15 sinais de que você tem inteligência emocional


10 – Você explora o “porquê”

Em vez de rotular as pessoas, você percebe que há razões por trás do comportamento de todos.

Ao desenvolver qualidades como empatia e compaixão, você se esforça para ver uma situação através dos olhos de outra pessoa. Você faz perguntas como: “Por que essa pessoa se sente assim?” E “O que está acontecendo por trás de tudo?” Ao fazer isso, você é capaz de se relacionar com qualquer pessoa.

9 –  Você está aberto a críticas

Ninguém gosta de receber feedbacks negativo, incluindo você. Mas, você sabe bem que muita crítica contém pelo menos algum elemento de verdade, mesmo quando não é entregue de forma ideal. Além disso, a crítica ensina-lhe muito sobre como os outros pensam.

Assim, você mantém suas emoções em observação e aprende tanto quanto você pode.

8 – Você constantemente considera como os outros vão reagir

A partir do momento que você encontra uma pessoa, você está analisando-os. Você simplesmente não pode evitar.

Mas toda essa observação leva a benefícios: você percebe que tudo o que você diz e faz potencialmente afeta os outros. E isso significa focalizar não apenas no que você diz, mas como você o diz.

7 – Você pede desculpas

Você sabe que “me desculpe” pode ser as palavras mais difíceis de serem ditas. Mas você também reconhece que dizer isso tem um poder imenso.

Ao reconhecer seus erros e se desculpar quando necessário, você desenvolve qualidades como humildade e autenticidade e naturalmente irá atrair o mesmo.

6 –  Você perdoa

Embora compreendendo que ninguém é perfeito, você aprendeu que recusar a perdoar é como coçar uma ferida com uma faca: você nunca irá se curar.

Em vez de ficar preso ao ressentimento enquanto a parte infratora se move com sua vida, você perdoa – dando a você a chance de seguir em frente, também.

Use o menu abaixo para continuar lendo o artigo.

Veja também: Mais do autor

Comentários

Carregando...