16 fatos e imagens inacreditáveis que mostram como o mundo mudou em 100 anos

O que pode acontecer em cem anos? Você consegue imaginar como será o mundo daqui um século, quando provavelmente você (e quem está escrevendo) não estará mais por aqui? Difícil, não?

Pois é, mas felizmente é possível olhar para trás e ver como o tempo passou. Nessa lista, você vai conferir uma série de eventos e curiosidades ocorridas em 1919, há cem anos.

Veja:

1. Assinatura do Tratado de Versalhes

Wikicommons

Em 28 de junho de 1919, foi assinado o Tratado de Versalhes, em Paris, dando definitivamente encerrando a Primeira Guerra Mundial. O tratado, que foi visto como um ato “ditatorial” pela Alemanha, determinava que os alemães aceitassem a responsabilidade pelo início do conflito e reparasse uma série de danos às nações da Tríplice Entente.

2. Em 1919, a Torre Eiffel ainda era a estrutura mais alta do mundo

Wikicommons

Se atualmente os asiáticos cada vez mais brigam para sediar as estruturas mais altas do planeta, em 1919 este título ficava com a Torre Eiffel, na França, e assim foi até 1930, na ocasião da construção do Chrysler Building.

3. As camuflagens ainda eram bastante “amadoras”

Wikicommons

Hoje em dia os exércitos do mundo inteiro contam com técnicas e tecnologias de camuflagem super avançadas, mas nem sempre foi assim. Em 1919, como você pode ver na imagem, as roupas camufladas ainda eram bastante básicas e até mesmo engraçadas.

4. Ainda não se falava em “adolescência”

WikiCommons

Hoje em dia, pelo menos de acordo com a legislação brasileira, as pessoas entre os 12 e 18 anos de idade estão na adolescência. Para os pesquisadores e teóricos, é claro, os conceitos podem variar.

O fato é que em 1919 ainda não se falava nisso. Na verdade, a adolescência passou a ser considerada a partir dos anos 40. Antes disso, uma pessoa com 13, 14 ou 15 anos de idade era bastante jovem, mas não havia um termo específico para definir a sua faixa etária. Inclusive era bastante comum que muitas dessas pessoas se envolvessem em matrimônios.

5. Essa era Mary Pickford, uma das mulheres mais lindas da época

Wikicommons

Mary Pickford viveu entre 1892 e 1979, e ao final dos anos 10 e início dos anos 20 era considerada uma das mulheres mais bonitas do mundo.

6. Esses aparelhos gigantescos eram utilizados para tentar identificar aeronaves inimigas

Reddit

Sem radares e tecnologias precisas, os exércitos da época precisam improvisar e fazer o possível para tentar perceber a aproximação de aeronaves inimigas. Para isso, eram utilizados aparelhos como esse, que ajudavam (ou diziam ajudar) a captar o som a grandes distâncias.

7. Pombos equipados com câmeras

Wikicommons

Uma das técnicas de espionagem dos alemães há 100 anos consistia em equipar um grande número de pombos com câmeras, que eram disparadas automaticamente a um intervalo preestabelecido.

Viva a tecnologia!

8. O álcool ainda era proibido nos Estados Unidos

Wikicommons

Pode parecer loucura para a sociedade moderna e o estilo de vida que levamos atualmente, mas durante um bom tempo foi proibido consumir bebidas alcoólicas nos Estados Unidos. Foi apenas em 1933 que a Proibição chegou ao fim.

9. Crianças enviadas pelo correio

Reddit

Não exatamente em 1919, mas esse relato de um jornal estadunidense em 1917 fala sobre o envio de crianças pelo correio, que não era assim tão raro naquela época.

Obviamente, as crianças não eram embaladas na hora do envio, e sim eram acompanhadas até o destino por um funcionário da companhia.

10. Os filmes eram mudos

Wikipedia

Em 1919, os filmes mudos ainda estavam totalmente em alta, e atores como Charlie Chaplin se destacavam dentro deste segmento.

11. Ford Model T era o carro mais usado

Wikicommons

Este, que foi o 20º projeto da Ford, fez um tremendo sucesso entre os anos de 1908 e 1927.

12. Sanguessugas no tratamento de doenças

Wikicommons

Há cem anos, a prática da sangria ainda era bastante comum no meio médio para curar uma série de enfermidades. Em muitos casos, sanguessugas eram utilizados para retirar sangue dos pacientes.

13. A heroína também era utilizada como medicamento

Wikicommons

Se hoje trata-se de uma das drogas mais conhecidas (e perigosas) do mundo, a heroína durante um bom tempo foi considerada como um medicamento, e chegou até mesmo a ser receitada para crianças no tratamento de tosses.

14. As pessoas não conheciam os perigos da radiação

https://peashooter85.tumblr.com/post/91803654254/this-blog-is-brought-to-you-by-vita-radium

O trecho retirado de um jornal de 1917 fala sobre um supositório feito com rádio, um componente extremamente radioativo. Na época, não se fazia ideia dos potenciais riscos da exposição a este tipo de material.

15. Um homem foi levado a julgamento por não tomar banho

Reddit

Os EUA eram um tanto estranhos nos anos 1910. Em meados de 1917, uma mulher levou seu marido a julgamento porque ele simplesmente não tomava banho. O rapaz tentou argumentar que não cabia na banheira, e que por isso não se banhava. No entanto, acabou sendo “condenado” a encontrar uma forma de tomar banho, sob a pena de ir preso se não conseguisse dar um jeito na situação.

16. As primeiras cirurgias plásticas estavam sendo feitas

reddit.com

A primeira cirurgia plástica foi feita por um médico pioneiro chamado Harold Gillies em 1917, que encontrou uma maneira de impedir que o corpo rejeitasse enxertos de pele, aumentando o suprimento de sangue para o tecido circundante usando um tubo de carne chamado “pedículo”. Desde então, a técnica foi sendo cada vez mais aprimorada até os dias atuais.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.