
Esta é a fotografia mais detalhada que já foi feita da Nebulosa do Caranguejo – que é na verdade o que restou de uma supernova observada por astrônomos chineses em 1054.

13. Uma estrela em formação
O que você vê nesta imagem é uma estrela em formação, coletando matéria usando o gás ao seu redor.

14. Foto feita por Neil Armstrong na Lua
Fotografia feita na primeira vez em que um ser humano pisou na Lua, em 21 de julho de 1969. Como o próprio Neil Armstrong afirmou, “um pequeno passo um homem, mas um passo gigante para a humanidade”.

15. Quebra-cabeça das imagens feitas pela Cassini em Saturno
Em 15 de setembro de 2017, a sonda Cassini entrou na atmosfera de Saturno e deixou de existir um mês antes de seu vigésimo aniversário. Durante 20 anos de seu trabalho, ele forneceu aos cientistas muitas informações sobre Saturno, seus satélites, e nos deixou incríveis fotos do planeta.

16. Nebulosa do Véu
A Nebulosa do Véu, localizada a 1470 anos-luz da Terra, é também o resultado de uma supernova.

17. Nebulosa de Hélix
Por conta de suas características peculiares, esta nebulosa também é, muitas vezes, chamada de “Olho de Deus”.

18. A imagem mais recente que temos de Júpiter
Esta imagem, feita em maio de 2018, foi feita pela sonda Juno.
Ela foi tomada de um ângulo incomum, onde a mancha vermelha, uma tempestade gigante que nunca termina, ficou no hemisfério norte. Além disso, você pode ver outras tempestades no planeta, mas todas são muito menores que a mais famosa. A importância da foto, segundo os cientistas, é que o planeta foi capturado em suas cores naturais, o que será uma ajuda significativa no estudo do mesmo.
