fbpx

15 truques psicológicos que podem fazer as pessoas gostarem de você rapidamente

É normal que tenhamos muitas amizades que sequer lembramos como começamos. Mas às vezes queremos ter uma relação um pouco mais próxima de alguém, por algum motivo, e para esses casos, pode ser interessante ter algumas “dicas” em mente, ainda que não exista receita de bolo para fazer nascer uma amizade.

Confira alguns “truques” que podem lhe ajudar a agradar quem você quiser e fazer as pessoas gostarem de você:

1. Mantenha sempre o bom humor

mulher feliz
Shutterstock

Uma boa maneira de fazer com que as pessoas ao seu redor gostem de você e sejam alegres é mantendo você mesmo o bom humor. Desta forma, você contagia os demais ao seu redor.

2. Ofereça seus ouvidos e realmente se importe com o que as pessoas lhe contam.

É fato que as pessoas gostam de conviver com amigos que realmente se importem com elas, e não apenas finjam estar ouvindo ou se preocupando com seus problemas. Por isso, uma boa forma de gerar confiança em seus amigos é demonstrando que aquilo que lhes incomoda também diz respeito a você, de forma que você possa oferecer conselhos sérios e honestos.

3. Não trate a você mesmo como “perfeito”, e aceite seus defeitos.

As pessoas não gostam de indivíduos que se acham perfeitos demais e sem nenhum defeito. Normalmente, quando uma pessoa humilde, que sabe admitir suas falhas e suas fraquezas, comete algum tipo de erro, as pessoas ao seu redor não lhe julgam tanto assim.

Por outro lado, quando alguém totalmente convencido de sua suposta “perfeição” comete qualquer deslize, a história é bem diferente.

4. Copie a atitude das pessoas que você quer agradar.

amigas
Shutterstock

Um estudo de 1999 da Universidade de Nova Iorque já analisou o que ficou conhecido como “efeito camaleão”, que consiste em um padrão de comportamento observado em certas pessoas, que literalmente “copiam” os gestos, expressões faciais e corporais e expressões dos indivíduos que querem agradar.

Isso pode acontecer de forma espontânea ou planejada, e costuma facilitar a criação de laços de admiração entre as pessoas, quando não praticada de forma explicitamente forçada, é claro.

5. Toque ocasionalmente as pessoas com quem você está conversando.

Algumas pessoas tocam demais os outros enquanto estão conversando, e isso pode realmente ser muito chato. No entanto, um estudo francês constatou que pequenos toques, quase imperceptíveis, podem fazer diferença na criação de um laço entre duas pessoas.

Durante a pesquisa, participantes do sexo masculino andaram pelas ruas tentando interagir com mulheres que não conheciam. Ficou constatado, nos resultados analisados, que os homens obtiveram uma conversação de maior sucesso com as mulheres quando tocavam levemente seus braços, ou ombros, por exemplo, em comparação com os casos em que os rapazes não faziam nada além de falar.

6. Dê oportunidade para que as pessoas falem sobre elas, e não apenas escutem o que você tem a dizer.

pessoas conversando
Imagem de Kevin Phillips por Pixabay

É crucial que, na criação de um laço de amizade, você crie espaços para que a pessoa com quem você está conhecendo possa contar mais sobre a sua vida. É comprovado que o fato de falar sobre nossos próprios problemas gera reações positivas em nosso cérebro, e por isso a sua conversação pode ser muito mais proveitosa se você der espaço para a outra pessoa falar.

7. Aja com confiança e espera que as pessoas vão gostar de você.

mãos
Imagem de Karen Arnold por Pixabay

Pesquisas já confirmaram que pessoas mais confiantes e que esperam ser agradáveis e interessantes costumam agir realmente de forma mais gentil e positiva, fazendo com que os demais passem a vê-las como pessoas realmente legais.

Por outro lado, iniciar interações esperando que você vá ser inconveniente ou chato pode causar efeito contrário.

8. Seja amigo das pessoas com quem você quer conviver.

As pessoas tendem a se dar melhorar com indivíduos que são bem aceitos em seus ciclos de amizade. Por isso, pode ser uma boa ideia se enturmar com as pessoas que convivem com quem você quer agradar por algum motivo.

9. Sorria!

sorriso
Shutterstock

Um estudo da Universidade de Stanford e da Universidade de Duisburg-Essen colocou uma série de participantes para conversar com outras pessoas tendo apenas o recurso visual de “avatares”. Os resultados apontaram que as pessoas se sentiam melhor e tinham melhores opiniões sobre os indivíduos com quem conversavam quando os avatares mostravam alguém sorrindo.

10. Foque nas coisas que vocês têm em comum.

Apesar da crença popular de que “os opostos se atraem”, isso pode ser interpretado muitas vezes apenas como uma desculpa para que pessoas que, com o tempo, acabaram por perceber que não possuem tantas coisas assim em comum.

O que a ciência nos diz, entretanto, é que de fato gostamos mais de pessoas que compartilhem certos gostos e interesses conosco, por isso durante uma conversação com uma pessoa que você está conhecendo pode ser uma boa ideia puxar assuntos que você já saiba que são de interesse de ambos.

11. Seja presente fisicamente na vida das pessoas.

Para manter uma boa amizade não basta conhecer uma pessoa há muito tempo e se agarrar em experiências que foram vivenciadas em um passado já longínquo. É preciso que a amizade seja mantida de forma física, também, mesmo que de forma ocasional. Afinal, quem nunca lamentou por uma amigo que, repentinamente, parou de estar presente na sua vida, ainda que você tenha o seu contato de WhatsApp?

12. Veja os demais como eles querem ser vistos.

É fato que muitas vezes pensamos ou tentamos ser pessoas diferentes daquela que realmente somos. No entanto, se você quer causar uma boa impressão em alguém, pode ser interessante que mesmo que você perceba que alguém pensa ser um tanto diferente do que realmente é, você a enxergue da forma como ela quer ser vista.

13. Saiba lidar com as pessoas de acordo com suas peculiaridades.

Nem sempre os mesmos assunto que costumam dar certo com a maioria de seus amigos darão certo com todo mundo. Assim como alguns comportamentos podem ser muito mal vistos por certos tipos de pessoa, mesmo que agradem os demais. Por isso, antes de insistir em uma piada ou brincadeira que pode ser desconfortável para alguém, procure entender se estes comportamentos não tocam em algum tipo de fragilidade desta pessoa.

14. Faça elogios…

Nada melhor do que receber elogios, por isso faça questão de enaltecer as qualidades de quem você quer agradar, bem como parabenizar suas conquistas e mostrar que você realmente admira aquilo que a pessoa em questão faz bem.

15. E tome cuidado com as críticas!

críticas
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Criticar de forma construtiva, com o objetivo de tornar uma pessoa ainda melhor naquilo que faz, pode ser muito positivo. No entanto, é necessário tomar muito cuidado ao criticar alguém, principalmente se tratando de alguém que você não conhece muito bem e não sabe como vai reagir. Por isso, ao mesmo tempo em que fazer elogios é uma boa forma de agradar quem você quiser, o ato de criticar (mesmo que que forma construtiva) pode fazer com que alguém se volte contra você.

E você, quais “técnicas” costuma usar?

você pode gostar também
2 Comentários
  1. Rui Gularte Diz

    Parabéns pela explicação apesar da tua pouca idade tens uma boa percepção com relação aos relacionamentos de amizade entre as pessoas. Vou ter que reler mais vezes para me adequar.

  2. Rose oliveira Diz

    O homem quando trai a primeira coisa que ele faz é ,ficar dando muita explicação do motivo da sua ausência, “isso geralmente é culpa”.mulher não trai ela se vinga é bem diferente, o homem trai porque gosta de fazer o que é errado,e tenta esconder de todas as formas ,já as mulheres faz e ficam doidas pra deixar pistas pra que o marido saiba que é corno, talvez assim ele sofra, porque sai correndo pra falar o que fez são as mulheres “peguei seu marido sua corna” o homem não vai admitir seu erro tão fácil assim.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.