17 fatos que provam que o Japão é diferente de qualquer outro país

O Japão é um país à parte no nosso planeta. Seja pela tecnologia super avançada, pela simplicidade e alegria do povo ou pela cultura totalmente diferente da nossa, não faltam motivos para admirar os japoneses. Quem já teve a oportunidade de viajar para o Japão certamente se apaixonou pelo país, e voltou com várias histórias boas para contar.

Confira, abaixo, alguns fatos que provam que o Japão é diferente de qualquer outro país.

1. Os japoneses são extremamente educados nos estádios de futebol.

Flickr

Quem frequenta estádios de futebol no Brasil, ou até mesmo em outros países da América do Sul, provavelmente está acostumado com um ambiente tenso, muitas vezes até mesmo violento. Além disso, os estádios costumam ficar bem sujos ao final de cada partida.

Mas no Japão isso é um pouco diferente. Além das torcidas demonstrarem sua paixão pelos clubes de forma bem mais calma e tranquila, eles também limpam todas as arquibancadas antes de ir embora. Na Copa do Mundo de 2014, por exemplo, eles deram um show de educação e inclusive ganharam manchetes por esse hábito.

2. Os canais de drenagem no Japão são tão limpos que é possível ver até mesmo alguns peixes vivendo neles.

imgur

Enquanto em algumas cidades brasileiras temos os famosos “esgotos a céu aberto”, a cidade de Shimabara, no Japão, vive uma realidade bem diferente. Um rio nas proximidades do município deságua diretamente nos canais da cidade, que são totalmente limpos.

As águas são tão cristalinas e límpidas que as autoridades municipais decidiram, em 1978, colocar algumas carpas para viver por lá. E elas estão até hoje!

3. Alguns banheiros japoneses reutilizam a água que você usa para lavar as mãos.

flickr

Para evitar desperdícios, esses banheiros usam a água da torneira também para dar a descarga, o que possui um impacto considerável no meio-ambiente e na preservação deste bem tão importante, que no futuro pode se tornar escasso.

4. É possível encontrar várias tampas de bueiros decoradas artesanalmente no Japão.

elainmask

O povo japonês é extremamente ligado à cultura, e deixa isso claro mesmo nas coisas pequenas. Isso fica explícito quando vemos, por exemplo, que até mesmo as tampas de bueiro são decoradas por lá, dando um ar bem mais artístico e bonito às cidades.

5. Os banheiros públicos japoneses normalmente possuem um local especial para você apoiar seus filhos pequenos.

imgur

Quem tem crianças pequenas na família sabe a dificuldade que pode ser ir ao banheiro quando ninguém pode ficar cuidando das crianças. Os japoneses conseguiram resolver esse problema de uma forma bem inteligente e curiosa.

6. As ruas das cidades japonesas são extremamente limpas.

Wikimedia Commons

Ao contrário do que infelizmente vemos em algumas ruas das nossas grandes cidades, as ruas japonesas são bem limpas, e isso se deve principal à cultura e educação do povo japonês.

7. Os estacionamentos japoneses são super bem organizados, como prova esta imagem.

Kevin Krejci

8. A grande maioria dos caixas eletrônicos oferecem um suporte especial para que você possa apoiar copos ou até mesmo muletas durante o uso do aparelho.

elainmask

9. Os funcionários que trabalha nas pistas de decolagem em aeroportos japoneses costumam abanar para as aeronaves até que elas tenham decolado com segurança.

elainmask

10. Ninguém sabe exatamente como os animais chegaram lá, mas existe uma ilha no Japão, chamada “Usagi Shima”, que é povoada por uma grande quantidade de coelhos. Alguns acreditam que os animais se procriaram na ilha após a evacuação das pessoas que viviam por lá em 1940. Outros, dizem que os coelhos podem ter escapado de um antigo laboratório local, que produzia grandes quantidades de gases tóxicos.

Kim Bui

11. Caso você esteja de viagem em Tóquio e não queira gastar muito com hospedagem, você pode considerar dormir em um “hotel capsular”. Estas pequenas acomodações normalmente ficam bem próximas das estações de metrô, e possuem cozinhas, banheiros e refeitórios compartilhados.

Peter Woodman

12. Há cerca de uma máquina de venda para cada 23 pessoas no Japão.

Okinawa Soba (Rob)

As máquinas automáticas de venda são bastante comuns no Japão, e eles possuem máquinas para absolutamente todos os tipos de produtos que você possa pensar.

13. É “comum” que algumas pessoas durmam durante o trabalho no Japão.

Russ Bowling

Este talvez seja um fato nem tão bom assim sobre o Japão, mas nos ajuda a entender o quão diferente é a cultura desse país. Enquanto na maior parte do mundo as pessoas podem ser demitidas se forem flagradas dormindo em horário de trabalho, no Japão isso é bem comum. Na verdade, isso é uma consequência da cultura “workaholic” dos japoneses. Eles trabalham de forma excessiva, e são uma das nações mais privadas de sono no mundo inteiro. Por isso, as pessoas acabam caindo de sono não apenas no trabalho, mas também no ônibus e nos metrôs.

14. É comum que você tenha que deixar seu guarda-chuva em um suporte localizado do lado de fora dos estabelecimentos, para que as lojas, restaurantes e demais comércios permaneçam limpos durante os dias chuvosos.

elainmask

15. Nossos smartphones podem ser até mesmo mais sujos do que o assento das nossas privadas. Pensando nisso que algumas cidades japonesas disponibilizam lenços de higienização para os aparelhos celulares. Assim, você pode manter seu aparelho sempre limpo.

elainmask

16. Você pode encontrar melancias quadradas no Japão.

Laughlin Elkind

Para que as frutas fiquem nesse formato, as melancias são colocadas para crescer em contêineres quadrados, de forma que acabem assumindo esse formato. O objetivo, inicialmente, era criar uma fruta “diferente”, que sirva também como ornamento. Mas a verdade é que ela acaba também sendo mais fácil de armazenar.

17. Alguns restaurantes japoneses colocam pratos falsos em suas fachadas para atrair novos consumidores.

FotoshopTofs

Esses pratos são totalmente feitos de plástico, e como são feitos por artistas profissionais acabam saindo até mesmo mais caros do que os pratos verdadeiros. Mas, é claro, eles podem ficar expostos por muito mais tempo.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.