15 fotografias raras que nos ajudam a conhecer o nosso passado

A fotografia é uma excelente ferramenta que nos permite “viajar” para o passado e conhecer um pouco melhor como eram as coisas antigamente.

Confira algumas fotos que ajudam a contar parte da nossa história:

1. A primeira fotografia mostrando um ser humano.

WikiCommons

Hoje em dia tiramos várias selfies diariamente, mas nem sempre foi assim. Essa fotografia, a primeira a mostrar um ser humano, foi tirada em 1838 por Louis Daguerre. A silhueta do homem na imagem ficou borrada por conta da longa exposição da câmera.

2. Policial inspecionando banhista nos Estados Unidos.

DaFunOne / imgur

Os EUA nem sempre foram tão “liberais” como dizem ser hoje em dia. Em 1921, ano em que esta fotografia foi tirada, as mulheres ainda não podiam escolher livremente a roupa de banho que iriam usar. Os policiais tinham o direito de autuar as garotas que usassem roupas curtas demais e que não atendessem aos padrões estabelecidos.

3. Tatuagens indígenas em mulher sequestrada.

WikiCommons

A garota da foto é Olive Oatman, que fora sequestrada e vendida como escrava por índios moicanos em meados de 1859. Quando ela conseguiu escapar e voltar para a civilização, ela apresentava uma tatuagem típica dos moicanos em seu rosto.

4. O maior homem do mundo.

johnnykazz4l / imgur

O rapaz da foto é Robert Wadlow, que atingiu 2,72m de altura e é até hoje o homem mais alto de que se tem registros. A imagem foi registrada apenas um ano antes da sua morte.

5. A primeira fotografia mostrando um gesto obsceno.

WikiCommons

O gesto foi feito por Charles Radbourn, que aparece no canto esquerdo da foto. Não se sabe, no entanto, por que exatamente o jogador de baseball decidiu fazer esse gesto para o fotógrafo.

6. Estudantes após uma guerra de bolas de neve em 1893.

imgur.com

Podem parecer soldados voltando da guerra, mas esses três garotos ficaram assim depois de uma “brincadeira” com bolas de neve.

7. Abertura do túmulo de Tutancâmon.

johnnykazz4l / imgur

Na imagem é possível ver Howard Carter e Arthur Callender, bem como um trabalhador egípcio, participando da abertura do sarcófago de Tutancâmon em 1922.

8. Trabalhador alemão se recusando a saudar Adolf Hitler.

Wikipedia Commons

Em um ato corajoso que acabaria ficando eternizado na história, o trabalhador August Landmesser se recusou a saudar o ditador alemão Adolf Hitler.

9. Bunker de Adolf Hitler.

johnnykazz4l / imgur

Falando em Adolf Hitler, essa fotografia foi feita por forças aliadas em 1945, mostrando como era o bunker onde se escondia o ditador.

10. Os Beatles cruzando a Abbey Road na direção oposta.

beatles-|The Beatles - Abbey Road 2

Além da fotografia que ficou eternizada na capa do álbum da banda, várias outras imagens foram feitas no mesmo dia, incluindo esta.

11. Retrato de família deixado na Lua.

Wikipedia Commons

Esta retrato foi deixado na superfície lunar pelo astronauta Charles Duke.

12. Um dos primeiros acidentes automobilísticos registrados em fotos.

pghquidditch / imgur

Hoje em dia você pode encontrar até mesmo vídeos de vários acidentes na Internet. No passado, entretanto, era mais difícil registrar esses momentos.

Essa imagem foi feita em Washington, em meados de 1921.

13. Cantores pop no Irã antes da Revolução Islâmica.

Wikipedia Commons

Antes da revolução, as pessoas não precisam esconder seus cabelos, podiam usar as roupas que quisessem e podiam até mesmo ir à praia de biquíni. As restrições impostas pelo governo islâmico perduram até hoje no Irã.

14. Monte Rushmore sendo construído em 1939.

johnnykazz4l / imgur

15. Construção da ponte Golden Gate, em San Francisco, no ano de 1937.

johnnykazz4l / imgur

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.