O Afeganistão recentemente voltou a estar nas manchetes dos principais jornais do mundo inteiro, por conta do retorno do Talibã ao poder. Para as mulheres e minorias, a tomada do poder pelos fundamentalistas religiosos representa um retrocesso no aspecto social e nas liberdades individuais. Porém, o Afeganistão nem sempre foi um país perigoso para as minorias.
Entre 1920 e 1970, por exemplo, o país teve um época de grande avanço nas liberdades, com bastante investimento na área de educação, inclusive para as mulheres. Nessa época, o país era regido por uma monarquia islâmica, e era conhecido como ‘Reino do Afeganistão’.
O problema é que toda essa liberdade começou a incomodar, pouco a pouco, aqueles que interpretam os livros religiosos de forma literal – chamados de fundamentalistas. E, com a ajuda dos EUA, várias milícias se formaram e, eventualmente, acabaram por tirar a monarquia do poder. De lá para cá, várias forças distintas brigam pelo poder no Afeganistão, e o resultado foi um retrocesso gigantesco para as minorias e principalmente para as mulheres, que acabam sendo perseguidas e tendo seus direitos cerceados.
Na lista de hoje, você vai conferir algumas fotos que mostram como era o Afeganistão antes da tomada do poder por parte das forças religiosas:
1. Alunas de engenharia saindo de uma universidade no Afeganistão.
2. Mãe e filha conversando livremente.
3. Estudante fumando em Cabul, capital do Afeganistão, em 1972.
4. Mulheres passeando com as roupas que queriam, sem se preocupar em esconder o próprio corpo.
5. Mulheres participando de um protesto, em 1979.
6. Essas mulheres optaram por usar a burca, porém repare nos sapatos. Hoje em dia, em muitos casos, seria considerado um ultraje se a mulher decidisse utilizar um salto alto.
7. A burca não era uma obrigação. Se as mulheres quisessem usar saias, por exemplo, ninguém iria impedir.
8. A arquitetura de Cabul, na época, era considerada bastante moderna para o seu tempo.
9. Rei do Afeganistão, Mohammed Zahir Shah, passeando com seu cachorro em 1972.
10. Mulheres, em uma escola, aprendendo sobre o sistema reprodutivo e os órgãos sexuais.
11. Muitos temem que, com a volta do Talibã, cenas como essa sejam bem raras de acontecer novamente.
12. Manifestação de estudantes em 1972.
13. Jovens afegãos praticando esportes em uma escola.
14. Mulheres em uma aula ao ar livre, sem se preocupar com possíveis retaliações, ofensas ou agressões.
15. Jovens em um momento descontraído, cena que com a chegada do fundamentalismo religioso ao poder pode acabar se tornando rara.