15 truques utilizados por trás dos comerciais de TV

Se você costuma visitar restaurantes de fast-food, certamente já percebeu que os anúncios nem sempre condizem com os produtos que realmente são vendidos nas lojas. Não é nenhuma novidade que as empresas usam várias técnicas para “embelezar” os seus alimentos e produtos para as ações publicitárias, mas agora você conhecer com mais detalhes alguns desses truques.

Confira:

1. Muitas vezes a carne não é cozida adequadamente para as sessões de fotos.

A carne crua, ou cozida por tempo inadequado (imagem de baixo), muitas vezes fica melhor nas fotografias. De acordo com os especialistas da área do marketing, a carne parece mais suculenta quando não está cozida completamente.

2. Ao contrário do que muitos acreditam, a maioria das empresas usam carne de verdade nas fotos.

À esquerda (feita no McDonals), à direita (feita em estúdio)

Muitas pessoas especulam que os hambúrgueres utilizados para as campanhas publicitárias não são verdadeiros. No entanto, pelo menos entre as companhias mais populares, isso não se aplica. Na verdade, os hambúrgueres passam por um tipo diferente de preparo para que todos os ingredientes fiquem à mostra, e para isso o pão é puxado um pouco mais para o lado, os legumes são posicionados de uma maneira diferente, e etc. No entanto, é quase um consenso que consiste em uma grande falta de ética a utilização de produtos que não são verdadeiramente alimentares.

3. Filtro de aquário para fazer as “bolhas” no café.

© GalileoRU / YouTube

As bolhas que se formam quando você serve uma xícara de café não duram muito tempo, e por isso os fotógrafos muitas vezes utilizam um filtro de aquário para provocar as bolhas, manipulando-as, posteriormente, com uma seringa.

4. Corantes são utilizados para deixar o chá mais colorido.

OrimiTrade / YouTube   © Reklamnaya pausa / YouTube

Se você observar anúncios que mostrem algum tipo de chá, vai perceber que a cor da bebida provavelmente não parece natural. Isso acontece porque a maioria dos restaurantes acrescentam uma boa quantidade corante para realçar o brilho e a aparência.

5. Na maioria das vezes, a água não está fervendo de verdade.

GalileoRU / YouTube

Tente filmar uma panela de água fervente e você vai perceber que rapidamente a sua câmera vai embaçar por conta do vapor. Para evitar isso, os profissionais utilizam um compressor especial para jogar ar para dentro da panela, gerando o efeito visual pretendido.

6. A fumaça que sai dos pratos não é verdadeira.

GalileoRU / YouTube

Mesmo que a comida esteja bem quente, aquela famosa “fumacinha” não sai do prato por muito tempo. Por isso, os fotógrafos usam uma máquina especial para produzir a fumaça no momento de tirar as fotos. Muitas vezes, a comida está até fria na hora dos cliques.

7. Não há carne dentro destes bolinhos chineses.

© Professia Videograph / YouTube

Em vez de usar carne, que pode dar ao bolinho um aspecto esverdeado, a maioria das empresas usam produtos não comestíveis, tingidos artificialmente, para dar o visual desejado.

8. Gelo seco e desodorantes são utilizados em comerciais que envolvam garrafas.

© Valentyn_Volkov / Depositphotos

O desodorante em spray é jogado na superfície da garrafa para gerar um pouco de condensação, enquanto o gelo seco é utilizado para provocar a “fumacinha” que sai de dentro do recipiente. Com o auxílio de uma ferramenta adequada, os profissionais conseguem selar novamente as garrafas para repetir a cena, se for necessário.

9. Muitas vezes robôs são utilizados para filmar as cenas, como você pode ver abaixo:

© #Mind Warehouse / YouTube
© #Mind Warehouse / YouTube

10. Em comerciais de shampoo, os fotógrafos frequentemente fazem uso do chromakey para gerar o efeito dos cabelos “voando”.

© SuaveBeauty / YouTube

11. Perucas e cabelos falsos também são amplamente utilizados em comerciais de cosméticos:

SuaveBeauty / YouTube

12. Os animais não participam da maioria dos ensaios antes das filmagens.

Por mais curtas que sejam, as cenas de comerciais precisam ser devidamente ensaiadas antes das gravações. Mas quando as cenas envolvem animais, pode ser um pouco complicado ensaiar. Por isso, os animais são trocados por bonecos de pelúcia até que os atores estejam perfeitamente preparados para fazer a gravação.

13. Para fazer o gato andar na direção correta, os profissionais o atraem com sua gaiola de viagem.

GalileoRU / YouTube

Os gatos que participam de filmagens comerciais normalmente são transportados para lá e para cá em gaiolas próprias para viagens, e estão acostumados com elas. Por isso, na hora de atraí-los para uma determinada localidade, a equipe de gravação posiciona estas gaiolas no local para onde eles devem caminhar.

14. O ‘Blackbird’ é utilizado em praticamente todos os comerciais de carros.

© millchannel / YouTube

Os profissionais usam uma estrutura chamada de “blackbird” para filmar comerciais automotivos. Esta estrutura pode assumir a forma de qualquer carro utilizando computação gráfica.

15. Na maioria das fotos de banheiras com espuma, não há água na banheira.

© Ukrainian TV commercial / YouTube

A filmagem de um comercial pode levar muito tempo, por isso as atrizes não podem se molhar e deitar na banheira de verdade, caso contrário ela passaria muito frio. Além disso, a câmera também ficaria embaçada por causa do vapor.

Na verdade, a atriz deixa apenas os ombros à mostra, o resto do corpo é coberto por um plástico. A equipe preenche a banheira com alguma coisa macia, a atriz deita e é coberta por um tecido branco. Depois disso, a espuma é produzida por uma máquina especial.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.