15 mistérios históricos que ainda fazem os cientistas coçarem as cabeças

11. O tesouro do “rolo de cobre”

11

Dos “Pergaminhos do Mar Morto” encontrados em Qumran por arqueólogos na década de 1950, o antigo Pergaminho de Cobre é provavelmente o mais fascinante e elusivo do lote. Ao contrário dos outros rolos que foram escritos em papiro ou pergaminho, este foi esculpido (como o próprio nome sugere) inteiramente em cobre.

Dizem que os pergaminhos datam de quase 2.000 anos, numa época em que houve muitas revoltas contra o Império Romano. Os cientistas acreditam que estava escondido para impedir que ele fosse capturado pelas forças romanas – e quando você aprender o que suas gravuras são, não é difícil ver o motivo. O rolo de cobre é basicamente um grande mapa do tesouro, listando um vasto número de itens de ouro e prata e onde encontrá-los. Gostaria de fazer uma caça ao tesouro?

12. Túmulo de Cleópatra

12

Acredita-se que a rainha egípcia foi enterrada com seu amante, Marc Anthony, em 30 a.C., porém o paradeiro de seu túmulo ainda é desconhecido. Muitas escavações foram realizadas em Alexandria, contendo um número de túmulos que remontam ao reinado de Cleópatra, mas a tumba dela não estava entre eles.

Muitos dizem que devido às condições da morte de Cleópatra e o relacionamento conturbado e cheio de escândalos com Marc Anthony, a rainha cometeu suicídio.

13. Mary Celeste

13

O infame “navio-fantasma” Mary Celeste que foi encontrado à deriva e sem tripulação inquieta cientistas.

Uma teoria de longa data era que a tripulação tinha abandonado navio devido a um incêndio, mas não havia nenhum sinal de uma explosão ou de partes carbonizadas do navio. Determinado a provar esta teoria em 2006, um cientista da University College de Londres construiu uma réplica do porão no Mary Celeste para simular uma explosão usando papel em vez de barris. O que resultou foi uma “onda de pressão” explosão que não deixou fuligem ou marcas de queimadura. Se isso for verdade, o barulho da explosão supostamente teria assustado a tripulação o suficiente para abandonar o navio.

Descartando a teoria peculiar de um dos episódios de Doctor Who em 1965, que conta que a tripulação fugiu com a chegada dos Daleks apareceram, seria uma boa explicação!

14. As Pegadas do Diabo

14

Moradores de Devon do Sul encontraram uma linha formando um caminho na neve num padrão único por 40 metros e logo se iniciaram as muitas especulações, que foram feitas até finalmente se resolver que foi um trabalho do diabo. Sim!

Apesar das muitas possibilidades, entre elas pegadas de canguru, não foi possível para os jornalistas do século XIX chegarem a uma solução satisfatória. Já que para todas elas era impossível encontrar um ser que andasse por um caminho tão longo de um dia para o outro.

15. Os Restos de Jimmy Hoffa

15

O desaparecimento do infame líder sindical e uma vez condenado criminoso, Jimmy Hoffa, tem fascinado forenses e o público americano por mais de 40 anos. Hoffa desapareceu em Michigan em 1975, para nunca mais ser visto.

Embora Jimmy Hoffa tenha sido declarado legalmente morto em 1982, muitas fontes atestaram seu paradeiro. Hitman Richard Kuklinski – conhecido como “The Iceman” – afirma ter matado Hoffa e despejado seu corpo em um pátio de sucata. Um testemunho mais recente em 2015 do antigo mafioso, Philip Moscato, afirma que Hoffa foi morto a tiros antes de ser enfiado em um tambor de 55 galões e enterrado perto do Pulaski Skyway, em Nova Jersey.

Veja também: Mais do autor

Comentários

Carregando...