15 fatos surpreendentes sobre os ruivos

Nos últimos anos, parece que os ruivos têm sido motivo de muitas piadas. Mas na verdade, seus pelos vermelhos e alaranjados podem indicar que eles são um pouco mais interessantes do que os morenos e loiros em alguns aspectos.

Embora eles sejam muitas vezes vistos como uma anomalia, ruivos não deixaram poucas pegadas na história humana. Por exemplo, ao contrário da opinião popular, os ruivos não simplesmente emergiram do norte da Europa. Até mesmo séculos atrás, havia ruivos na China, Rússia, e até mesmo na África indígena!

Isso é apenas um dos muitos fatos interessantes sobre os ruivos. Confira abaixo o resto!

# 1. Nem todos os ruivos têm olhos azuis.

A maioria das pessoas pensa em olhos azuis quando pensa no cabelo vermelho, mas isso não é verdade. A cor dos olhos mais comum para os ruivos é o castanho, seguido de avelã. Olhos azuis e cabelo ruivo são, na verdade, uma combinação extremamente rara.

# 2. Ruivos são mutantes.

Da melhor forma possível, é claro. O gene recessivo que faz com o cabelo seja ruivo, o MC1R, é na verdade uma mutação genética.

# 3. Ruivos não tem na verdade muito cabelo.

Parece que muitos ruivos têm enormes cabelos, mas na verdade, eles têm menos fios em média do que os morenos e loiros. Morenos têm aproximadamente 140.000 fios de cabelo, e os louros têm, geralmente, 110.000, e ruivos têm meros 90.000. Então, por que o cabelo ruivo parece tão selvagem e abundante? Simplesmente porque ele é mais espesso e grosso do que as outras matizes.

# 4. Hoje, os ruivos são muito raros.

Embora fossem mais comuns antigamente, hoje ruivos constituem apenas 2% da população (embora 13% deles estejam na Escócia). Qual é a razão para isso? Bem, é simplesmente devido ao fato de que a população mundial é mais móvel e propensa a emigração do que em séculos anteriores. O gene ruivo é recessivo, e são necessários duas cópias do gene mutado: como as pessoas estão mais diversificadas no acasalamento, isso significa que há menos chance de que dois portadores de MC1R se reunam e produzam um belo bebê ruivo.

# 5. Ruivas tiveram status real.

A Rainha Elizabeth I foi uma ruiva famosa. Na verdade, muitos na linhagem Tudor tinham cabelos alaranjados.

# 6. Ruivos têm uma estranha relação à dor.

A mutação de MC1R provoca uma liberação excessiva de feomelanina, que interrompe a receptividade do cérebro à dor sensível. Em termos leigos, isso significa que ruivos têm uma alta tolerância a dor. Curiosamente, isso também significa que é preciso mais anestesia para sedá-los.

# 7. Há um dia oficial dos ruivos

Na Holanda, há um festival de dois dias para celebrar as pessoas de todo o mundo com a mutação genética. É realizado no início de Setembro de cada ano.

# 8. Ruivos são diversos.

Alguns tem cabelos vermelho-dourado, alguns uma cor laranja insana, e alguns tem apenas um leve tom alaranjado. Todos ainda são considerados parte do clube ruivo.

# 9. Ruivos sofreram opressão no passado.

Na Alemanha nazista, os ruivos eram considerados do mal e satânicos. Na verdade, Hitler proibiu o casamento entre dois ruivos, acreditando que iria produzir uma prole demoníaca.

# 10. Ruivos são geralmente canhotos.

Uma pessoa ruiva provavelmente vai escrever com a mão esquerda, mas não em todos os casos.

# 11. Ruivos têm um lugar na história de terror.

Na mitologia grega, havia muitas histórias sobre ruivos se transformando em vampiros depois que morriam.

# 12. Abelhas preferem ruivos

De acordo com alguns estudos, as abelhas preferem picar pessoas com cabelo vermelho.

# 13. Ruivos têm cabelos e ânimos quentes

Pessoas ruivas são mais propensas a se exaltar e ficar com raiva. Conhece alguém que se encaixa nisso?

# 14. Eles são inspiradores.

Na história da arte, muitos pintores retrataram suas musas com cabelo ruivo, como o Nascimento de Venus por Sandro Botticelli.

# 15. Homens com cabelo ruivo podem ter um benefício de saúde extra.

De acordo com estudos publicados no British Journal of Câncer, os homens com cabelo ruivo são 54% menos propensos a desenvolver câncer de próstata. [LifeBuzz]

Comentários
Carregando...