15 mistérios da natureza que provam que a Terra não se cansa de nos surpreender

Podemos pensar que o conhecimento humano sobre a Terra é abrangente e absoluto, mas isso não pode estar mais longe da verdade. Por isso, compilamos aqui alguns dos fenômenos naturais mais raros e incríveis que nos mostram o quão pouco sabemos do nosso planeta, que valem a pena conferir.

Conheça 15 mistérios da natureza que provam que a Terra não se cansa de nos surpreender:

15 – Fogo de São Elmo

As hélices de helicópteros e os topos de mastros às vezes são iluminados por fogos fantasmagóricos, geralmente durante uma tempestade.

Os europeus medievais acreditavam que essas luzes dançantes eram o presente prometido de São Elmo, o santo padroeiro dos marinheiros: a lenda dizia que quem orasse por ele receberia avisos e sinais sob a forma de luzes em mastros.

Na verdade, trata-se de uma descarga eletroluminescente provocada pela ionização do ar num forte campo elétrico. Ou seja, não é “fogo” de fato e sim uma reação provocada por uma enorme diferença de potencial atmosférico.

14 – Um vulcão antártico e seus tubos de neve

O Monte Erebus é um dos maiores e mais ativos vulcões da Antártida. Ele é coberto por tubos de neve feitos de vapor congelado que sai das fissuras.

13 – Pilares de luz

Este surpreendente fenômeno óptico aparece quando a luz do sol, da lua ou das cidades refletem de pequenas partículas de gelo no ar.

12 – Neve “espaguete” em um dos lagos da Finlândia

Um homem de Hämeenlinna, na Finlândia, descobriu fios de neve que pareciam macarrão em um lago perto de sua casa. Mais tarde ele descobriu que poderia juntar esses fios e fazer bolas de neve.

Os fios podem ter sido formados por movimentos do vento e de água antes da neve caída derreter.

11 – Uma floresta dançante

Há uma floresta na Rússia onde as árvores são estranhamente dobradas, e os cientistas ainda não chegaram a uma conclusão sobre esse fenômeno. Alguns pensam que a razão se deve por parasitas, enquanto outros culpam os fortes ventos. Povos antigos pensam que este lugar está assombrado.

10 – Sprites

Alguns acreditavam que esses flashes vermelhos ou azuis que aparecem em grandes alturas eram naves espaciais alienígenas. Somente depois que o fenômeno foi gravado em video em 1989, foi descoberto que os sprites são “parentes distantes” dos raios.

9 – Espectro de Brocken

Se você está nas montanhas e se afasta do sol, às vezes pode ver a sombra de um gigante rodeado por um halo de arco-íris. Esta é, na verdade, a sombra do próprio observador lançado sobre a névoa. Pequenas gotas difratam a luz, formando então um halo em torno da sombra.

Esse fenômeno é mais frequente em Brocken, uma montanha na Alemanha.

8 – Bolas de fogo Naga

O rio Mekong, na Tailândia às vezes libera bolas de fogo que se elevam a 10 metros acima da água e desaparecem. Elas geralmente aparecem em outubro e até chegou a ser criado um festival dedicado a esse fenômeno. Os cientistas explicam isso como inflamação de gases que se elevam do rio; já os moradores locais acreditam que as bolas são enviadas por Naga, um ser metade humano metade cobra vivendo no rio.

7 – Vale dos pássaros caídos

No Vale Jatinga, na Índia, os pássaros se comportaram muito inusitadamente durante séculos: eles circulam em alturas muito baixas e alguns até caem no chão semi-conscientes.

As aves geralmente baseiam seu caminho pelo sol e pelo campo magnético da Terra. O motivo do seu comportamento incomum deve ocorrer devido a anomalias geofísicas.

6 – A anomalia do mar Báltico

Um objeto estranho foi encontrado no fundo do Mar Báltico. Cientistas ainda não chegaram a um consenso sobre suas origens. É feito de basalto, por isso não é uma nave espacial. Teorias dizem que é o resultado do derretimento de uma geleira ou uma instalação militar da Segunda Guerra Mundial.

5 – Brinicle, um “dedo da morte” de gelo

Esse fenômeno ocorre devido às diferentes temperaturas de congelamento em águas árticas de salinidade diferente. Parece um súbito pilar de gelo que se transforma em um certo tipo de ‘primavera glacial’. Ele congela qualquer animal aquático, matando-os rapidamente.

Brinicle foi teorizado em 1974, mas sua existência só foi comprovada em 2011. Há apenas um vídeo do fenômeno, capturado por acidente pela BBC.

4 – Círculos de gelo em rios

Círculos de gelo perfeitamente redondos são formados por redemoinhos que fluem nos rios. Um pedaço de gelo começa a girar, triturando os cantos do gelo ao redor e tornando-se um círculo perfeito. O fenômeno foi relatado na Escandinávia, América do Norte, Alemanha, Inglaterra e Rússia.

3 – A floresta torta

A Floresta torta está localizada próximo de Nowe Czarnowo, Pomerânia Ocidental, na Polônia. O bosque contém aproximadamente 400 pinheiros com troncos dobrados. Eles foram plantados em algum momento em 1939, mas por que ou quem os fez ficarem tortos é desconhecido.

2 – Um oceano escondido sob a crosta terrestre

A imagem acima mostra o mineral chamado ringwoodite que é peculiar devido ao seu teor de água pressurizada. Estudos recentes mostram que, no fundo do manto da Terra, envolto em uma concha de minerais raros, existe um vasto oceano, cujo volume global pode ser igual ou maior que o de todos os oceanos na superfície terrestre. Já pensou?

1 – A influência do Sol em nosso planeta

Pela primeira vez na história das observações de astronomia, os cálculos de modelo mostram que as mudanças na atividade solar podem influenciar seriamente o nosso clima. Juntamente com mudanças climáticas induzidas pelo homem e mudanças climáticas naturais, a temperatura da Terra depende em grande parte da atividade solar. À medida que varia, também muda a intensidade da luz solar que atinge a superfície da Terra.

Segundo os cientistas, nos próximos 100 anos, a atividade do Sol terá uma significativa mudança de temperatura na Terra.

Impressionante, não é mesmo?

[Brightside]

Comentários
Carregando...