15 dos maiores animais que existem na Terra

Versão em vídeo:

Versão em texto:

Animais gigantes sempre foram – e talvez sempre serão – uma grande fonte de criatividade para nós humanos.

Afinal, pensar que existem seres colossais é algo que oferece muito escopo para a imaginação: tanto é que que criamos lendas e mitos em torno deles, como a lenda do Kraken, uma besta gigante que habita as profundezas do oceano, a título de exemplo; ou mesmo os filmes de hoje em dia como Anaconda, King Kong, Alligator e muitos, muitos outros que retratam os animais gigantes como predadores assustadores e invencíveis.

Sabemos que o maior animal vivo do mundo é a baleia azul (alaenoptera musculus), uma fera que mede mais de 30 metros de comprimento. Mas, você já deve estar careca de saber e ouvir falar sobre baleias, não é mesmo? Bem, não é sobre elas que iremos falar a seguir…

Seja como for, tanto a ideia de seres minúsculos como de seres gigantescos é algo que nos fascina e por isso estamos sempre curiosos e à espreita da natureza, procurando apenas uma oportunidade de conhecer, comparar e catalogar uma nova espécie para, quem sabe… conseguirmos criar as nossas lendas em cima delas!

A vida imita a arte e nosso mundo é capaz de oferecer uma ampla variedade de animais gigantes que não são apenas “bestas colossais” como nos filmes – e muitos deles, são na verdade, fofos e adoráveis – e é sobre elas que falaremos a seguir.

Conheça 15 dos maiores animais que existem na Terra:

15 – O maior pássaro do mundo

Avestruzes são grandes aves que não voam e são maiores do que qualquer outra ave do mundo, podendo atingir 2 metros e 70 de altura e podendo pesar até 145 quilos. Além disso, ela é também a ave mais alta, a mais pesada, a mais veloz, a que possui os maiores olhos – e é capaz de pôr os maiores ovos!

Avestruzes selvagens vivem nas savanas secas e quentes e nas florestas da África. Eles já percorreram toda a Ásia, África e Península Arábica, mas, como foram caçados extensivamente, o alcance desses animais foi reduzido para a África subsaariana.
Avestruzes são onívoros, o que significa que comem carne e folhas. Embora prefiram plantas, especialmente raízes, sementes e folhas, também comem gafanhotos, lagartos, cobras e roedores.

14 – A maior cobra do mundo

Wikipedia

A sucuri-verde, facilmente encontrada na floresta amazônica, é a maior cobra do mundo, embora alguns considerem que a píton-reticulada seja um pouco maior.

Seja como for, a sucuri pode atingir até 9 metros de comprimento, mas seu tamanho médio é de 6 metros, podendo pesar até 250 quilos.

Como toda grande cobra, a sucuri não possui veneno, e apesar das lendas, não costuma atacar seres humanos, a menos que seja provocada.

Elas atingem seu tamanho monumental com uma dieta de porcos selvagens, veados, pássaros, tartarugas, capivaras, jacarés e até onças-pintadas. As sucuris vitimam suas presas as enrolando até o animal asfixiar.

13 – A maior borboleta do mundo

Shutterstock

Ornithoptera alexandrae é uma espécie de borboleta das florestas de Papua-Nova Guiné e é conhecida como a maior espécie de borboleta do mundo. As fêmeas alcançam facilmente os 30 centímetros de envergadura, porém a envergadura dos machos chega aproximadamente a 20 centímetros, apesar de ser mais comum encontrar exemplares com envergadura de 16 centímetros

No entanto, essa espécie é rara e pode ser encontrada – se você tiver sorte, é claro – em florestas tropicais de Papua Nova Guiné. A espécie Ornithoptera alexandrae está ameaçada de extinção de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

12 – O maior molusco bivalve do mundo

Wikipedia

O maior molusco bivalve vivo são as ostras-gigantes (Tridacna gigas) que podem atingir até 1,20m de comprimento e pesar até 227 kg.

Elas são encontradas principalmente nas águas quentes dos Oceanos Índico e Pacífico, sobretudo na Grande Barreira de Corais na Austrália. Incrivelmente, elas conseguem viver mais de 100 anos!

As ostras-gigantes alimentam-se dos açúcares e proteínas produzidas pelos bilhões de algas celulares que habitam os seus tecidos, porém já existiram rumores de que as ostras-gigantes conseguiam se alimentar de pessoas – mas isso não passa de um mito, pois a concha apenas se fecha para se defender, sem contar que a concha não se fecha totalmente, permitindo que um ser humano escape facilmente.

11 – O maior peixe do mundo

Wikipedia

O maior peixe do mundo é o tubarão-baleia (Rhincodon typus), que pode atingir até 12 metros de comprimento. Agora, o peso dele fará você cair de sua cadeira: eles podem atingir quase 19 toneladas, aproximadamente o peso de dois ônibus escolares juntos!

Essa espécie possui uma expectativa de vida de até 70 anos e é comumente encontrada em águas abertas oceânicas tropicais, sendo raramente vista em águas em que a temperatura seja inferior a 21 graus Celsius. Mas, apesar de seu tamanho monstruoso e de seu peso, os tubarões-baleia geralmente não são uma ameaça para os seres humanos: eles  se alimentam através de filtração, quase que exclusivamente de plâncton de seu habitat natural.

Existem somente outras duas espécies de tubarões exibem este comportamento: o tubarão boca grande e o tubarão elefante.

Isso prova que os oceanos são as verdadeiras fontes de estranheza de nosso mundo, não é mesmo?

10 – O maior sapo do mundo

Shutterstock

A Rã Golias (Conraua goliath) é uma espécie africana de anfíbio anuro e pode crescer até 40 cm, atingindo um peso de quase 4 kgs, o que a faz ser o maior sapo já registrado – já que tem basicamente o tamanho de alguns gatos domésticos.

Essa espécie é normalmente encontrada em rios próximos e de fluxo rápido nos países da África Central dos Camarões e da Guiné Equatorial. Sua habilidade de salto é incrível e ela pode, de uma só vez, pular uma distância de até 3 metros de extensão.

O mais curioso sobre a Rã Golias é que elas são “mudas” e não fazem barulho algum na natureza. Ou seja, caso você esteja passeando por seu habitat, uma delas pode cair sobre você e provocar um grande estrago!

9 – O maior cachorro do mundo

Enquanto raças como o dogue alemão figuram entre as mais altas, o mastim inglês se consagra como o maior cão, graças ao porte musculoso e amplo que ostenta, podendo pesar mais de 100 quilos e ter quase 1 metro de altura.

Nos tempos de César, ele foi usado como um cão de guerra e também em lutas contra leões, touros e até mesmo contra gladiadores.

Apesar do tamanho, o mastim inglês é um cão dócil e amigável, e tem uma expectava de vida de até 12 anos.

8 – O maior morcego do mundo

Wikimedia Commons

Esse morcego é conhecido como uma “raposa voadora” e é uma espécie endêmica que vive nas Filipinas.

Com uma envergadura de até 1,70 metros o Acerodon jubatus é o maior morcego do mundo, porém pesa apenas um pouco mais que 1kg.

Apesar de parecerem assustadores, eles não são uma ameaça para os seres humanos, pelo contrário. Nós quem somos uma ameaça para eles! Essa espécie é frugífera e sua dieta também inclui algumas folhas.

Por incrível que pareça, os predadores desse morcego gigante incluem aves de rapina, como águias, a píton reticulada – que já mencionamos – e também nós: os humanos.

Devido ao desmatamento e à caça furtiva pela carne desses animais selvagens, o Acerodon jubatus é uma espécie em extinção e, embora várias leis nacionais e internacionais tornem a caça e o comércio desta espécie ilegais, o processo de apreciação de carnes exóticas ainda continua, o que significa que a espécie é frequentemente caçada.

7 – O maior primata do mundo

Wikimedia Commons

O gorila-do-oriente (Gorilla beringei) ganhou o título de maior primata do mundo, com uma altura de até 2 metros. Seu peso pode atingir os 205 kg – então é melhor não chegar muito perto dele, para não ser esmagado!

Esses gorilas vivem nas florestas montanhosas da República Democrática do Congo, Ruanda e Uganda.

A espécie vive em pequenos grupos que contém cerca de 40 indivíduos e seus hábitos são diurnos, sendo que a maior parte de seu tempo é usado no descansou na busca de alimentos como frutos e folhas, que são a base de sua dieta.

Atualmente existem menos de 5.000 gorilas do leste na natureza, tornando o gorila-do-oriente criticamente ameaçado de extinção.

6 – O maior cefalópode do mundo

Wikimedia Commons

O grupo dos cefalópodes inclui lulas, polvos, chocos e náutilos. Deste grupo, o maior deles é a lula-gigante (Architeuthis dux): ela tem mais de 2 metros de comprimento, mas seus tentáculos a fazem ter um total de 18 metros de comprimento.

A lula-gigante tem ainda um dos maiores olhos de todas as criaturas vivas da Terra, apenas ficando atrás da lula-colossal, que tem os olhos ligeiramente maiores. As ventosas dos tentáculos podem atingir até 5 cm de diâmetro e várias dessas marcas já foram encontradas cravadas nas cabeças de cachalotes, os principais predadores das lulas-gigantes.

Talvez seja daí que surgiu a inspiração para a lenda do kraken, não é mesmo?

5 – A maior água viva do mundo

Shutterstock

A água-viva-juba-de-leão (Cyanea capillata) pode parecer pequena, com apenas 1,30 cm de diâmetro. Porém, de acordo com a National Geographic, existem variações desses animais que podem alcançar os impressionantes dois metros e meio de diâmetro.

O mais assustador de tudo são os seus tentáculos, que podem varias de 15 metros de comprimento a até 37 metros no total – basicamente o equivalente a um prédio de 13 andares – o que significa que essa é a maior espécie de água-viva do planeta.

Essa espécie se tornou a peça chave em um conto de Sherlock Holmes e de muitas outras obras literárias, sendo que podem ser encontradas no Atlântico Norte e no Ártico.

4 – O maior artrópode do mundo

Wikipedia

Os artrópodes compõem o maior grupo de animais da Terra, o que incluem as aranhas, insetos e outros invertebrados. Porém, há apenas uma espécie de artrópode que pode receber o título de maior por tamanho: o caranguejo-gigante-japonês (Macrocheira kaempferi) que pode chegar a ter uma extensão de quase 4 metros, de perna a perna.

De acordo com James Lamsdell, professor assistente do Departamento de Geologia e Geografia da West Virginia University, todo o comprimento está nas pernas do animal.

Agora, o maior artrópode extinto foi o Jaekelopterus rhenaniae, um escorpião-marinho gigante que chegou a atingir até 2,50 m de comprimento. Segundo Lamsdell, as garras, quando estendidas, podiam ainda acrescer 1 metro no comprimento total do animal.

3 – O maior lagarto do mundo

Wikipedia

O maior lagarto vivo do mundo é o Varanus komodoensis, também chamado de dragão-de-komodo ou crocodilo-da-terra.

Os machos dessa espécie medem até 3 metros de comprimento e pesam quase 100 kgs. As fêmeas são um pouco menores, chegando a até 2 metros de comprimento. Esses animais são velozes e possuem uma excelente visão e olfato apurado, o que os permite caçar presas grandes, como búfalos, veados, porcos e até mesmo os seres humanos!

Então, é bom manter distância deles!

2 – O maior marsupial do mundo

Wikipedia

O maior marsupial vivo do mundo é o canguru vermelho (Macropus rufus): esse canguru mede até 1,60m da cabeça ao início até a cauda, pode chegar até a 90 kgs, atingindo um comprimento de até 1,10 metros.

Pode parecer assustador, ainda mais tomar “um coice” desses animais ao tirar uma foto pela Austrália, não é mesmo?

Porém, na Terra já existiu um canguru gigante com mais que o dobro do tamanho de um canguru comum: o Procoptodon goliah, que podia pesar até 240 kg e foi extinto há 15 mil anos, segundo o Museu Australiano.

1 – O maior roedor do mundo

Wikipedia

E, para encerrar com chave de ouro, um animal fofo e talvez muito familiar para quem mora no Brasil: a Capivara.

A capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) é basicamente o animal rei dos roedores e podem chegar a um comprimento de 1,10m – 1,30m.

Esses roedores são nativos da América do Sul e são parentes dos porquinhos da índia. Você pode encontrar as capivaras sempre próximas às lagoas e elas quase sempre usam seu tempo livre nadando pela água.

Incrível, não é mesmo? E você, o que achou dessas espécies? Elas são assustadoras para você? Conte pra gente nos comentários!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.