Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

15 mistérios históricos que ainda fazem os cientistas coçarem as cabeças

Os avanços tecnológicos e científicos têm se expandido tanto nos últimos anos que é quase impossível acreditar que ainda existam tantas coisas desconhecidas por aí e, que mesmo sendo encontradas parecem levar anos para descobrirem sua verdadeira origem.

Nas últimas décadas, coisas como a datação do carbono tornaram possível continuar de onde Charles Darwin parou e ajudar a resolver o maior mistério de todos os tempos – por que e como estamos aqui. Cientistas podem, então, utilizar a tecnologia para estudar os dinossauros e até descobrir o que comiam quando habitavam a Terra.

Porém, para certos mistérios da história teremos que esperar de décadas até séculos para possuir uma tecnologia que ajudem a descobrir o mistério, ou, infelizmente nem mesmo com o passar do tempo obteremos respostas. Torçamos para que sim e para que dúvidas sejam tiradas de nossas cabeças.

Aqui estão 15 dos maiores mistérios da história que ainda não foram resolvidos.

1. O Sudário de Turim

1

É normal vermos na televisão pessoas afirmando terem visto a imagem de Jesus em água, em uma janela e até mesmo em um manja na parede. Mas esta imagem em pano de linho tem inquietado o mundo.

A aparência e a idade deste artefato criou muitas controvérsias pelos séculos que se passaram. Discussões de que se é o pano usado para embrulhar o corpo de Jesus dentro da tumba, ou de que é uma pintura ou, até mesmo, uma foto fazem pessoas terem que escolhem em qual acreditar. Mesmo que não possam chegar a uma conclusão ainda, analises dizem que é de 300 aC e 1390 dC.

2. Jack, O Estripador

2

Mesmo sendo fonte para várias obras cinematográficas, a identidade do homem de chapéu e capa nas ruas escuras de Londres ainda não fora descoberta. Sabe-se que o homem misterioso matou 5 mulheres na cidade e após a polícia receber várias cartas exigindo que descobrissem quem era o Jack – O Estripador, este nome ficou fixado à imagem do assassino.

Muitos se perguntam se poderia ser uma mulher ou, se até mesmo seria o próprio assassino que mandou as cartas à polícia.

3. O Destino da Arca da Aliança

3

Quando Jerusalém foi atacada por um exército babilônico liderado pelo rei Nabucodonosor II e o Primeiro Templo foi destruído em 587 a.C., o paradeiro da Arca da Aliança que, segundo a bíblia, havia sido construída por uma ordem divina, é desconhecido.

O paradeiro do baú que guardava os dez mandamentos é incerto por anos e até hoje.

4. O Primeiro “disco voador” visto

4

Hollywood pode agradecer Kenneth Arnold por ter sido o primeiro ser humano a ver um objeto voador desconhecido pelos céus perto das Montanhas Cascade em Washington em junho de 1947. Ao descrever o objeto para um repórter, Kenneth o comparou a um pires que ondulava. Uma visão de como se você estivesse pulando.

O termo “Disco Voador” criou um ramo específico dentro das ficções científicas que adoramos assistir.

5. Velas que queimam eternamente

5

Muitas têm surgido ao redor do mundo, desde a Inglaterra e América do Norte, até o Egito e China. Essas velas eram usadas para guiar os mortos na vida após a morte, e eram seladas com eles em seus túmulos. Porém um fato incrível aconteceu! Quando esses túmulos foram reabertos milhares de anos depois, essas velas ainda estavam acesas e brilhando como se tivessem sido acendidas no mesmo dia.

Infelizmente, houve um temor de que tais objetos fossem uma maldição sobrenatural por nunca apagarem e logo foram destruídas para não trazerem maldições, impedindo cientistas de pesquisarem sobre elas e descobrir a verdadeira razão.

.

6. A múmia que grita

6

Múmias já são assustadoras por si só e pode ser difícil encontrar alguma que não nos cause arrepio; não foi diferente quando em 1886, um corpo mumificado foi encontrado. Porém, o que confunde os cientistas é que em múmias estudadas através dos anos notou-se que os órgãos eram retirados dos corpo durante o processo de mumificação. Entretanto, este tinha todos os órgãos dentro de si, levando a acreditar que a vítima podia ter sido envenenada ou enterrada viva. Suspeita-se que possa ser filho do faraó Ramsés III, que conspirou a morte de seu pai.

7. Cavernas de Panxian

7

As cavernas de Panxian Dadong, no sul da China, que estão a 5.000 metros acima do nível do mar, têm uma visão incrível. Mas foi em 1990 que os resto de rinocerontes pré-históricos e gigantescos stegodons foram encontrados nas cavernas. Seria algo normal, se altura das cavernas não condissesse com a estatura desses seres.

Algumas discussões apontam que esses animais pré-históricos possam ter sido atacados por antigas civilizações ou carnívoros e arrastadas para o local.

8. O “Mothman”

8

Não é um episódio de Stranger Things, mas quatro adolescentes americanos da Virgínia Ocidental disseram ter visto uma criatura desconhecida semelhante a um pássaro assustador de olhos vermelhos em uma noite escura de novembro em 1966.

Após o relato, uma conferência de imprensa foi realizada pelo Xerife e no dia eguinte o monstro era chamado de “Mothman”, depois da série de TV Batman da época. Um livro de John Keel que fala sobre os acontecimentos estranhos daquela dia leva em consideração um acidente que aconteceu no local que matou 46 pessoas.

9. Jardins Suspensos da Babilônia

9

Para ganhar o título de “Maravilha do Mundo”, você tem que ser extremamente belo ao se olhar. Todavia, os Jardins Suspensos da Babilônia podem ter sofrido um exagero em sua descrição.

As muitas visitas arqueológicas ao local no Iraque não foram capazes de encontrar um local tão belo quanto ao que fora descrito, levando-os a acreditar que talvez nunca tenha existido ou tenha sido destruído com guerras e desastres naturais.

10. A Cidade de Atlântida

10

Contada por Platão, a história diz que após uma tentativa fracassada de invadir Atenas, Atlântida afundou e acabou por desaparecer no fundo do Oceano.

Como na maioria das histórias misteriosas, muitos têm tentado encontrar a verdade por trás do desaparecimento dessa cidade. Uma delas é que a história contada de Atlântida é na verdade a história da Civilização Minoica, que surgiu nas ilhas gregas de Creta e Tira há mais de 4 mil anos: os minoicos.

Porém nada se pode afirmar, nem mesmo que Platão a tenha inventado.

.

11. O tesouro do “rolo de cobre”

11

Dos “Pergaminhos do Mar Morto” encontrados em Qumran por arqueólogos na década de 1950, o antigo Pergaminho de Cobre é provavelmente o mais fascinante e elusivo do lote. Ao contrário dos outros rolos que foram escritos em papiro ou pergaminho, este foi esculpido (como o próprio nome sugere) inteiramente em cobre.

Dizem que os pergaminhos datam de quase 2.000 anos, numa época em que houve muitas revoltas contra o Império Romano. Os cientistas acreditam que estava escondido para impedir que ele fosse capturado pelas forças romanas – e quando você aprender o que suas gravuras são, não é difícil ver o motivo. O rolo de cobre é basicamente um grande mapa do tesouro, listando um vasto número de itens de ouro e prata e onde encontrá-los. Gostaria de fazer uma caça ao tesouro?

12. Túmulo de Cleópatra

12

Acredita-se que a rainha egípcia foi enterrada com seu amante, Marc Anthony, em 30 a.C., porém o paradeiro de seu túmulo ainda é desconhecido. Muitas escavações foram realizadas em Alexandria, contendo um número de túmulos que remontam ao reinado de Cleópatra, mas a tumba dela não estava entre eles.

Muitos dizem que devido às condições da morte de Cleópatra e o relacionamento conturbado e cheio de escândalos com Marc Anthony, a rainha cometeu suicídio.

13. Mary Celeste

13

O infame “navio-fantasma” Mary Celeste que foi encontrado à deriva e sem tripulação inquieta cientistas.

Uma teoria de longa data era que a tripulação tinha abandonado navio devido a um incêndio, mas não havia nenhum sinal de uma explosão ou de partes carbonizadas do navio. Determinado a provar esta teoria em 2006, um cientista da University College de Londres construiu uma réplica do porão no Mary Celeste para simular uma explosão usando papel em vez de barris. O que resultou foi uma “onda de pressão” explosão que não deixou fuligem ou marcas de queimadura. Se isso for verdade, o barulho da explosão supostamente teria assustado a tripulação o suficiente para abandonar o navio.

Descartando a teoria peculiar de um dos episódios de Doctor Who em 1965, que conta que a tripulação fugiu com a chegada dos Daleks apareceram, seria uma boa explicação!

14. As Pegadas do Diabo

14

Moradores de Devon do Sul encontraram uma linha formando um caminho na neve num padrão único por 40 metros e logo se iniciaram as muitas especulações, que foram feitas até finalmente se resolver que foi um trabalho do diabo. Sim!

Apesar das muitas possibilidades, entre elas pegadas de canguru, não foi possível para os jornalistas do século XIX chegarem a uma solução satisfatória. Já que para todas elas era impossível encontrar um ser que andasse por um caminho tão longo de um dia para o outro.

15. Os Restos de Jimmy Hoffa

15

O desaparecimento do infame líder sindical e uma vez condenado criminoso, Jimmy Hoffa, tem fascinado forenses e o público americano por mais de 40 anos. Hoffa desapareceu em Michigan em 1975, para nunca mais ser visto.

Embora Jimmy Hoffa tenha sido declarado legalmente morto em 1982, muitas fontes atestaram seu paradeiro. Hitman Richard Kuklinski – conhecido como “The Iceman” – afirma ter matado Hoffa e despejado seu corpo em um pátio de sucata. Um testemunho mais recente em 2015 do antigo mafioso, Philip Moscato, afirma que Hoffa foi morto a tiros antes de ser enfiado em um tambor de 55 galões e enterrado perto do Pulaski Skyway, em Nova Jersey.

Comentários
Carregando...